BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES
 
Antoni BigCuore*
 

 
Este comentário não é de minha autoria, mas apresento-o como bela contribuição à nossa reflexão cristã.
 
 
 
Evangelho: Lucas (Lc 1, 39-47)
 
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
 
 
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse: "A minha alma engrandece ao Senhor 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador". Palavra de Salvação!.
 
 
                                  Comentário o Evangelho
 
Bendita porque acreditou
 
 
Em poucas palavras, Isabel descortinou a identidade de Maria, revelando-lhe a sua verdade, que passava despercebida por causa de seu humilde escondimento. 
 
As palavras de Isabel: "Tu és Bendita entre as mulheres" apontavam para Maria enquanto predileta de Deus. Ela foi a escolhida para colaborar, de maneira decisiva, no projeto divino de salvação da humanidade. E se tornou colaboradora de Deus, nesta obra admirável. Sua generosa disponibilidade e capacidade de colocar-se nas mãos de Deus revelam como a graça divina foi acolhida por ela, e agia em seu coração. 
 
"Mãe do meu Senhor" é como Isabel define quem traz no ventre um fruto bendito. A maternidade divina possibilitou a Maria entrar numa relação totalmente íntima com a divindade, na pessoa do Filho de Deus. Descortina-se, aqui, o dado fundamental de sua identidade, donde tudo mais adquire sentido.
 
Isabel atribui a Maria também a bem-aventurança da fé: "Bendita a que acreditou no cumprimento da palavra do Senhor". Este aspecto da identidade de Maria revela seu enraizamento na vida do povo cuja fé e esperança partilha. Maria coloca a sua fé no Deus de Israel, cuja benevolência permeia toda a História. Num Deus que sempre se mostrou fiel, vale a pena confiar. Foi isto que Maria sempre fez! [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas]
============================================
(*)autor é escritor em sp.sp. ACesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(sp.12.12.2009,sábado, às 12,39 hrs.)
=============================================