SÃO PAULO E A MISERICÓRDIA

SÃO PAULO E A MISERICÓRDIA

ANTONI BIGCUORE*

Em carta de São Paulo, a Timóteo, capitulo 1, versículos 12 a 14, lemos: “Agradeço àquele que me deu força, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço, apesar de eu ter sido um blasfemo, perseguidor e insolente. Mas, eu obtive misericórdia porque eu agia sem saber, longe da fé. Sim, ele me concedeu com maior abundancia a sua graça, junto com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo”.

A palavra misericórdia etimologicamente significa, coração de pobre. Misero, pobre e cordia (coração, interioridade).

Misericórdia seria o ato de Deus se abaixar até nós os pobres.

Pelo texto epigrafado, entende-se que Paulo era realmente um blasfemo e agia na ignorância, pois era judeu e fariseu, por isto, tinha uma formação muito rígida dentro do judaísmo, tanto que perseguia os cristãos, até se converter.

Ele confessa e realmente assim o é. Ele foi salvo pela graça e misericórdia de Deus!. Seu Deus fosse apenas justo com ele, teria que lhe impingir severos fardos em consequência das perseguições que impunha àqueles que se desviassem da Lei de Moisés.

Quando (a caminho de Damasco) a “ficha caiu para ele”, se transformou num grande discípulo de Jesus, o mais culto, talvez, e fez do restante de sua vida um hino de louvor a Deus, o verdadeiro Deus, na pessoa de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.

Assim a vida dos seres humanos em sociedade. Cometemos muitos erros, muitos pecados e muitas vezes, por pura ignorância. Quando nos convertemos, a estória muda completamente. A nossa vida muda de rumo!!!

Peçamos a Deus, que nos dê sempre sabedoria e discernimento para levar o barco de nossa vida, dentro do Projeto Dele.

No Evangelho de Lucas, 6 – 35 a 38, lemos: “...amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso”.

Esta é a lógica de Deus!. Na lógica humana, em sua grande maioria pelo menos, não prevalece a lógica de Deus. Prevalece o egoísmo, a mais valia humana.

Convertemos o nosso coração a Deus e façamos, no dia a dia, obras que transpareçam o Seu amor por nós!.

====================================================

(*)autor é escritor,cantor e compositor em SP.sp. Conheça mais os seus textos, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (sp.sp. 11.09.2009, 6a.feira, às 13,34 hrs.).

====================================================