Confiança- Princípio de um relacionamento com o Divino
Tema: Confiar em Deus
Texto: Salmos 46
Idéia Central do Texto: Existem estudos que dizem que este salmo foi escrito na época que o exército assírio cercou e invadiu Jerusalém, assim, o salmista faz um convite às pessoas continuarem confiando em Deus, não importa as circunstâncias.
Tese: Confiar em Deus é um princípio básico do cristianismo e nos faz viver plenamente.
Objetivo: consagração.
Objetivo Específico: Encorajar meus colegas (e a mim mesma) a confiar mais em Deus, a perseverar neste processo de crescimento que pode ser doloroso pelas diversas e difíceis circunstâncias. Esboço:
Introdução
Confiar em Deus é ir contra a maré, é ser diferente, ser contra a natureza humana. Somos ansiosos por natureza, nos preocupamos quanto ao futuro quase que constantemente, mas Deus sempre diz: Descanse em Mim, Confie em Mim.
Frase de Transição
1) Confie em Deus pelo que Ele é (v.1)
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Aqui o salmista dá o seu testemunho pessoal de quem é Deus, assim diz que Deus é:
• Refúgio: Assim como uma árvore num sol escaldante, como uma casa em meio a tempestade, assim como um muro de proteção em meio a uma guerra. O salmista tinha convicção, certeza de que podia confiar em Deus, e você também pode se achegar a Ele sempre.
• Força: Ele quem a tudo criou. E novamente, lugar de fortaleza, lugar que você pode refugiar-se quando vierem as dificuldades, porque:
• Socorro: Ele nos socorre, ele vai te socorrer!
Em isaías 30.18: (...) O SENHOR CONTINUA ESPERANDO PORQUE ELE QUER SER BONDOSO E TER COMPAIXÃO DE VOCÊS; (...) QUANDO VOCÊS CLAMAREM PEDINDO SOCORRO, O SENHOR DEUS FICARÁ COM PENA DE VOCÊS; ELE OS OUVIRÁ E ATENDERÁ.
• Está presente/ conosco: Ainda em Isaías v.20b NÃO SE ESCONDERÁ DE VOCÊS. ELE É SEU MESTRE, E VOCÊS O ENCONTRARÃO QUANDO QUISEREM. Enviou Jesus Cristo e assim esteve conosco, e mais, hoje você tem o Santo
Espírito que habitando em seu coração nunca te deixa.
• Amoroso: Todas estas características provam o amor de Deus para com os seus filhos. E hoje você sabe que DEUS É AMOR. Sendo que o amor lança fora todo o medo, não é preciso assim, ter medo, por amis terrível que pense estar.
Cinco características suficientes para você basear a sua fé e confiar em Deus. Foi assim que agiu o salmista, pois existem estudos que dizem que este salmo foi escrito na época que o exército assírio cercou e invadiu Jerusalém fazendo um convite às pessoas continuarem confiando em Deus, não importa as circunstâncias.
2) Confie em Deus independente das circunstâncias (v. 2 e 3)
Pelo que não teremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Mudança traz desconforto, assusta, incomoda. Você precisa se adaptar ao novo, e leva um tempo para se acostumar. E o ser humano precisa de segurança. A terra é algo palpável, é material e quando o que é abstrato muda já assusta, muito mais o concreto, entretanto, mesmo assim está escrito neste salmo:
NÃO TEREMOS MEDO, por isso eu digo: Não Tenha Medo!
Por saber que Deus é, por conhecê-lo, por ter uma experiência pessoal com Ele você pode Confiar mais em Deus e Nele descansar.
Imagine só TERRA ABALADA= TERREMOTO=TERRA SE MUDE
E TSUNAMIS=MONTANHAS CAIAM/ SE TRANSPORTE PARA O MEIO DOS MARES
ÁGUAS RUJEM E SE PERTUBEM= MARES SE AGITEM E RUJEM
MONTES TREMAM VIOLENTAMENTE=ENCONTRO DE PLACAS TECTÔNICAS.
AINDA ASSIM, NÃO TEREMOS MEDO, CONFIAREMOS EM DEUS!
Conclusão
Confiar em Deus é um princípio básico descrito na Bíblia, estas características também são básicas sobre quem é Deus, várias passagens, em contextos mais distintos descrevem o emsmo Deus. O mesmo Deus que hoje contigo está! Portanto, só nos resta confiar!
Realizada no primeiro dia de dezembro de 2009, NO MEU SEGUNDO PERÍODO e finalzinho de semestre- loucura!