Com o privilégio vem a Responsabilidade

Tema: Com o privilégio vem a responsabilidade

Texto: Tito 1

Idéia Central do Texto: Paulo escreve a Tito para continuar seu discipulado e neste processo ensina-o a discipular outras pessoas. Paulo exorta Tito quanto a sua maneira de agir, quanto a sua responsabilidade como cristão, ensinando-o a organizar e liderar igrejas, treinando homens e mulheres para a liderança.

Tese: O vocacionado ao ministério tem um enorme privilégio, além de ser filho de Deus através de Jesus Cristo, ele é o instrumento escolhido e separado por Deus para proclamar a palavra de Deus e cumpri-la, esta tarefa não é fácil, faz-se necessário, portanto, que estes busquem os conselhos dados por Deus nas suas Escrituras.

Objetivo: Consagração, exortação

Objetivo Específico: Incentivar, exortar a turma do curso Formação Integral, a viver a luz da Palavra de Deus, a ter bem definido seu alvo aqui no seminário, reconhecendo e adorando a Deus através de suas atitudes: tendo uma boa conduta, mantendo-se firme na mensagem bíblica e ensinando tudo que tem aprendido, ou seja, discipulando servos do Senhor, até mesmo àqueles que já foram convocados a obra, mas que porventura pode estar precisando de alguém para encorajá-lo.

Por sermos privilegiados por saber tanto a respeito de Cristo, devemos ser cuidadosos para segui-lo. Ou seja, COM O PRIVILÉGIO VEM A RESPONSABILIDADE.

Por isso lhes pergunto: qual seu objetivo como pastor, missionário? Como um cristão?

Tem sido agradá-lo em todas as coisas?

Não perca o sentido, o motivo, a razão que Deus o trouxe aqui, ou melhor, o motivo pelo qual Deus lhe criou, lhe formou. Motivo pelo qual você existe, assim como Paulo, que em Tito 1.1 diz: (Acompanhem-me quem está com sua bíblia)

“Eu fui escolhido e mandado para ajudar a tornar mais forte a fé que o povo de Deus tem e para fazer com eles conheçam a verdade ensinada pela nossa religião, que se baseia na esperança de recebermos a vida eterna” (Tito 1.1).

Assim seja também o seu alvo de vida, pois a razão de viver, o sentido de a igreja estar aqui na terra é Jesus, é a salvação que Ele pode e quer dar a todo aquele que OUVIR e CRER n’Ele.

Você foi escolhido por Deus. Você foi incumbido de levar a mensagem da cruz, as boas novas, você aceitou a responsabilidade da Grande Comissão. Servir a Deus, honrá-lo é o desejo de um vocacionado ao ministério.

Assim, por saber tanto a respeito de Cristo e mais, por estar aqui e, ter este desafio tão precioso, o de trabalhar pela causa de Cristo

Você tem o privilegio com a:

1°Responsabilidade de ter boa conduta

Você precisa ser dedicado a Deus e disciplinado,

Assim como está escrito nos versículos 7 e 8:

“Convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; MAS DADO A HOSPITALIDADE, AMIGO DO BEM, MODERADO, JUSTO, SANTO, TEMPERANTE”.

Precisa, acima de tudo, ser santo.

Porque em I Pedro 1.14-16 está escrito:

“Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram

ignorantes. Pelo contrário, sejam santos em tudo que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Sejam santos porque eu sou santo”.

De acordo com a palavra de Deus você tem que ser santo! Este não é um pedido, é uma ordem que trás consigo uma implicação: você verá a Deus!

Coloco a santidade em tal hierarquia em relação às outras virtudes expostas neste versículo, pois a buscando você será naturalmente mais amigo do bem, mais moderado, mais justo, mais dado a hospitalidade, mais temperante! Porque você estará separando-se destes pecados como a soberba, cobiça entre outras.

Você tem a força dada por Deus para obedecê-lo, para ser santo, para ter boa conduta, porque você foi escolhido, chamado e está aqui se preparando para obedecê-lo. O Espírito Santo habita em você e por isso:

2° Você tem o privilégio da:

Responsabilidade de manter-se firme na mensagem bíblica

Leiamos a partir do versículo 9, que diz assim:

“... retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância”.

Este quadro encaixa-se perfeitamente na nossa realidade, na maneira que o cristianismo tem sido pregado e vivido.

Por ganância, e por não manejar bem a palavra da verdade, muitos pregadores contradizem, são hereges, de uma maneira astuta e muito sutil muitos tem se desviado da sã doutrina, tem se enganado com pregações que não provém de Deus.

Irmãos,

Muito me preocupa esta nossa responsabilidade de saber interpretar corretamente as Escrituras, a hermenêutica parece-me muito livre, existem vários métodos hermenêuticos, você apenas tem que ser fiel na linha que escolher, preocupa-me muito o real significado de protestantismo, onde cada indivíduo possui a total liberdade de criar a sua própria teologia;

Creio, porém, que existe uma verdade absoluta, Jesus Cristo é esta verdade, pois disse:

“Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida”.

Encontramos sentido de existir em Jesus Cristo, pois Ele é a vida, o caminho que você deve trilhar é ao seu lado, pois Ele é o caminho! E caminhando com Jesus sinto-me mais segura em manejar bem a palavra da verdade,

Relacionar-se com irmãos que compartilhem da mesma fé, da mesma visão, tendo o mesmo pensamento, tendo algo em comum, o Espírito Santo, este é enorme privilégio e:

3° Você tem o privilégio da:

Responsabilidade de discipular;

Paulo reconheceu a necessidade de uma pessoa em Creta para edificar, encorajar, ensinar, enfim, DISCIPULAR a igreja, e por isso escreveu esta carta a Tito, sendo esta carta parte de seu treinamento para liderar as igrejas após a sua partida.

Paulo exortou Tito e também Timóteo a centrarem suas vidas e sua pregação na palavra de Deus:

II Timóteo 3.16-17:

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”.

Novamente enfatizo a necessidade de ler a Bíblia para fazer discípulos, como em II Timóteo 2.1-2:

“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos PARA TAMBÉM ENSINAREM OS OUTROS”.

Desta mesma maneira no versículo 5:

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei”.

De modo que seus liderados também sejam lideres e discipuladores.

Ensine essas coisas e use toda a sua autoridade para animar e também para repreender seus ouvintes.

CONCLUSÃO

Ou seja, separando-se deste mundo, buscando a santidade a sua conduta será irrepreensível, você terá uma boa conduta, você agradará a Deus e o verá!

Cuide de seu relacionamento íntimo com Deus, para que de fato consiga ser santo, separar-se não é só sair de onde habita o pecado.

Para que realmente o pecado seja extinto de sua vida, é necessário que você preencha este vazio do Santo Espírito de Deus! Na realidade, somente com Jesus que o verdadeiro você conseguirá ter uma vida santa, que o agrade, sem pecados, pois Ele é o nosso padrão de conduta. Você deve imitá-lo,

E assim cumprirá com a sua responsabilidade, se manterá firme na mensagem bíblica. Para encerrar digo que você tem a responsabilidade de anunciar a palavra verdadeira ao seu próximo, ou seja, é necessário o relacionamento com o próximo, transmitir e viver o verdadeiro evangelho, a real mensagem, a verdade absoluta tão questionada.

Você precisa se dispor todos os dias a discipular, a ser usado por Deus, estas responsabilidades são um enorme privilégio!

Priscila Guerra Prado
Enviado por Priscila Guerra Prado em 02/12/2009
Código do texto: T1955461