EDIFICANDO O LAR ...

A edificação de um lar é tão importante que está escrito: Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula... (Hebreus 13:4).

Quando no princípio, DEUS começou SUA criação, o registro escrito detalha SUA intenção que o casamento suprisse as necessidades emocionais dos cônjuges: Está escrito: Disse mais o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só: Far–lhe–ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gênesis 2:18).

Observemos que DEUS não usou um osso do pé pra que a esposa fosse pisada pelo esposo; Muito menos usou um osso da cabeça pra que a mulher mandasse no homem. Usou uma costela – Para que andassem lado a lado.

Sabemos que uma costela, em termos de anatomia (conforme o Aurélio), é cada um dos 24 ossos que, em 12 pares, se estendem das vértebras torácicas à linha média do tronco, formando a maior parte da caixa torácica – Onde estão localizados órgãos como o coração e os pulmões, essenciais à vida dos vertebrados.

Numa analogia básica, podemos dizer que o cônjuge é tão essencial à vida do homem, o quanto a família (constituída segundo o padrão divino) é essencial à vida da sociedade.

Quando se analisa minuciosamente, os problemas do ser humano atual, é possível perceber que, sua origem se resume à insatisfação, desobediência, falta de significado. O homem e a Mulher buscam alcançar a meta de se bastarem sozinhos ou cada um por si. Está escrito: O solitário busca o seu próprio interesse e insurge–se contra a verdadeira sabedoria (Provérbios 18:1). Se também está escrito: O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Provérbios 1:8); fica fácil compreender porque a existência foi transformada numa verdadeira loucura.

Considerando que, antes de criar o ser humano, disse DEUS: Não é bom que o homem esteja só: Far–lhe–ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gênesis 2:18). O que falta em um o outro supre e vice–versa. Portanto, quando busca a felicidade fora do lar, achando que o amor acabou, na verdade, é possível compreender que o ser humano faz uma grande confusão sobre o que significa ser feliz...

Portanto, o segredo da verdadeira felicidade é saber que o casamento deve cumprir o propósito original, honrando o CRIADOR; Onde os cônjuges, conscientes da responsabilidade dirão como o salmista: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham o que a edificam; Se o SENHOR não guardar a cidade em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; Aos SEUS amados ELE o dá enquanto dormem (Salmos 127:1-2).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/12/2009
Reeditado em 18/12/2009
Código do texto: T1983982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.