As aparências enganam

Texto base: Gênesis 3. 1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Introdução: Satanás foi o primeiro comerciante desonesto (Ez. 28. 16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.). Ele ofereceu o fruto proibido, anunciando vantagens inexistentes.

1º- Ele usou a palavra de Deus para conduzir ao pecado (Gn. 3.1). Da mesma forma como muitos usam a Bíblia para conduzir ao erro.

A bíblia diz: que o nosso adversário anda ao derredor (próximo a nós nos observando) procurando uma forma para nos tragar. Certamente Eva sentia algo em relação a arvore que Deus colocou no meio do jardim, e Satanás sabe que Deus é completo e dono do conhecimento e nós sendo gerados de Deus temos por natureza o anseio pelo conhecimento, e por isso ele a induz ao pecado, dizendo que ela iria adquirir conhecimento e a ilude com isso e coloca a palavra de Deus em prova quando diz que ela não morreria ( você talvez se pergunta agora mais Deus vê todas as coisas e não interferiu? A resposta é Deus ensina com amor e nos da liberdade para decidir-mos qual a decisão devemos tomar a escolha é nossa obedecer para a vida ou pecar para a morte.) Satanás é paciente veja a passagem onde ele tenta a Jesus. ( Mateus 4. 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.

3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;

9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.

10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.) No momento em que ele vê Jesus mais debilitado é a hora do seu ataque ele usa o ponto forte de Jesus que era a palavra. Satanás usou a palavra com mentiras tentando iludir a Jesus assim como outrora havia iludido a Eva e as quais Israel sucumbiu no deserto onde força uma provação a Deus em tempos de necessidade, com falsas promessas de vitória onde impera o poder. Mas Jesus usando a palavra de Deus, mostra o exclusivo culto a Deus ressaltando assim sua vocação e humildade pois a verdade era ele e ela estava com ele. Sejamos nos assim.

2º- Apresentou-se “amigavelmente” para uma conversa “inocente” (1 Co. 15. 33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.). Muitas pessoas se apresentam como amigas, mas querem nos levar para o mau caminho. A Palavra adverte que a Serpente era o mais astuto dos animais que Deus havia feito. Quando damos ouvidos aos maldizentes certamente estaremos dando as costas a Deus pois e ele nos mostra o caminho que talvez não seja o mais atraente aos nossos olhos mas é o da vitória. ( Grandes lutas grandes conquistas, lutas fáceis sem valor)

3º- Mentiu quando disse que o pecado faria com que Adão e Eva fossem iguais a Deus. O erro nos promete vantagens inexistentes e, às vezes, impossíveis. Satanás outrora também se enganou pensando que um dia chegaria a ser igual a Deus. Ele em sua ambição pelo poder esqueceu-se de que jamais a criação será comparada ao criador.

4º- Mentiu quando disse que o pecado não teria conseqüências negativas: “É certo que não morrereis”. Quando a Bíblia é clara em dizer a respeito do pecador que este tem por volta a morte. (mais uma vez você possa perguntar mas eu conheço tanta gente que vive no pecado da mentira, adultério, roubo entre outros mais, e têm uma vida de abundancia) Ilustração: As novelas mostram pessoas que vivem de modo imoral ou criminoso e no fim saem vitoriosas. Mas para a vida real a realidade é outra como eu já havia dito nosso inimigo mortal anda ao derredor esperando a hora oportuna para nos tragar. Quantas pessoas que têm uma vida aparentemente boa se suicidam são assassinadas ou vivem com medo ou se sentindo culpados sem ao menos saber do que, oprimidas, depressivas ( pois não conhecem o amor verdadeiro vivem de momentos). Mas o don gratuito de Deus é a vida eterna para todos os que se arrependem e conhecem que só a ele pertence o poder e a glória. Ele é fiel para quebrar todo jugo do pecado e te fazer livre de toda acusação, pois já não terá mais

Em suas mãos o sangue de Cristo e todo aquele que o negar será réu do sangue derramado no calvário por aquele que nos amou tanto que escolheu os cravos.

5º- A árvore era “boa, agradável e desejável” (3.6). Este é o lado real e mais ameaçador dessa trama. O pecado tem aspecto atraente e proporciona, de fato, alguma medida de prazer. Esta é a isca que esconde o anzol.(Gn.13 10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.

11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.

12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;

15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.

17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.

18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.) Ló vê o que lhe é bom aos olhos e teve por recompensa a perda de muitos de seus bens entre eles sua esposa ( a bíblia diz: que aquele que acha uma esposa este acha o bem de Deus para si ) pois as campinas lhe pareceu atraente (não espere que Satanás lhe apareça como um monstro). As vezes o pior é o melhor, Abraão ficou com o deserto, (Ló talvez tenha pensado este é louco por me deixar escolher) mas o nosso deserto é o suficiente para que Deus faça o impossível. Quando estamos fracos Deus é quem nos fortifica, nossa fraqueza é o que impulsiona o mover de Deus em nosso favor pois se fortes de nada temos falta.

Conclusão: Cuidado com as artimanhas do inimigo. Ainda hoje, ele anuncia prazeres imediatos e temporários, enquanto oculta prejuízos futuros e eternos. Sua mercadoria é interessante para a carne, mas o seu preço é muito alto: a alma humana.

Resista às ofertas do Diabo, pois o caminho de Deus nos reserva prazeres incomparáveis, acompanhados da paz e da presença do Senhor. Sua vontade para nós, além de ser boa e agradável, também é perfeita (Romanos. 12. 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. E Isaias 55. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.) Quando por algum motivo seja-la qual for estivermos em conflito ou em duvida nosso dever é pedir a Deus me diante a sua palavra o esclarecimento pois ele é onisciente, coloque-se na posição de servo obediente para que vá bem em tudo quanto fizer seja humilde para reconhecer a hora de parar e verá o mover de Deus em sua vida.

Dias de Luta

mMartins
Enviado por mMartins em 12/09/2009
Código do texto: T1805527