RESPOSTA A UM LEITOR ATEU

Antoni BigCuore*

 
Recebi do leitor “Kle”, em 06.12.2009, às 10,34 hrs, o seguinte comentário sobre a frase “A Religião Segundo Platão”, que coloquei em minha coluna no Recanto das Letras, ao qual respondo, logo abaixo de seu mail e o texto a que ele se refere.
====================================================
Comentários

“06/12/2009 10h34 - Kle
Discordo totalmente disso. Então está querendo dizer que os ateus estariam de fora da sociedade? O espaço para comentar aqui é pequeno, entao tentarei ser breve. Na Idade Média, onde a maldita religião cristã prevaleceu, existia um mundo de medo, morte e tortura. Isso pra você é uma sociedade justa? Foi o momento em que a religião mais transpareceu. Eu, sendo ateu, te garanto que não preciso de religiao pra saber que matar e roubar é algo ruim. Mas se você precisa de uma religião pra saber que isso é ruim, então precisa refletir sobre seus conceitos. Solidariedade. Vemos bastante isso quando vemos pastores sendo preso, roubando dinheiro do povo em troca de algo que ninguém JAMAIS confirmou (E te garanto isso, até hoje ninguém confirmou a existencia de deus algum); ou também, quando vemos padres pedófilos e o Vaticano tenta esconder. Sim, religião é algo muito bom mesmo! Ela nos mostra que ser ateu e com valores bem construídos é a melhor coisa. Afinal, nós nao matamos animais apenas para oferecer a um deus que adora destruir a humanidade!”
=============================================
 
 
Abaixo, o texto que publiquei no Recanto.
 
A RELIGIÃO SEGUNDO PLATÃO
“Aquele que despreza a religião, suprime os alicerces da sociedade humana” (Platão)
Comentário de A.BigCuore – De fato, a religião (do latim re-ligare) se constitui na reconciliação do homem com Deus, após o pecado original. Ela é fundamental numa sociedade, pois ela semeia os verdadeiros valores de uma sociedade justa, ética, e solidária.
=====================================================
Em primeiro lugar, Platão, o grande filósofo ateniense, disse esta frase há milhares de anos antes de Cristo, portanto, num contexto bem diferente de hoje.
 
O meu comentário por outro lado, não diz que os ateus não tem valores e que são excluídos!
A idade média não está em discussão e muito menos os padres pedófilos ou pastores corruptos!.
 
Toda religião prega o amor a Deus e ao próximo. Em tese, todas são boas, preconizam os verdadeiros valores da família e da sociedade.
Existem maus padres, maus pastores, maus militares, maus policiais, maus funcionários públicos, etc. No entanto, isto NÃO EXCLUI o valor da instituição a que pertencem!!!.
 
Eu também não preciso de religião para saber discernir o certo do errado. Eu tenho a minha primeira religião que é a CONSCIÊNCIA!
Esta nos acusa cada vez que fazemos algo de errado. Esta é a primeira religião do ser humano!
 
Na Idade Média infelizmente, Estado e Religião se confundiam. Os poderosos da época, USAVAM a religião para tirar partido e manter os seus interesses espúrios!.
Era a mentalidade dos homens que a dirigiam na época. Tudo tem que ser visto e analisado dentro do CONTEXTO SOCIAL, da época.
 
Inclusive, o Papa João Paulo II, já pediu desculpas à sociedade internacional, pelos erros cometidos pela igreja católica, na idade média. Portanto, assunto encerrado!. Como diz o poeta, Edgard Alan Poe: “Errar é humano. Perdoar é Divino”.
 
É imperativo também que você saiba discernir a Igreja, enquanto CORPO MÍSTICO DE CRISTO, que é perfeita, límpida; e a igreja hierárquica, composto por homens sujeitos a erros e imperfeições.
A da idade média, era a humana!, portanto, sujeita a erros!.
Portanto, meu amigo, Você tem livre arbítrio. Use-o como você achar melhor, mas respeite as OPINIÕES CONTRÁRIAS!. Isto é democracia!
Abraço e seja feliz como queira!
=============================================
(*)autor é Escritor, cantor e compositor em SP.sp. Acesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp. 08.12.2009, 3ª.feira, às 8,48 hrs.)
=============================================