HOJE DIA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA

SANTOS ANJOS DA GUARDA

NOTA DE ANTONI BIGCUORE.

Transcrevo abaixo, lindo texto de comemoração ao Santos Anjos da Guarda, cujo aniversário comemoramos hoje, 02 de Outubro de 2.009.

====================================================

A liturgia, hoje, comemora a festa dos Santos Anjos da Guarda ou Custódios. A Igreja, em sua piedade, sempre acreditou na existência não só de anjos em geral, dos quais nos falam repetidamente as páginas da Sagrada Escritura, mas também de anjos destinados a guardar e proteger os homens na caminhada terrena.

A palavra anjo significa "enviado", mensageiro, divino. Às vezes são chamados na Bíblia filhos de Deus porque formam a corte celeste.

Já no Antigo Testamento os anjos aparecem, repetidas vezes, como manifestações ou intervenções de Deus na história do povo eleito. Eles são os portadores de mensagens divinas, e participam de perto na história do povo de Israel, a fim de que seja fiel à missão que Deus lhe confia.

No Novo Testamento o papel dos anjos é mais claro. Os anjos anunciam o nascimento de Cristo e acompanham a vida toda do Divino Mestre. Aparecem por ocasião de sua paixão e morte e são testemunhas de sua Ressurreição. Igualmente nos Atos dos Apóstolos é bem evidente a intervenção dos anjos que vai marcando os primeiros passos da Igreja. Eles tomam parte ativa nos progressos do Evangelho, manifestando assim que a comunidade eclesial se liga intimamente ao ministério de Cristo.

O apóstolo São Paulo dá testemunho disso quando escreve: "Não são todos os anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14).

Afinal, a Bíblia está repleta de notícias sobre os anjos. Mas quais as principais referências relativas ac anjo da guarda? Tem fundamento a crença da Igreja que cada homem tem um anjo protetor?

O Salmo 90, que se refere ao futuro Messias, fala explicitamente que Deus mandou seus anjos guardar o Messias: "Em todos os seus passos, eles o sustentarão em suas mãos para que não tropece em alguma pedra".

Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo; se, portanto, sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, muito mais devemos ser nós, seus membros, tão frágeis.

Jesus, certa vez, falando das crianças que propunha como modelos de inocência, de simplicidade e docilidade, teve palavras fortes contra os possíveis escandalizadores das crianças e acrescentou: "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos! Porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está no céu" (Mt 18,10).

Temos outro detalhe importante nos Atos dos Apóstolos: quando São Pedro, libertado da cadeia, por intervenção de um anjo, se dirigia à noite à casa do amigo Marcos, bateu à porta, mas de dentro não se atreviam a abrir, embora reconhecendo que fosse sua voz, pois diziam: "E seu anjo". Esta frase traduz uma convicção dos primeiros cristãos relativa à existência de um anjo que acompanha cada um de nós. Esta, de fato, é a crença universal e pacífica da Igreja em todos os tempos. [O SANTO DO DIA, Dom Servilio Conti, ©Vozes, 1997]

====================================================

Fonte: Mundo Católico. Edição de 02.10.2009, 6ª.feira.

====================================================

(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto de 02.10.2009, 6a.feira, às 17,33 hrs.)

====================================================