voto
POR QUE OS “PASTORES” LEVAM AS OVALHAS DE CRISTO A FAZEREM VOTOS EM DINHEIRO HOJE EM DIA?
O primeiro voto feito por um homem na bíblia, isso antes da lei foi Jacó (Gênesis cap. 28: 10-22).
Ele por sua ignorância espiritual, prometeu de tudo que Deus, desse a ele, iria retribuir com o dízimo. É bom lembrar que o Senhor, não pediu nada, voluntariamente Jacó fez um voto.
O próprio Jacó, na sua jornada fez um juramento precipitado (que a mesma coisa de voto), ao seu tio Labão, que poderia custar a vida de Raquel (Gênesis cap. 31: 22-35).
VOTO NAZIREU
Em (Número cap. 21: 1-3), Israel foi surpreendido pelos Cananeus tendo alguns Israelitas levados por prisioneiros.
Então o povo fez um voto ao Senhor cumprindo totalmente depois. Eles não ofereceram dinheiro, como alguns fazem hoje em dia querendo comprar a Deus.
VOTOS ORDENADOS POR YAWEH NA LEI
Votos ou juramentos eram algo levado a sério por Deus (Número cap. 30: 1-16). No caso da mulher, ela dependia do seu pai na sua mocidade (vv. 4-5), e se ela tivesse marido dependeria dele (vv.6-16).
VAMOS EXAMINAR OUTRAS PASSAGENS DA SAGRADA ESCRITURA FALANDO SOBRE VOTO
Deuteronômio cap. 23: 21-23 O Senhor, claramente exige cumprimento, porém exorta o povo para que não vote.
Levítico cap. 27: 1-7 Nesta passagem, podemos observar que se fazia votos de pessoas, como foi o caso de Ana (1 Samuel cap. 1.11), e Jefté, na volta da batalha para a sua casa, quando tinha feito um voto ao Senhor, que o primeiro que saísse na porta, ele entregaria a Deus (Juízes cap. 10:6-11:30-40)
Josué cap. 9: 1-27 Aqui os Israelitas, ao fazerem um voto com os Gibeonitas (v.15), não consultaram ao Senhor (v.14), foram enganados, mas não poderam voltar atrás por causa da lei (Levítico cap. 5:4).
Hoje, vemos em algumas congregações, mesmo depois que o Senhor Jesus cumpriu a lei, vemos os pastores erradamente levarem as ovelhas a fazerem votos, visto que o Senhor ordenou que não fizesse mais (Mateus cap. 5: 33-37), sendo reforçado pelo Apóstolo (Tiago cap. 5:12). Tudo isso acontece hoje em dia por causa da avareza desses homens que fazem negócios com a palavra de Deus (2 Pedro cap. 2: 1-3).
Jó cap. 22:27; Salmos cap. 50:14;76:11 Alguns usam estas passagens para pressionarem as pobres ovelhas de Cristo, a cumprir o que eles colocaram no coração delas, porque se fossem as próprias ovelhas, eles (pastores) nem saberiam, só Deus.
Provérbios cap. 20:25 Aqui o Senhor nos exorta a pensar, refletir antes de fazer uma promessa a Deus, é melhor não fazer nada (Eclesiastes cap. 5: 4-6).
Como já vimos, onde está o dinheiro em votos meus amados pastores, pregadores e irmãos. Aqueles que querem desobedecer ao Senhor e Salvador Jesus, se apegam também nas passagens em atos onde Paulo cumpriu um voto (cap. 18.18) e (cap. 21: 17-26) onde ele aceitou aquele ritual para ganhar alguns. Confira: (1 Coríntios cap. 9: 19-23), mais não foi dinheiro, portanto voltem para Deus, imediatamente amados em nome de Jesus e deixem de enganar as pessoas, meditem em (Ezequiel cap. 34: 1-4).
QUE DEUS EM CRISTO NOS ABENÇÕE ATALAIA: WILSON SILVA