ISAÍAS PROFETIZA A VINDA DO MESSIAS


Estamos na primeira semana do Advento, que significa, vinda, chegada do Messias. É a preparação para o renascimento de Jesus, no coração dos homens e mulheres de boa vontade.
Reflitamos, pois, nos textos de hoje.


Leitura: Isaias (Is 11, 1-10)

O Messias que vem para implantar nova realidade


Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer.

Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade.

6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. Palavra do Senhor!
===================================================================

COMENTÁRIO ANTONI BIGCUORE – Vários profetas do Antigo Testamento, profetizaram a vinda do Messias. O mais expressivo, foi sem dúvida, o Profeta Isaías, filho de Amós.

Nota-se, claramente, no texto supra que ele fala do Messias, que nascerá do tronco de Jésse.

Deus Pai, concebeu seu projeto com perfeição!. Jesus vem como um Deus humilde, simples, para implantar a justiça do Reino de Deus, na terra. Mas infelizmente, Ele foi mal interpretado pelos poderosos, a elite farisaica de então, que não O aceitava como Rei, e muito menos, filho de Deus!.

Os judeus esperavam um Messias guerreiro, poderoso, RICO, que pudesse libertar Israel do império estrangeiro.

Observemos abaixo, o Salmo da liturgia de hoje, 71/72, que está em perfeita harmonia com a profecia de Isaías. Reflitamos:

“Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Libertarão, indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!”

Isaías fala de um tempo aparentemente utópico, quando diz que “o lobo e o cordeiro viverão juntos”.

Nós seres humanos, somos dotados de razão e liberdade. Temos, portanto, a livre escolha!.

O dom mais maravilhoso que Deus nos deu, foi o da liberdade, da livre escolha.
Alguém poderia objetar, mas isto é uma UTOPIA nos dias de hoje!?
É e não é, eis a questão!. Só depende de nós!. Se nós individualmente formos praticantes da Justiça, do amor, tudo será diferente. O todo depende das partes.

SE cada cidadão cumprir FIELMENTE os seus deveres, a sociedade será uma beleza. Funcionará com justiça, paz e muita solidariedade.
Tudo vai depender de nosso caráter, de nossos valores.

Pergunto: onde está o seu coração? Quais são os seus valores? Que eu posso fazer para melhorar a vida em sociedade?

Neste Natal, reflitamos muito sobre isto!. É o momento ideal!
Bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seu coração!
===================================================================
(*)autor é escritor em SP.sp. Acesse sua pagina na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 01.12.2009, 3ª.f, às 9,53 hrs.)
===================================================================