ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO IX - ANTIGO TESTAMENTO


LIVROS HISTÓRICOS

1º LIVRO DOS REIS
Davi, velho e doente, escolhe seu filho Salomão, nascido do seu amor por Betsabé, para ser o novo rei de seu povo. Mais uma vez Deus escolhe um menino para reinar sobre Israel. Deus sabe que a sabedoria não está na estatura de um homem, mas na sua alma, no seu coração.

CAPÍTULO 03
PRECE DE SALOMÃO (versículos 7 a 13)
A oração no discurso inaugural desse adolescente mostra o tamanho da sua estatura interior. Vejamos a oração de Salomão e a resposta de Deus: “(...) eu não passo de um adolescente, e não sei como me conduzir (...) Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal”. O Senhor agradou-se dessa oração, e disse à Salomão: “Pois que me fizeste esse pedido, e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça, vou fazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti. Dou-te, além disso, o que não me pediste: riquezas e glória, de tal modo que não haverá quem te seja semelhante entre os reis durante toda a tua vida.”

Eis um menino com alma de gigante. Não pediu riqueza nem poder, mas sabedoria. Que nós aprendamos com essa criança a fazer nossas orações com desprendimento e maturidade. E Deus, cumprindo a sua promessa: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo vos será acrescentado” acrescentou a Salomão além da sabedoria, riqueza sem igual e poder nunca experimentado.

A CÉLEBRE SENTENÇA DE SALOMÃO (versículos 16 a 27)
Ainda discorrendo sobre o capítulo 03 somos agraciados com a célebre sentença de Salomão. Vieram ter com ele duas mulheres, cada uma se dizendo mãe de uma única criança. Para descobrir quem falava a verdade, sabiamente Salomão sugeriu dividir a criança ao meio com uma espada e reparti-la entre as mulheres. A mãe da criança, pressentindo a dor do filho, implorou ao rei: “Rogo-te, meu Senhor, que dês a ela o menino vivo; não o mateis; a outra, porém, dizia: Ele não será meu nem teu; será dividido! Então o rei pronunciou o seu julgamento: Dai, disse ele, o menino vivo a esta mulher, não o mateis, pois ela é a sua mãe”.

CAPÍTULO 17 – O PROFETA ELIAS
Nesse capítulo é narrada a história do Profeta Elias que ressuscitou o filho da viúva de Sarepta.

CAPÍTULO 19
Nesse capítulo está registrada a vocação de Eliseu que será preparado para ser o sucessor de Elias.

2º LIVRO DOS REIS
CAPÍTULO 02

Nesse capítulo Elias é arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo e Eliseu é o seu sucessor.

I CRÔNICAS
No capítulo 13 há o primeiro transporte da Arca do Senhor. Davi e todo o Israel ficam tão felizes que dançam diante de Deus com toda a sua alma, cantando ao som de cítara, harpas, tamborins, címbalos e trombetas. Os capítulos 16 e 17 contêm orações de Davi.

MEDITAÇÃO
Seguindo o exemplo de Davi, não devemos nos envergonhar de louvar o Senhor com alegria. Talvez por inspiração nesse capítulo é que os novos cultos ao Senhor são festivos hoje em várias igrejas.

II CRÔNICAS
Nesse segundo livro das Crônicas é descrito o reinado de Salomão, pontilhado com suas orações ao Senhor dos exércitos.

ESDRAS E NEEMIAS
São livros que apresentam diversas listas de recenseamento.

No Módulo X relataremos a história de Tobias, um homem fiel e piedoso. Mas acreditamos que os leitores ficarão encantados com a história de Judite (Livro de Judite), uma valente mulher que usando sua beleza como arma, venceu Holofernes.

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

Boa leitura
Iara Mesquita

02/06/09
Iara Mesquita
Enviado por Iara Mesquita em 29/09/2009
Reeditado em 29/09/2009
Código do texto: T1838807
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.