ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XVII
ANTIGO TESTAMENTO
LIVROS SAPIENCIAIS 
 
CÂNTICO DOS CÂNTICOS
O título desse livro significa O Mais Belo dos Cânticos e representa uma coleção de poemas. O amor humano foi escolhido como alegoria para representar o amor entre Deus e seus filhos. Ao todo são 8 capítulos de inspiração poética. Vejamos alguns trechos:

CAPÍTULO 1

"Teus amores são mais deliciosos que o vinho, e suave é a fragrância de teus perfumes. (...). Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!"
 
CAPÍTULO 2
"Sou o narciso de Saron, o lírio dos vales. Como o lírio entre os espinhos, assim é minha amiga entre as jovens. Como a macieira entre as árvores da floresta, assim é meu amado entre os jovens".
 
CAPÍTULO 4
"Tu és bela, minha querida, tu és formosa! (...) Teus lábios são como um fio de púrpura, e graciosa é tua boca. (...) Tu me fazes delirar, minha irmã, minha esposa".
 
CAPÍTULO 5
"Eu dormia, mas meu coração velava. Eis a voz do meu amado. (...) Sua boca é cheia de doçura, tudo nele é encanto. Assim é o meu amado".
 
CAPITULO 6
"Eu sou do meu amado e meu amado é meu. (...) Desvia de mim teus olhos, porque eles me fascinam. (...) Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?"
 
CAPÍTULO 8
"O amor é forte como a morte, a paixão é violenta como o cheol. Suas centelhas são centelhas de fogo, uma chama divina. As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o poderiam submergir." 
 
SABEDORIA
Este Livro, como o próprio nome delineia,  é um louvor à sabedoria divina. É rico em conselhos de toda ordem e ressalta a sabedoria de Salomão. O autor quer mostrar que só a sabedoria de Deus é um guia seguro para a nossa vida em todos os seus aspectos. O livro é composto de 19 capítulos. A seguir, algumas citações. 
 
CAPÍTULO 1
"Procurai o Senhor na simplicidade de coração. Porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus. (...) Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à crítica". 
  
CAPÍTULO 3
“As almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará.” 
 
CAPÍTULO 6
“Resplandescente é a Sabedoria, e sua beleza é inalterável: os que a amam, descobrem-na facilmente, os que a procuram encontram-na. Ela antecipa-se aos que a desejam. (...) Deixai-vos, pois, instruir por minhas palavras, e nelas encontrareis grande proveito.” 
 
CAPÍTULO 7
“Supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim. Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada  ao lado da Sabedoria.
 
No Módulo XVIII conheceremos Eclesiástico, o último dos Livros Sapienciais e aí seremos inundados com os Livros Proféticos, dos quais Isaías é o primeiro. 
 

Boa leitura
 
Quarta-feira, 10 de junho de 2009.
 
Iara Mesquita