CRIANÇA, SÍMBOLO DO REINO DE DEUS

CRIANÇA, SÍMBOLO DO REINO DE DEUS

ANTONI BIGCUORE

A liturgia de hoje é, como de costume, muito rica em reflexões. O Salmo de hoje, é o salmo 91/90 e o evangelho previsto em Mateus 18, 1-5-10. Reflitamos, pois.

Salmo: 90(91), 1-2.3-4.5-6.10-11 (R/.11)

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos,

para em todos os caminhos te guardarem

Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".

Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

====================================================

Evangelho: Mateus (Mt 18, 1-5.10)

Não desprezeis nenhum desses pequeninos

====================================================

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus". Palavra da Salvação!

====================================================

COMENTÁRIO DE ANTONI BIGCUORE – O vírus do poder já parecia ter tomado conta dos discípulos, tanto que os induzira ao Mestre lhe perguntando quem era o maior no Reino dos Céus.

O mestre, com muita sabedoria, pegou uma criança e a colocou no meio deles para lhes dizer que, se eles não se tornassem como crianças, não entrariam no Reino dos Céus.

Jesus nos fala, através do texto também, dos anjos que assistem junto à face de Deus que são sete ao todo. Não me recordo agora o nome de todos. Misael, Saracael etc.

Crianças, na verdade, até certa idade, são Anjos!. Mantém a pureza de alma e coração e, como tal, não maquinam “maldades” para as pessoas.

Infelizmente, hoje em dia a mídia se encarrega de tirar toda a pureza da criança, incutindo-lhe, desde cedo, uma mentalidade consumista desnecessária a seu desenvolvimento sócio-cultural.

De qualquer forma, o modelo foi prescrito pelo médico de almas, Jesus. É o modelo da HUMILDADE, BONDADE E FRATERNIDADE. E isto é o que importa!

CONFIE EM JESUS, ELE PODE MUDAR A SUA VIDA!

====================================================

Fonte: Bíblia Paulinas, edição Pastoral. (*)autor é Escritor em SP. Conheça mais os seus textos, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto inspirado em sp. 02.10.2009, 6a.feira, às 17:08 hrs.)

====================================================