ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO I

INTRODUÇÃO

Tendo em vista o crescente interesse dos colegas, resolvemos discorrer um pouco sobre o livro mais lido no mundo. Para torná-lo mais didático, dividiremos o estudo em módulos e teceremos comentários sobre alguns dos 73 livros que compõem a Palavra de Deus.

Bíblia quer dizer coleção de livros porque é formada por 73 livros dos quais 46 pertencem ao Antigo Testamento e 27 livros são do Novo Testamento.

Testamento significa pacto ou aliança. Realmente toda a Bíblia traduz a aliança feita por Deus com os homens, primeiramente por intermédio de Moisés e em seguida por meio de Jesus.

O Antigo Testamento ou Antigo Pacto ou Antiga Aliança tem início com o livro do Gênesis que relata a origem da vida, e se encerra com Malaquias, último Livro do Antigo Testamento.

Todo o Antigo Testamento é narrado antes do nascimento de Jesus. Nele há inúmeros oráculos (profecias) sobre a vinda do Messias.

O Novo Testamento tem início com o Evangelho (boa notícia) de Mateus (o cobrador de impostos) que em seu primeiro capítulo delineia a genealogia e nascimento de Jesus, esse, sim, o mais surpreendente acontecimento de toda a humanidade.

Jesus é a personificação do Evangelho, pois ele é a Boa Notícia, a Boa Nova, a Nova Promessa. O Novo Testamento se encerra com o Apocalipse, o livro da revelação.

ANTIGO TESTAMENTO

Vejamos a seguir quais são os livros que compõem o Antigo Testamento e de forma eles são catalogados:

O Pentateuco que significa os cinco livros do Antigo Testamento, que são: Gênese ou Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Os Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, os dois Livros de Samuel, os dois Livros dos Reis, os dois Livros das Crônicas, os Livros de Esdras e Neemias, os Livros de Tobias, Judite e Ester, e por fim, os dois Livros dos Macabeus.

Os Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Livro da Sabedoria e Eclesiástico.

Os Livros Proféticos, designados pelo nome dos Profetas: Isaías, Jeremias (ao qual se acrescentam Lamentações e Baruc), Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

NOVO TESTAMENTO

O Novo Testamento é iniciado com o Evangelho, ou Boa Notícia que é o nascimento de Jesus e se encerra com o último livro - Apocalipse.

São os seguintes os livros do Novo Testamento: Os quatro Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João, Atos dos Apóstolos (escrito por Lucas), Carta aos Romanos, 1ª Carta aos Coríntios, 2ª Carta aos Coríntios, Carta aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, 1ª Carta aos Tessalonicenses, 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª Carta a Timóteo, 2ª Carta a Timóteo, Carta a Tito, Carta a Filêmon, aos Hebreus (todas escritas por Paulo), Carta de Tiago, duas Cartas de São Pedro, três Cartas de S. João, Carta de S. Judas e Apocalipse (escrito pelo apóstolo João).

**********************************************************************************************

No Módulo II iniciaremos o estudo sobre o primeiro livro do Antigo Testamento, GÊNESIS. Faremos breves anotações acerca de alguns capítulos que mais nos tocaram. Como são muitos, não poderemos estudar detidamente cada livro como gostaríamos. Recomendamos a leitura dos capítulos destacados em cada Módulo.

Boa leitura

Iara Mesquita

“Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”

25/05/09