ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO VII
                                      ANTIGO TESTAMENTO
                                       LIVROS HISTÓRICOS

                                                                                       JUÍZES
Esse livro relata os feitos heróicos de chefes militares chamados Juízes. Narraremos a história de Sansão conforme havíamos prometido.

                          CAPÍTULO 16 – SANSÃO E DALILA
Sansão foi um homem marcado pela força descomunal – um Hércules, e pela fraqueza abissal diante de uma mulher. Um homem capaz de matar um leão faminto com as próprias mãos, sem arma alguma (cap. 14). Um homem sozinho que se sagra vencedor em uma luta contra trinta homens. Um valente tão temível que enfrentou mil homens tendo como única arma a queixada ainda fresca de um jumento (cap. 15).

Ah! O amor. Esse gigante era um menino diante de uma mulher. Pena que um homem tão bonito, alto, musculoso, jovem, não tivesse tido sorte no amor. Ele, cego de paixão, literalmente perdeu a visão e posteriormente a própria vida por causa de Dalila.

Sansão, logo que vê Dalila fica irremediavelmente enredado nas teias do seu encanto. Um homem livre torna-se escravo de uma mulher. Um homem cheio de atitude fica titubeante diante dessa deusa mortal. Verdadeiramente Dalila foi um encanto mortal para Sansão. Ele, que venceu sozinho um exército, que quebrava correntes com a força dos músculos, arrastou correntes por Dalila. Foi incapaz de se desvencilhar dos braços frágeis dessa mulher.

Eis a história. Sansão casa-se com Dalila que, instada pelos filisteus, pergunta-lhe de onde provém a sua força. Ele dá uma resposta que não é a verdadeira. Por três vezes Dalila, acreditando que Sansão falava a verdade, prende-o conforme suas próprias instruções intentando entregá-lo aos filisteus. Sansão percebe a manobra da amada mas não consegue se desligar da bela com alma de gelo nórdico. Perdoa sempre a deusa sem alma que o quer entregar aos seus inimigos e, anestesiando a própria inteligência, permanece ao lado de Dalila que a cada dia se torna mais irresistível a seus olhos. Bela por fora, terrível por dentro.

Um dia, vencido pela insistência da amada, resolve contar que toda a sua força está em suas tranças. Ah! Dalila, por que você fez tanto mal ao seu herói. Por que você, a exemplo de Judas, o traiu. Dalila deitou a cabeça desse homem-menino em seu colo e mandou que lhe cortassem as tranças enquanto dormia. 

Ao acordar e ver que a sua amada o havia traído, o colossal guerreiro cambaleou à dor da traição, dor intensa que suplantou os castigos físicos. Daí por diante Sansão enfrentará um calvário. Dalila entregou-o aos filisteus. Eles amarraram-no, furaram-lhe os olhos, levaram-no para Gaza e ali meteram-no na prisão, fazendo-o girar a mó.

Mas o Senhor estava com Sansão. Seus cabelos começaram a crescer novamente. Os filisteus fizeram uma grande festa em homenagem ao seu deus e mandaram vir Sansão para diverti-los. Sansão pediu que o colocassem entre as colunas. O gigante acordou e tomado de força descomunal sacudiu o edifício, que ruiu sobre os príncipes e todo o povo. Desse modo, com a sua própria morte, vingou-se de seus opressores.
                                        
                                           MEDITAÇÃO
As tentações são muitas e têm o brilho do ouro de tolo. É por essa razão que Jesus nos alerta para vigiar e orar. Quantas Dalilas há enfeitiçando cada Sansão? 

No Módulo VIII apontaremos os livros de Rute e Samuel. É no livro de Samuel que nos deteremos para expor um pouco da história de Davi, que foi sagrado rei ainda menino.


Boa leitura

Iara Mesquita
31/05/09