MULTIPLIQUE OS SEUS TALENTOS


ANTONI BIGCUORE*


Evangelho: Lucas (Lc 19, 11-28)

11Tendo eles ouvido isto, Jesus acrescentou uma parábola. É que estava próximo de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus logo ia manifestar-se. 12Disse ele: "Um homem nobre partiu para um país distante a fim de receber a dignidade de rei e voltar. 13Chamando dez de seus escravos, entregou a cada um mil moedas de prata e recomendou-lhes: Negociai enquanto estou de viagem. 14Os seus concidadãos, porém, o odiavam e enviaram uma comissão atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que este homem venha a reinar sobre nós.

15Aconteceu que, depois de receber o reino, o homem voltou e mandou chamar os escravos, a quem tinha confiado o dinheiro, para saber o que cada um havia lucrado. 16Apresentou-se o primeiro, dizendo: Senhor, as mil moedas renderam dez vezes mais!’ 17Disse-lhe ele: Muito bem, escravo bom, já que foste fiel no pouco, recebe o governo de dez cidades. 18Chegou o segundo e disse: Senhor, as mil moedas renderam cinco vezes mais!’



19Disse também a este: Recebe também tu o governo de cinco cidades. 20Chegou o outro, dizendo: Senhor, aqui estão as mil moedas que guardei num pano. 21É que eu tinha medo de ti, porque és um homem severo e queres exigir o que não deste e colher onde não semeaste. 22Respondeu-lhe ele: Por tuas próprias palavras eu te condeno, escravo mau. Não sabias que sou homem severo, exijo o que não dei e colho onde não semeei? 23Por que não depositaste o meu dinheiro num banco? Assim, ao regressar, eu o receberia com juros.

24Disse então aos presentes: Tirai dele as mil moedas e dai ao que tem dez mil´. 25Disseram-lhe: Senhor, ele já possui dez mil moedas!’ 26O Senhor respondeu-lhes: Digo-vos que a quem tem, será dado, e a quem não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. 27Quanto a estes meus inimigos, que não quiseram que reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença’". 28Depois de assim falar, Jesus seguiu adiante, subindo para Jerusalém. Palavra da Salvação!
=================================================================


COMENTÁRIO DE A.BIGCUORE. Deus dotou todo ser humano de talentos. Entendo que a presente parábola, se refere mais ao aspecto espiritual. Mas, acho que Jesus quis dizer em todos os aspectos.

Multiplicar os nossos talentos espirituais, intelectuais, sociais etc.
Progredir materialmente também, sem se deixar escravizar pelos bens deste mundo, os quais são transitórios.

O que fica para testamento junto ao Tribunal de Deus, são as boas sementes que semeamos durante toda a nossa vida.
Se praticamos a caridade. Se usamos de misericórdia com os mais fracos. Se demos de comer a quem estava com fome. Se demos de beber a quem estava com sede. Se visitamos os enfermos, incutindo-lhes bom ânimo! Etc.

Nesta correria maluca da vida moderna, nos esquecemos de fazer o bem. Esquecemo-nos dos verdadeiros valores: o amor, a caridade, a fraternidade e a solidariedade!

Estes são valores perenes!!! Pensemos neles,pois!
Santo dia a todos! Bênçãos de saúde, paz e muita alegria em seu coração!
=================================================================
(*)autor é EScritor em sp.sp. Acesse: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (sp.sp. 18.11.2009, 4a.feira, às 10,59 hrs.)
=================================================================