AOS PÉS DO SENHOR ...

Conforme o relato nas Escrituras Sagradas, existiu em Israel, nos dias de Jesus Cristo, duas mulheres: Uma chamada Marta e outra (sua irmã) Maria.

Marta vivia estressada e Maria vivia tranqüila (Lucas 10:38–42).

Quando Jesus as visitou, depois da morte e sepultamento do irmão delas, Lázaro (João 11), é possível confirmar o estresse de marta.

Está escrito:

Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa (João 11:20).

Certamente, Jesus viera de longe, andando a pé. Será que Marta não poderia esperá-lo à porta da casa???

Certamente, Marta saiu ao encontro do Mestre dos mestres para repreendê-lo.

Está escrito:

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivera aqui, não teria morrido meu irmão.

Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a DEUS, DEUS to concederá.

Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá;

E todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

(João 11:21–26).

Por que dissemos que, certamente, Marta saiu ao encontro do Mestre dos mestres para repreendê-lo???

Quando pensamos sobre o que existe nas entrelinhas, é possível entender que Marta estava agindo como qualquer um de nós agiria: Falava muito sem medir as palavras. Afinal, antes da saudação inicial, ela disparou:

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estivera aqui, não teria morrido meu irmão.

Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a DEUS, DEUS to concederá.

Novamente, antes de ouvir a explicação de Jesus, sobre a declaração de que Lázaro ressuscitaria, ela diz:

Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

O texto de Lucas 10:38–42 apresenta o contraste entre as duas irmãs, e as conclusões:

Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.

Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.

Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.

É possível ler o texto analisando que, diariamente, em nossos afazeres, encontramos muitas Martas e muitas Marias... As primeiras, trabalhando muito, carregando o mundo nas costas... Não estão erradas por trabalhar; O problema tem a ver com a motivação no coração: Perfeccionismo – Acham que somente elas trabalham e que se não se esforçarem o serviço não poderia ser feito... Estão contribuindo pra que a vida funcione e os demais são inúteis porque levam a vida numa boa (sem trabalhar)...

As Marias, também trabalham muito... Apenas suas vidas não se resumem ao trabalho em si... Ainda que sejam recriminadas pelo outro grupo...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 27/09/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1833928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.