ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO IV

ANTIGO TESTAMENTO

ÊXODO

Esse livro assim é chamado porque o assunto principal é a saída (êxodo significa saída) do povo hebreu do Egito. Inicia-se com o relato da opressão dos hebreus no Egito e nascimento de Moisés que irá libertá-los do faraó e guiá-los pelo deserto em busca da terra prometida. Antes, porém, Moisés lança pouco a pouco as famosas dez pragas do Egito. No Êxodo é relatada a Passagem do Mar Vermelho, tão conhecida de todos nós. Outro relato importante diz respeito aos Dez Mandamentos entregues a Moisés.

CAPÍTULO 01 - OPRESSÃO DOS HEBREUS NO EGITO

CAPÍTULO 02 – NASCIMENTO DE MOISÉS

Moisés significa salvo das águas. Os hebreus viviam escravizados no Egito. O Faraó, preocupado com o crescente nascimento de meninos hebreus, ordenou às parteiras: “todo menino que nascer, atirá-lo-eis ao Nilo. Deixareis, porém, viver as meninas”.

Moisés ao nascer era um lindo bebê que ficou escondido por três meses. Mas, não podendo guardá-lo oculto por mais tempo, sua mãe colocou-o em uma cesta de junco, lançou-a à beira do rio no meio dos caniços. A irmã do menino colocara-se a alguma distância para ver o que havia de acontecer. A filha do Faraó ao tomar banho no rio viu o cestinho, compadeceu-se da criança e tomo-a para si. A irmã de Moisés, que vigiava a distância o bebê, informou que conhecia uma ama de leite para amamentá-lo. A menina correu a buscar sua mãe que tomou conta do próprio filho.

Moisés cresceu na opulência mas o incomodava o modo como seus irmãos eram tratados. Um dia correu em defesa de um hebreu que estava sendo duramente castigado e matou o egípcio. Com medo da ira do Faraó, fugiu para a terra de Madiã.

CAPÍTULO 03 – A SARÇA ARDENTE

Moisés apascentava o rebanho quando viu uma chama que saía do meio de uma sarça. A sarça ardia, mas não se consumia. O Senhor falou a Moisés do meio da sarça. Disse-lhe que viu o sofrimento do seu povo no Egito: “ vai, eu te envio ao Faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. Moisés temeu e usou vários argumentos para que Deus escolhesse outro guia. Moisés disse: “ eles não me crerão, nem me ouvirão, e vão dizer que o Senhor não me apareceu (...) Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas”.

MEDITAÇÃO

É interessante notar a liberdade que Moisés tem com o seu Deus. O diálogo entre os dois é longo. O Senhor apresenta a Moisés os prodígios que o acompanharão para que o povo acredite que ele é o enviado de Deus. Moisés, assim como nós hoje, tem medo desse desafio. Um herói não nasce pronto. Há um longo caminho a percorrer. Também nós, como Moisés, poderemos vencer os desafios diários ainda que nos causem medo.

Recomendamos a leitura na íntegra dos capítulos citados. Recomendamos ainda a leitura litúrgica de hoje: evangelho de João, capítulo 19, versículos 20 a 26.

No Módulo V exporemos, dentre outros, as pragas do Egito e a passagem do mar Vermelho.

“Não a mim, Senhor, que nada sou, mas a vós a glória e o louvor”

Boa leitura

Iara Mesquita

28/05/09