ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XV - ANTIGO TESTAMENTO
LIVROS SAPIENCIAIS - PROVÉRBIOS

O Livro dos Provérbios é atribuído a Salomão e é repleto de conselhos. Esses conselhos lançados há tanto tempo são sempre atuais porque assim é a Palavra de Deus. Verdadeiramente pautar a vida na Lei do Senhor é o princípio da sabedoria.

 
CAPÍTULO 2
“Ele reserva para os retos a salvação e é um escudo pra os que caminham com integridade”.
 
CAPÍTULO 3
“Oxalá a bondade e a fidelidade não se afastem de ti! Ata-as ao teu pescoço, grava-as em teu coração! Assim obterás graça e reputação aos olhos de Deus e dos homens. Sejam quais forem teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará as tuas sendas (...). Não negue um benefício a quem solicita.”
 
CAPÍTULO 6
Vai, ó preguiçoso, ter com a formiga, observa seu proceder e torna-te sábio. Ela não tem chefe, nem inspetor, nem mestre; prepara no verão sua provisão, apanha no tempo da ceifa sua comida. (...) Seis coisas há que o Senhor odeia, e uma sétima que lhe é uma abominação: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, um coração que maquina projetos perversos, pés pressurosos em correr para o mal, um falso testemunho que profere mentiras e aquele que semeia discórdia entre irmãos.”
 
CAPÍTULO 10
“Não pode faltar o pecado num caudal de palavras, quem modera os lábios é um homem prudente.”

 CAPÍTULO 11
“O que largamente dá, largamente receberá”
 
CAPÍTULO 13
“Quem vigia sua boca guarda sua vida, quem muito abre seus lábios se perde (...). Quem poupa a vara odeia seu filho, quem o ama castiga-o na hora precisa.”
 
CAPÍTULO 15
“Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera.”
 
CAPÍTULO 16
“Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito. (...) mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade.”
 
CAPÍTULO 17
“Aquele que dissimula falta promove amizade, quem as divulga divide amigos. (...). O que mede suas palavras possui a ciência, quem é calmo de espírito é um homem inteligente. Mesmo o insensato passa por sábio quando se cala, por prudente, quando fecha a sua boca.”
 
CAPÍTULO 19
“Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa. (...). Corrige teu filho enquanto há esperança.”
 
CAPÍTULO 29
“Corrige teu filho e ele te dará repouso e será as delícias de tua vida.”
 
No Módulo XVI conheceremos o Livro do Eclesiastes. Será com alegria que exporemos um belíssimo poema desse livro.
 
“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra” (Mt, 5,5)
 
Segunda-feira, 08 de junho de 2009.
 
Até o próximo encontro
 
Iara Mesquita