BONS FRUTOS

"ORA, É EM PAZ QUE SE SEMEIA O FRUTO DA JUSTIÇA PARA OS QUE PROMOVEM A PAZ"

(Tia. 3:18)

------------------------------------------------------------

A sabedoria que vem do alto, que foi dada por DEUS, é por sua vez capaz de realizar a vontade amorosa de DEUS. Proveniente de DEUS está habilitada a promover a obra de DEUS no mundo, ou seja, o crescimento interno e externo de sua igreja. O que lhe interessa não é exaltar-se a si mesma nem garantir os seus direitos, mas cumprir sinceramente à vontade de DEUS na comunidade dos fiéis.

É a serviço dela que a verdadeira sabedoria tem de produzir os seus bons frutos. O homem não é capaz de viver sabiamente por meio de seus próprios esforços, mas esta capacidade provém de DEUS, que a concedeu para o seu serviço. Quem pretender a sabedoria por suas próprias forças e para o bem de si mesmo, não frutificará diante de DEUS, pois faltar-lhe-á à mesma a verdadeira força, a reta condução, a meta certeira.

"NINGUÉM SE ENGANE A SI MESMO: SE ALGUÉM DENTRE VÓS SE TEM POR SÁBIO NESTE SÉCULO, FAÇA-SE ESTULTO PARA SE TORNAR SÁBIO. PORQUE A SABEDORIA DESTE MUNDO É LOUCURA DIANTE DE DEUS; PORQUANTO ESTÁ ESCRITO: ELE APANHA OS SÁBIOS NA PRÓPRIA ASTÚCIA DELES". (1 Co. 3: 18-19).

O apóstolo Tiago passa então a desdobrar sete sinas de verdadeira sabedoria, para melhor demonstrar a sua perfeição. Ela é primeiramente pura, sem hipocrisia, isto é, não procede da ambição nem do exibionismo na comunidade. Só pretende agradar a DEUS, sem quaisquer segundas intenções egoistas. Por isso torna-se também capaz de abrir espaço em si mesma e na comuidade do ESPÍRITO DE DEUS, assim como vivia CRISTO JESUS. Quem assim proceder, agirá nos moldes do exemplo e do mandamento de CRISTO, que se tornou o servo de todos para a salvação de todos os homens.

Um sábio desse teor só produzirá, como seu Mestre, bons frutos.

"QUÃO FORMOSOS SOBRE OS MONTES SÃO OS PÉS DOS QUE TRAZEM BOAS NOVAS, QUE ANUNCIAM A PAZ".

( Isa. 52:7)

No estado de paz existe uma harmonia saudável, em contraste com os efeitos mortíferos das contendas e das divisões. Nessa atmosfera é possível o cultivo do fruto da justiça. Portanto, os cristãos devem viver na atmosfera da paz.

"DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU; NÃO VO-LA DOU COMO A DÁ O MUNDO, NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO, NEM SE ATEMORIZE". (Jo. 14:27).

A paz é um dos aspectos do fruto do ESPÍRITO, isto é, do desenvolvimento espiritual, mediante o que assumimos a natureza moral de CRISTO, através da transformação segundo a sua pessoa.

A conduta reta produz muitas recompensas, que resultam na vida eterna. O cultivo dos galardões é realizado na atmosfera da paz. E o homem justo, que é verdadeiramente sábio, sabe disso, evitando os interesses pessoais e o espírito contencioso, que não contribuem para essa finalidade. Os pacificadores serão chamados

"FILHOS DE DEUS". JESUS, em sua cruz e missão, estabeleceu a paz. Os homens deveriam seguir ativamente o exemplo por ele deixado.

"ABOLIU, NA SUA CARNE, A LEI DOS MANDAMENTOS NA FORMA DE ORDENÇAS, PARA QUE DOS DOIS CRIASSE, EM SI MESMO, UM NOVO HOMEM, FAZENDO A PAZ"(Ef. 2:15).

Os pacificadores não são meramente aqueles que conciliam oponentes, para mediante esforços planejados, procurando solucinar pendências com os inimigos e antagonistas. São exatamente o contrário daqueles que despertam contendas, e que agem devido à sua excessiva ambição. Portanto, a nota chave do presente versículo é a paz, em contraste com a inveja, com o espírito faccioso e com a confusão, acima mencionado; a paz e retidão são inseparáveis, porquanto são resultantes da sabedoria, da sabedoria que vem do alto; por outro lado, as contendas e as ações vis do dia-a-dia pertencem umas às outras, pois resultam da sabedoria que é terrena e demoníaca.

Aqueles que são sábios para com DEUS, se por um lado são pacificadores e se mostram tolerantes para com o próximo, por outro lado tem por principal preocução a sementeira da justiça, não fingidamente, mas reprovando os pecados com tal moderação que serão amigos, e não executores dos pecadores.

"QUEM SAI ANDANDO E CHORANDO, ENQUANTO SEMEIA, VOLTARÁ COM JÚBILO, TRAZENDO OS SEUS FEIXES".(Salmo, 126:6)

Wil
Enviado por Wil em 28/06/2006
Código do texto: T183728