ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO III

ANTIGO TESTAMENTO

GÊNESIS

CAPÍTULO 29 – GRANDE AMOR DE JACÓ POR RAQUEL

No módulo anterior dissemos que Abraão e Sara tiveram um filho, Isaac. Isaac casou-se com Rebeca e tiveram dois filhos, Esaú e Jacó.

Agora que todos se situaram na genealogia, vamos relatar o duplo sacrifício de Jacó para casar-se com a mulher de sua vida – Raquel.

Estava Jacó em um campo belíssimo no qual havia um poço que servia de bebedouro para os rebanhos. Admirava a paisagem quando, de repente, viu que uma jovem de rara beleza aproximava-se do poço. A moça chamava-se Raquel, filha de Labão, parente de seu pai Isaac. Logo que viu Raquel, Jacó ficou apaixonado. “Labão tinha duas filhas: a mais velha chamava-se Lia, e a mais nova Raquel. Lia tinha os olhos embaciados, e Raquel era bela de talhe e rosto. Jacó, que amava Raquel, disse a Labão: ‘Eu te servirei sete anos por Raquel’. Assim, Jacó serviu por Raquel sete anos, que lhe pareceram dias, tão grande era o amor que lhe tinha.”

Porém, ao chegar o tão sonhado dia do casamento, Labão à noite, “conduziu Lia a Jacó que se uniu com ela. Pela manhã viu Jacó que tinha ficado com Lia. E disse a Labão: “Que me fizeste? Não foi por Raquel que te servi? Por que me enganaste? – “Aqui, respondeu Labão, não é costume casar a mais nova antes da mais velha.”

Jacó, entretanto, não desesperou-se. Seu amor por Raquel valia qualquer sacrifício e, por isso, se submeteu à chantagem de Labão que determinou mais sete anos de trabalhos por Raquel. Jacó serviu por 14 anos em casa de Labão por amor a Raquel. EIS UMA BELA HISTÓRIA DE AMOR.

CAPÍTULOS 37 A 45 – HISTÓRIA DE JOSÉ

Jacó teve doze filhos dos quais dois foram de Raquel: José e Benjamim. José era apenas um adolescente quando aparentemente foi tragado pela inveja de seus irmãos. O menino teve um sonho no qual seus irmãos o reverenciavam. Cheios de ódio eles decidiram matá-lo. Como Deus estava com José, resolveram vendê-lo a uns negociantes que o levaram para o Egito. Disseram a Jacó que o menino havia sido devorado por uma fera.

JOSÉ TRANSFORMA A ADVERSIDADE EM OPORTUNIDADE – VERDADEIRO LÍDER

“José foi conduzido ao Egito, e Putifar, um oficial egípcio do Faraó, chefe da guarda, comprou-o (... ). José conquistou a simpatia do seu senhor, que o empregou ao serviço, pondo-o à testa de sua casa e confiando-lhe todos os seus bens. O Senhor abençoou a casa do egípcio, por causa de José (...). José era belo de corpo e rosto. E aconteceu que a mulher de seu senhor lançou seus olhos em José e disse-lhe: ‘Dorme comigo’.” José, que era justo e temente a Deus, nada quis com essa mulher que o perseguia dia e noite. Um dia, ao fugir dessa mulher, José deixou cair seu manto que ela utilizou como prova de que ele tinha tentado seduzi-la. Seu marido enfureceu-se e lançou José na prisão.

AINDA UMA VEZ JOSÉ CONSEGUE RECONTAR A SUA HISTÓRIA

Na prisão José conquista a simpatia do chefe da guarda que lhe confia todos os presos. José interpreta os sonhos dos colegas de cárcere e suas previsões se concretizam. Tempos depois o Faraó tem um sonho e José é chamado a interpretá-lo. Ganha visibilidade diante do Faraó. Por sua prudência e sabedoria o Faraó elegeu José ao posto maior de sua casa, ficando abaixo apenas do trono.

JOSÉ NOS ENSINA QUE UM CORAÇÃO LIVRE DE MÁGOAS FORTALECE O ESPÍRITO

Houve grande fome por toda a terra e Jacó enviou seus filhos ao Egito para comprar víveres. Ao chegarem lá, famintos, miseráveis, José logo reconheceu seus irmãos e se encheu de ternura. Em sua vida não há lugar para ressentimentos, vinganças. Todo o seu coração era só saudade e zelo pelos irmãos que um dia o venderam como escravo.

Aprendamos as grandes lições de José:

• Os que confiam no Senhor triunfarão. Ele conseguiu brilhar mesmo na condição de escravo e de presidiário.

• Os que têm o coração livre irradiam a Luz Verdadeira e por isso se destacam transformando as adversidades em grandes oportunidades.

• Os que se preocupam com a “conta bancária emocional” utilizando a técnica do ganha/ganha sagram-se vencedores.

No Módulo IV entraremos no livro do Êxodo que significa saída. Contaremos a história de Moisés, o libertador do povo de Deus que vivia sob o jugo do Egito. Asseguramos registrar belas passagens que tocarão seus corações.

Fiquem com Deus

Iara Mesquita

“Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças”

27/05/09