O PÃO QUE SACIA O ESPÍRITO


ANTONI BIGCUORE*




 Evangelho: Mateus (Mt 15, 29-37) Jesus cura muitos e multiplica os pães
 

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galiléia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes.
 
Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: "Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho". [ 33Os discípulos disseram: "Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?"


34Jesus perguntou: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete, e alguns peixinhos". 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Palavra de Salvação. Glória a Vós Senhor! Contexto: A subida para Jerusalém. Leituras paralelas: Mt 11, 25-27; 23, 34-40. O evangelho de hoje é sempre válido para a terça-feira da 1ª Semana do Advento
=================================================================== 

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE – É evidente que o pão material é importante quando a pessoa está com fome. Mas, o mais importante que Jesus quer incutir na mente dos discípulos e do povo, que Ele é o verdadeiro Pão descido do Céu. EU SOU O PÃO DESCIDO DO CEU. QUEM COME DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE!, diz o Mestre.
 

O pão da palavra também é tão ou mais essencial que o pão material. Jesus, neste texto central, quis deixar bem claro a seus discípulos que o mais importante é a PARTILHA, a solidariedade.
 
Ele deixa claro o sentido a real comunidade entre as pessoas; comunidade solidária no amor, na dor e nos momentos também de graças e libertação. É isto!. Bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seu coração, meu irmão e minha irmã!.
===================================================================

(*)Autor é Escritor em SP.sp. Acesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp. 02.12.2009, 4ª.feira, às 12,31 hrs.)
===================================================================