ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO VIII


ANTIGO TESTAMENTO
LIVROS HISTÓRICOS
RUTE

É um livro bem sucinto que conta a dedicação de Rute a Noemi, sua sogra.

SAMUEL I e II

O assunto destes livros gravita em torno de dois grandes nomes: Samuel e Davi. Dessa história emerge a figura doentia de Saul. Samuel é um grande juiz em Israel. Ao envelhecer, Samuel unge Saul que se sagra rei. Mas Saul mostra-se um homem fraco, vacilante, sem controle emocional. Sua liderança fica abalada. Samuel arrepende-se de ter escolhido Saul e o Senhor o envia à casa de Isaí de Belém, pois lá reside o futuro rei. No capítulo 16 Samuel unge Davi como rei.

É interessante notar que Isaí, pai de oito filhos, nunca pensou que o mais novo, quase um menino, fosse o escolhido do Senhor para ser o rei do seu povo.

Davi era “louro, de belos olhos e muito formosa aparência”, mas não passava de um menino. Um menino que se agigantou diante de Deus.

Deus está sempre a nos ensinar que ele não olha para o aspecto exterior, mas sim para o coração.

E é esse adolescente chamado Davi que, deixando todo o exército estupefato, enfrentará o gigante Golias, armado apenas com uma funda e uma pedra. Verdadeiramente os escolhidos de Deus são especiais. Só alguém com o espírito de Deus teria essa coragem para enfrentar o temível inimigo.

Nos capítulos 11 e 12 de SAMUEL II acompanhamos o pecado de Davi que, mesmo sendo rei, ungido por Deus, é humano, sujeito ao pecado. Esse rei apaixona-se por Betsabé, uma mulher casada, esposa de Urias e, para ficar com ela, envia o seu marido à frente do combate, para que não retorne. Eis outro caso de amor, transgressor, que trouxe muito sofrimento e arrependimento para Davi. Isso prova que os escolhidos de Deus são pessoas sujeitas às tentações como nós. O importante é levantar após a queda.

MEDITAÇÃO

Todos estamos sujeitos às quedas e, por essa razão, não devemos julgar ninguém. O mais relevante em um cristão é reconhecer seus erros e assumir uma atitude de acerto. Foi assim que sabiamente agiu o rei Davi e, dessa maneira, foi perdoado por Deus provando ser um ungido do Senhor.

No Módulo IX conheceremos os livros dos Reis e Crônicas. Nos Reis teremos um encontro com o sábio Rei Salomão, àquele da célebre sentença exarada acerca do filho disputado por duas mães.

Boa leitura - Iara Mesquita.