SELADOS EM CRISTO

"QUE TAMBÉM NOS SELOU E NOS DEU O PENHOR DO ESPÍRITO EM

NOSSO CORAÇÃO". ( 2 Co. 1:22)

------------------------------------------------------------------------------

Neste versículo podemos ver que o apóstolo Paulo introduziu a idéia da natureza inequívoca de CRISTO, aquele em quem as promessas de DEUS encontraram o seu sim. É que foi no inequívoco CRISTO que Paulo e seus colaboradores se fundamentaram e foram comissionados por DEUS, como mensageiros do evangelho, e é nesse CRISTO também que receberam o selo do espírito. O Selo é, a um tempo, marca de identificação, de propriedade e de proteção.

DEUS é o instrumento de nossa unção e confirmação; e é em CRISTO que recebemos essa unção e confirmação. DEUS também nos sela. Isso é dito em outros lugares acerca da atuação do Espírito Santo. Somos selados com - ou por - o Espírito Santo, conforme descreve o autor sagrado em sua epístola dirigida aos Efésios, 1: 13:

"EM QUEM TAMBÉM VÓS, DEPOIS DE VOSSA SALVAÇÃO, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA".

Nessa selagem, o cristão é assinalado como quem pertence a JESUS, tendo sido aceito por DEUS e tendo sido posto sob a sua proteção. Não há aqui qualquer indício de batismo, como se disso consistisse o selo, exceto que o rito do batismo em água fala sobre nossa total identificação, ao nível da alma, com JESUS CRISTO. Antes, a operação do Espírito de DEUS é que está aqui em foco, mediante a qual os homens são regenerados, santificados e selados em CRISTO, através do que vão sendo também transformados segundo a imagem moral e metafísica do Filho de DEUS. Em termos bem gerais, por conseguinte, pode-se dizer que a operação inteira do Espírito Santo, na vida do cristão, é que garante que esse cristão esteja em CRISTO e permaneça em CRISTO, obtendo o seu elevado destino em CRISTO (naquele que chamamos de salvação completa).

O selo, em uma de suas funções, era uma segurança contra a abertura secreta (Daniel, 6:17), como substituto de uma assinatura oficial (1 Reis, 21:8). Segundo lemos, nos países do oriente, a selagem era procedimento muito usado em documentos legais, decretos oficiais, etc., a fim de garantir a genuinidade dos artigos desses documentos. Para os cristãos, pois, o selo tem as seguintes utilidades:

Infunde-lhes segurança;

Empresta genuinidade de que pertencem a CRISTO

Assegura a adoção e a glória final.

Garante a completa consagração, bem como uma ininterrupta comunhão quanto às coisas divinas. Em outras palavras, a garantia de tudo quanto os termos salvação e glorificação subentendem, tal como um documento com o selo apropriado era considerado válido, está aqui em foco. Por outro lado, encontramos na expressão "PENHOR DO ESPÍRITO" a primeira prestação,, a garantia da obtenção de tudo quanto está envolvido na salvação.

"O QUAL É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA, ATÉ O RESGATE DA SUA PROPRIEDADE, EM LOUVOR DA SUA GLÓRIA."(Ef. 1:14).

Como se observa, o seu sentido é depósito, feito por um comprador, que lhe garante a reserva do item assim inicialmente adquirido, até que possa fazer o pagamento total e entrar na posse da mercadoria ou riqueza adquirida. DEUS na operação do Espírito, na personalidade humana, no nível da alma, por assim dizer fez o pagamento inicial da propriedade adquirida. Ele garantiu a possessão final e completa tanto do cristão para si mesmo como de tudo que a vida eterna significa. Assim sendo, a obra é de origem divina, e o resultado da mesma é a participação na divindade, conforme aprendemos em Segundo Pedro, 1:4, que expressa a mais elevada altura a que poderá chegar à glorificação do cristão. Vejamos:

"PARA UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL, SEM MÁCULA, IMARCESCÍVEL RESERVADA NOS CÉUS PARA VÓS OUTROS"

Também lemos que o vocábulo "arrabon" , significa "primeira prestação", "depósito", "garantia". Isso indica o pagamento da parte do preço total da compra, que assegura a reserva do item adquirido para o comprador, como se fora um contrato válido e obrigatório. Assim sendo, pertencemos a DEUS, e aquilo que nosso DEUS tenciona dar-nos em CRISTO, já nos foi garantido; a primeira prestação foi dada pelo Espírito de DEUS, que nos transforma segundo a imagem de CRISTO.

Portanto, a operação do Espírito é tanto o selo como a primeira prestação da nossa herança final. Por conseguinte, precisamos considerar os pontos seguintes:

O estabelecimento dos cristãos em CRISTO (2 Co, 1:21)

A unção dos cristãos em CRISTO (2 Co, 1:21)

A primeira prestação da nossa herança final. (2 Co. 1:22).

"QUEM, TODAVIA, LHE ACEITA O TESTEMUNHO, POR SUA VEZ, CERTIFICA QUE DEUS É VERDADEIRO." (João, 3:33).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T.Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

"SE CHORAS PORQUE PERDESTE O CÉU, AS LÁGRIMAS

NÃO TE DEIXARÃO VER AS ESTRELAS".

(Rabindranath Tagore)

Wil
Enviado por Wil em 20/09/2009
Código do texto: T1821818