Quase Salvo...
Texto Básico: Is 55.6 – 11
Introdução:
Certa vez, as águas iam deslizando calmas e serenas em direção a uma enorme cascata. De repente, uma águia gigantesca desceu imponente e poderosa cravando suas afiadíssimas garras sobre o corpo de um bezerro morto que ia sendo levado, correnteza abaixo.
Aquele gigante alado devorava sua presa, sem qualquer preocupação com o perigo que se aproximava, talvez confiada na força brutal de suas asas e na destreza de seu vôo, e por isso, manteve-se acomodada sobre o seu banquete.
Mas, de repente, a rainha do espaço caiu no precipício, descendo vertiginosamente, engolfada pela força da água, sucumbiu esmagada implacável e inapelavelmente sem poder reagir.
Poderia ter alçado vôo antes da queda; sim! Poderia ter evitado aquela tragédia... Mas, morreu porque deixou para depois. Morreu porque não agiu no tempo certo.
Esteve quase salva, porém fatalmente perdida!
Existe um apelo de urgência, que é necessário responder! Afinal, hoje É mais tarde do que podemos imaginar!
O texto que lemos nos fala da necessidade que o homem tem de se voltar para Deus, invocando-O e buscando-O, para desta forma encontrarmos o perdão.
Certo pensador disse um dia: Aqueles que nunca pensaram no céu, vão se lembrar dele no primeiro minuto de inferno...
Só que, então, já será tarde demais!
A Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, é a Verdade!
Os ensinamentos existentes na Palavra de Deus nos mostram que:
I) – É URGENTE BUSCAR (6)
Deus utiliza-se do profeta Isaías para descrever a Sua maravilhosa Graça, que é oferecida gratuitamente a todos – (55.1) “...Vinde , comprai, SEM DINHEIRO e SEM PREÇO...”. Não fizemos nada que nos dê o mérito de receber! É a GRAÇA DE DEUS!
Mas, algo curioso nos chama a atenção no capítulo 55 de Isaías: nos versículos 1-3 e depois no versículo 6: o tempo dos verbos se encontra no Imperativo Afirmativo: Vinde, comprai, comei, ouvi-me, inclinai, buscai, invocai...
Existem duas formas de flexionar o Imperativo afirmativo:
a) IMPERATIVO CATEGÓRICO – Expressa uma ordem que deve ser cumprida sem condição. ex.: “Não matarás!”
b) IMPERATIVO HIPOTÉTICO – Expressa uma ordem que está subordinada a uma condição de um fim determinado. Ex.: “Estuda, se quiseres ser aprovado!”
Especificamente no V. 6, o verbo está flexionado como imperativo hipotético, ou seja:
=> Buscai ... enquanto...
=> Invocai-o ... enquanto...
É urgente que busquemos ao Senhor, porque só assim poderemos encontrá-lO: “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas”.
É urgente invocar o nome do Senhor, porque por enquanto Ele está por perto.
II) – É URGENTE MUDAR DE VIDA (7)
O Senhor utilizando-se ainda do profeta Isaías, agora fala da necessidade urgente de ser procedida uma mudança de vida àqueles que ouvem a Sua mensagem:
O tempo dos verbos vão nos chamar à atenção agora neste versículo:
“Deixe o perverso o seu caminho e o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor... e volte-se para o nosso Deus ...”
Aqui os verbos se encontram no Presente do Indicativo que é o tempo verbal que nos faz entender que a necessidade da ação a ser tomada é simultânea ao momento de seu anúncio;
ex.: Entre sem bater! Bata antes de entrar!
O Senhor espera que entendamos que é urgente buscá-lo; o Senhor espera ainda que compreendamos que mudar de vida é algo urgente e, como tal, precisa ser feito hoje.
III) – É URGENTE CRER (11)
Neste versículo os verbos vão nos chamar a atenção, porque estão flexionados no Futuro do Presente: “...será, não voltará, fará, prosperará....”
O Futuro do Presente é o tempo verbal que indica uma situação futura certa em relação ao momento de sua anunciação; ex.: “Comerei todo o almoço com satisfação!”
Deus, a fim de fazer-se entender sem que haja quaisquer dúvidas, utiliza-se das palavras do versículo 10, para mostrar que tais coisas não podem voltar atrás após serem desencadeadas:
=> A chuva não volta ao céu, sem primeiro regar a terra, fazê-la fecundar, dar frutos e saciar ao que tem fome.
=> A Sua Palavra não pode voltar vazia; mas, antes, cumpre os Seus desígnios, fazendo conforme Sua vontade, prosperando na minha e na sua vida.
Conclusão:
Não importa a idade... Jovem ou adolescente, novo ou idoso... É urgente crermos que esta palavra é para nós!
O Senhor espera que entendamos que é urgente buscá-lo;
O Senhor espera ainda que compreendamos que mudar de vida é algo urgente e, como tal, precisa ser feito o quanto antes.
Não percamos mais esta oportunidade! Lembremo-nos do perigo de estar quase salvo.
Estar quase salvo é, com certeza, estar irremediavelmente perdido.
Graça e Paz!