O HOMEM E O MUNDO

Há quase dois mil anos atrás, Jesus, o Filho do homem enviado pelo Pai, esteve entre nós e deixou-nos um legado de ensinamentos baseados no amor e na fraternidade. Mas ao longo dos tempos, esses ensinamentos foram transformados em guerras e desentendimentos entre povos e nações. O sentido original de sua doutrina foi esquecido por alguns, mal interpretado por outros e transformado em artigos de comércio e interesse próprio por uma grande maioria.

Prevendo os deslizes do homem o Senhor Jesus prometera enviar um Consolador no sentido de restabelecer toda a verdade e colocar cada coisa no seu devido lugar. O Espírito Santo veio a todo aquele que o busca lembrando-nos do que Ele havia ensinado e acrescentar novas verdades para a época presente.

Disse o Senhor: "E eu rogarei ao Pai e ele lhes dará outro CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e com vocês estará!...”. (João 14: 15-17)

Muitas vezes ouvimos falar sobre o mundo do futebol; o mundo dos artistas; o mundo do cinema; mundo infiel: mundo dos incrédulos: ao mundo íntimo que expressa nossos sentimentos e emoções. Mas este não é o mundo de Deus. Não é este mundo que o Senhor faz referências. Quando assim nos expressamos, estamos querendo mostrar um conjunto de idéias que se assemelham, formando um mundo restrito. Quando pronunciamos “mundo cão”, por exemplo, dá a idéia de um mundo em que o homem é lobo do próprio homem.

Na linguagem trazida por Jesus, o mundo é traduzido pelos prazeres que os bens materiais proporcionam ao homem. O Senhor Jesus coloca os cristãos na mesma situação em que esteve, quando da sua passagem nesta Terra. Eles não são do mundo e, contudo, eles estão no mundo e Jesus não pede a seu Pai que os tire do mundo, mas apenas que os guarde.

Textos Bíblicos nos revelam muitos ensinamentos, entre os quais, que os seguidores de Jesus encontrariam muitas dissensões, incompreensões e perseguições por causa do Seu nome.

O Senhor acrescentou muitas vezes: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra..” e nos instruiu:

• Ninguém acende uma lâmpada para pô-la atrás do armário, mas para pô-la no candelabro, a fim de que todos a vejam.

• Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.

• Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.

• Amar ao próximo como a si mesmo.

• Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

• Amai os vossos inimigos; bendizei os que vos maldizem; fazei bem aos que vos odeiam; orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Que vantagem há em amardes os que vos amam?

• Ao que pleitear contigo e quiser o teu vestido, larga-lhe também a capa.

• Se alguém vos bate na face direita, apresentai-lhe também a outra.

• Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita.

• Honrai o vosso pai e a vossa mãe.

• Não se pode servir a dois Deus ao mesmo instante;

• Não vim trazer a paz, mas a divisão.

Milhares de pessoas que conseguiram ler pouco mais que meia dúzia de versículos Bíblicos, que ainda não O viram e seguem desviadas na ignorância e na indiferença, aspiram ao título de filhos do Senhor, mas ainda não passam de uma folhagem promissora. Por outro lado, muitos já aprendizes desanimaram e desistiram de seguí-lo.

Mesmo assim o Senhor não faz diferença entre pessoas. Todo aquele que guarda os seus mandamentos, estes estarão sempre muito próximos do Pai Celeste. “Quando, porém, vier O CONSOLADOR, que eu lhes enviarei da parte do PAI, O ESPÍRITO DA VERDADE, que dele procede, este dará testemunho de mim; e vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio”! (João 15:26)

Ao Pai eterno, todo louvor, toda honra e toda glória.

Que a paz do Senhor Jesus esteja sempre contigo.

((((((Plínio)))))

Redação em 14/10/2009 23:48:55hrs

Julgai todas as coisas, retende o que é bom - I Ts 5:21