A ÁGUA NUNCA VAI FALTAR
Matéria destinada ao público evangélico
Escrito em 04/10/2009
O que dizem por aí?
A revista Época (05/11/2007 - 12:11 | Edição nº 478), em reportagem de Renata Leal e Luciana Vicária, apresenta uma foto tirada às margens do Rio Tietê, e afirma que em cinco anos, a cidade de São Paulo, deverá ter um maior consumo de água potável, conseqüentemente, o gasto será maior do que é possibilitado pelos rios e represas da região.
O texto é longo, e como tantos outros mostra a preocupação com a temática:
Foi numa pequena área florestal, uma das últimas nos arredores da cidade de São Paulo, que o consultor Dick Schoenmaker descobriu como a crise mundial de água afetava sua vida. Na ocasião, ele administrava o Centro Artemísia, um espaço dedicado a cursos e terapias alternativas. Há na propriedade um trecho de mata preservada, com barulho de pássaros, insetos e até um ou outro macaco bugio, além do zunzunzum constante da cidade. Um amigo dele, que trabalha na Sabesp, a companhia de abastecimento paulista, mostrou-lhe fotos aéreas da região. Schoenmaker diz que se recorda até hoje das imagens. As fotos exibiam uma das principais represas de São Paulo, de onde saía a água que ele bebia, cercada por favelas e casas. Em apenas alguns trechos das margens da represa ainda havia mata. “Foi aí que eu entendi”, diz. Vendo as fotos dos mananciais espremidos no meio da mancha urbana, ficava evidente a importância de preservar as últimas nascentes. “Se não houver mais floresta, de onde vai brotar a água que alimenta a represa?”
A preocupação de Schoenmaker reflete um problema global. Segundo as projeções mais recentes da ONU, no ritmo de uso e do crescimento populacional, nos próximos 30 anos a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida a 20% do que temos hoje. Cerca de 480 milhões de pessoas são hoje alimentadas com grãos produzidos com extração excessiva dos aqüíferos, segundo a pesquisadora americana Sandra Postel, diretora da ONG Projeto de Políticas Globais para Água e membro do Instituto Worlwatch. “Se decidíssemos, de um dia para o outro, explorar os lençóis freáticos de forma sustentável, a colheita mundial de grãos cairia 8%”, diz ela.
O mundo está descobrindo que a escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Guerras por fontes de energia – como o petróleo – já se tornaram corriqueiras. Neste século, a água está se tornando a questão central por trás dos grandes conflitos no planeta. E isso, embora soe exótico para a maioria dos brasileiros, deveria nos preocupar também. “No Brasil, os conflitos entre usuários de diferentes recursos hídricos estão aumentando”, afirma um novo estudo sobre a crise da água, divulgado dias atrás pela ONU, voltado especificamente para os países da Bacia do Rio da Prata (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia). (1)
Meu irmão, sempre teremos novos temas em discussão no seio da Igreja,em meio século de vida cristã tenho visto várias ondas de assuntos, teológicos ou não, mas que aparentam terror e que de certa forma toma espaços em nossas discussões não somente Igreja, mas também nos seminários, locais de trabalho e laser. Devemos, portanto, ter todo o cuidado para não entrarmos em discussão de assuntos que não dominamos.
Para temas científicos Deus capacitou os doutores, para os espirituais e no universo da fé cristã, Ele deu o Santo Espírito que testifica as verdades divinas. Devemos sempre nos lembrar que a Bíblia não é para ser interpretada ao pé da letra; é em primeiro lugar, um manual de fé e conduta; não podemos fugir desta a esta realidade.
Uma questão básica deve ser considerada: Os cientistas podem estar certos e a água pode até acabar por completo, mas nunca redundará na extinção da espécie humana. Existe uma poderosa promessa de Deus sobre a vida de toda a humanidade.
Então, vai faltar água?
Vou responder com outra pergunta: Água é indispensável à vida Humana?
Se a resposta for sim, então a água não acabará até ao último dia da presença do homem neste Planeta.
Se a resposta for não - pode ser que um dia surja uma forma de viver sem água - então poderá acabar, pois o homem terá descoberto uma nova forma de vida.
O que importa para nós é que Deus já deixou garantida todas as condições de vida humana na Terra desde que a destruiu por água.
"E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão" (Gn 8. 21,22).
Ah! Por falar em Bíblia...
O que dizem na versão pastoral da Paulus: "A Bíblia é um conjunto de livros que revelam a vida de Deus presente na história dos homens" (2)
________________
(1) http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78102-5990-478,00.html, copiado em 04/10/2009, às 11h 45min.
(2) http://www.paulus.com.br/BP/_P4.HTM