SERVIR, EIS O MANDAMENTO DO AMOR

SERVIR, EIS O MANDAMENTO DO AMOR

ANTONI BIGCUORE*

Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último

Reflexão Sobre o Evangelho de Mateus, 9, 30-37)

"Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará".

Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?"

Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!"

Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou". Palavra da Salvação!

Comentário A.BigCuore: o ser humano, em sua essência, é sempre o mesmo. Sempre lutando para auferir poder e mais poder. Mesmo em atividades simples, em comunidades eclesiais de base, isto ocorre com freqüência.

NO ministério de musica, então, o jogo das vaidades, corre solto. Eu canto na igreja há mais de vinte anos, e conheço, bem de perto, como isto ocorre.

Tem pessoas que só comparecem “nas boas”, quando a televisão vai estar presente ou coisa deste tipo. Querem “solar” para aparecer.

Elas não entendem o real serviço de um grupo de canto. Sua principal função é servir de parâmetro para a Assembléia cantar. O mais importante é o povo, a assembléia cantar e louvar a Deus, conforme a liturgia do dia.

Jesus “puxa a orelha” dos discípulos e lhes mostra o verdadeiro sentido de sua igreja e missão: servir, sobretudo, aos mais fracos e oprimidos. Jesus implantou o Seu Reino de Amor, doando-nos a sua própria vida em favor de milhões de seres humanos. Ele, como sempre, DEU O BOM EXEMPLO: SERVIR!!!

Imitemos, pois, o exemplo do Mestre de todos os Mestres. Ele sabe das coisas!

====================================================

(*)antoni bigcuore, é escritor em SP.sp. Conheça mais os seus textos,acessando sua página na net: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (Texto inspirado em sp.sp. 20.09.2009, domingo, às 10,50 hrs.)

====================================================