JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS

JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS

ANTONI BIGCUORE*

Jesus escolhe Pedro e André, pescadores, para se transformarem em pescadores de almas!

Nota-se que, no critério de Jesus, o que predominava era o coração e não tanto a cultura, mesmo porque, naquele tempo, era privilégio de poucos.

Reflitamos,pois, o que o Mestre tem a nos dizer e procuremos imitar os seus discípulos.(A.B.C.)

====================================================

Evangelho: Mateus (Mt 4, 18-22)

“Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.” Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho

Companheiros na missão

O chamado de Jesus deu uma guinada vida de um grupo de pescadores do Mar da Galiléia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles pescadores de homens. O seguimento exigia várias rupturas. A mais imediata consistiu em "deixar as redes e o barco", seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda diz respeito ao mundo familiar: os filhos "deixam o seu pai". Como conseqüência, devem deixar sua terra e suas tradições para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.

A metáfora da pescaria sublinha aspectos importantes do exercício da missão. Enquanto pescadores de homens, deverão ser pacientes e perseverantes, quando os resultado do trabalho não corresponder ao esforço empregado. Deverão enfrentar, sem medo, as tempestades e as adversidades, quando no horizonte da missão despontar perseguição e morte. Deverão estar sempre dispostos para o trabalho, alimentados por uma forte dose de otimismo e de alegria. Sobretudo, deverão ser movidos pela esperança de, apesar das adversidades, ver seu trabalho reconhecido pelo Pai.

A decisão de deixar tudo associava, definitivamente, os discípulos ao Mestre Jesus. Como o Mestre, estariam a serviço da implantação do Reino de Deus na história, esperando contemplar a vitória do bem, da verdade, da justiça, do perdão, da igualdade e do respeito por todos, sem distinção. Este foi o projeto de vida levado a cabo por Jesus, embora sua caminhada se concluísse com a morte de cruz. Por esse caminho, seguem também seus companheiros. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]

====================================================

(*)Antoni BigCuore é escritor,cantor e compositor em SP.sp. Conheça seu blog na net, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (mais de 1.000 textos,de boa qualidade, à sua disposição. Crônicas bíblicas, de auto ajuda, frases, pensamentos, poesias,vida saudável e letras de músicas.Confira!(texto em 30.11.2009, 2a.f.,às 12,00 hrs.)

====================================================