ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO V

ANTIGO TESTAMENTO
ÊXODO

CAPÍTULOS 07 A 11 – AS PRAGAS DO EGITO
Acho que todos já ouviram falar nas dez pragas do Egito. Essas pragas aconteciam toda vez que Moisés ia ter com o Faraó e ele não libertava o seu povo. As pragas são: as águas do Nilo transformadas em sangue; as rãs; os mosquitos; as moscas; mortandade do gado; as úlceras; a saraiva; os gafanhotos; as trevas; a morte de todo primogênito do Egito.

CAPÍTULOS 12 E 13 – LIBERTAÇÃO DO POVO HEBREU
O Faraó, então, deixou que os egípcios partissem. Foi instituída a Páscoa . Daí o significado da palavra Páscoa – passagem, libertação, vida nova. O Faraó, que era um homem sem palavra, logo arrependeu-se e saiu com o seu exército em perseguição dos filhos de Israel.

CAPÍTULO 14 – PASSAGEM DO MAR VERMELHO
Os israelitas apavoraram-se ao ver a nuvem de egípcios em seu encalço. O Senhor falou a Moisés: “ levanta a tua vara, estende a mão sobre o mar e fere-o para que os israelitas possam atravessá-lo a pé enxuto (...). As águas dividiram-se e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda”. Quando todos os egípcios entraram no mar e os filhos de Israel estavam a salvo, Moisés feriu novamente as águas e elas engoliram os egípcios.

MEDITAÇÃO
Senhor, quantas vezes enfrentamos as ondas impetuosas tais quais os israelitas no Mar Vermelho. Ajuda-nos, Senhor, a atravessar o maremoto, a confiar no teu poder de libertação. Abre os nossos caminhos como outrora Moisés o fez para que o seu povo não sucumbisse.

CAPÍTULO 19 – ALIANÇA NO SINAI
Deus falou a Moisés: “vistes o que fiz aos egípcios, e como vos tenho trazido sobre asas de águia para junto de mim. Agora, pois, se obedecerdes à minha voz, e guardardes minha aliança, sereis o meu povo particular entre todos os povos.”

CAPÍTULO 20 – OS DEZ MANDAMENTOS
A Bíblia é o primeiro código de conduta da humanidade. A partir dela vieram todos os códigos que hoje regem as nossas vidas. Os fundamentos do Direito lá estão.
LEVÍTICO
No Levítico encontramos um esboço do Código Civil e das leis morais.

NÚMEROS
Assim é chamado esse livro devido aos recenseamentos (listas de números e nomes) contidos nos seus primeiros capítulos. No mais, é uma continuação do Êxodo.

DEUTERONÔMIO
Deuteronômio significa segunda lei. Traz diversas leis religiosas e morais, apresentando alguma semelhança com o Levítico. Encerra-se com a morte de Moisés, levantando-se como seu sucessor, Josué, que levará os hebreus para a Terra Prometida.

CAPÍTULO 34 - MORTE DE MOISÉS
Moisés, após subir o monte Nebo, de Moab, e avistar toda a terra que o Senhor havia prometido ao seu povo, entregou o seu espírito a Deus. Josué, seu sucessor, estava cheio do Espírito de Sabedoria porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. “Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face. Ninguém o igualou quanto a todos os sinais e prodígios que o Senhor mandou fazer na terra do Egito”.

MEDITAÇÃO
Moisés, como todo grande líder, enfrentou várias barreiras e nem sempre foi bem aceito pelo seu povo. Dirimiu conflitos. Usou toda a tática tão largamente utilizada hoje pelos grandes consultores para encantar seu povo, para seduzi-lo, para convencê-lo a seguir os seus preceitos, preceitos esses que eram provenientes de Deus. Seria interessante que todos nós que gerenciamos nossa vida, nossa casa, nossos filhos, que lidamos com colaboradores no trabalho, lêssemos a história de Moisés e aprendêssemos com ele a verdadeira liderança.

Os livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio dão uma seqüência na caminhada do povo de Deus pelo deserto – são quarenta anos de peregrinação – até esse rebanho do Senhor chegar à terra prometida.

No Módulo VI relataremos alguns fatos interessantes do Livro de Josué, outro grande líder. Explanaremos sobre A Conquista de Jericó e A Vitória de Josué perto de Gabaon. São lindas narrativas. Após, apresentaremos alguns feitos do Livro Juízes e falaremos sobre o amor de Sansão por Dalila, a bela mulher que o enfeitiçou e para quem ele perdeu toda a sua força, esmagado por uma paixão avassaladora.

Recomendamos a leitura do capítulo 14 do Êxodo e a leitura litúrgica do Evangelho para o dia 29 de maio, João, capítulo 21, versículos 15 a 19.

29/05/09

Iara Mesquita