NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA 08/09

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA 08/09

ANTONI BIGCUORE*

Maria, mãe de Deus e nossa mãe, foi escolhida antes mesmo da criação do Universo!. Mulher especialíssima escolhida por Deus, para abrigar em seu ventre, o menino Deus!.

Ela é o exemplo de mulher e mãe, a ser seguido. Ela não é DEUSA,mas é co-redentora de seu Filho Jesus Cristo e MEDIANEIRA de todas as graças. Feliz a oração que passa por Maria!!!

Assim profetizou Isaías, 600 anos antes de Cristo, sobre a sua mãe: “Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarás Deus Conosco”. (Is. 7,14)

Nota-se claramente pelo texto a pureza de Maria, “uma virgem conceberá...”

O Papa Leão XIII, na Encíclica “Octobri mense”, de 22 de setembro de 1.891, faz suas as palavras de São Bernardo:

“Toda graça concedida ao mundo segue a tríplice gradação: de Deus a Jesus Cristo, de Jesus Cristo à Santíssima Virgem, da Santíssima Virgem aos homens: tal é a ordem maravilhosa de sua disposição”.(1)

====================================================

"Como quase todas as solenidades principais de Maria, também a Natividade é de origem oriental. Na Igreja latina tê-la-ia introduzido o papa oriental São Sérgio I, pelos fins do século VII. Originariamente, devia ser a festa da dedicação da atual basílica de santa Ana em Jerusalém. De fato, a Tradição indicava esse lugar como a sede da humilde morada de Joaquim e Ana, longínquos descendentes de Davi, pais de Nossa Senhora. Devemos buscar neste culto da Natividade de Maria uma verdade profunda: a vinda do homem-Deus à terra foi longamente preparada pelo Pai no decurso dos séculos. A pessoa divina do Salvador supera infinitamente tudo o que a humanidade podia gerar, porém a história da humanidade foi como um lento e difícil parto das condições necessárias à Encarnação do filho de Deus."

"Quis por isso a devoção cristã venerar as pessoas e os acontecimentos que prepararam o nascimento de Cristo no plano humano e no plano da graça: sua Mãe, o nascimento dela, sua concepção, seus pais e antepassados. Crer nos preparativos da Encarnação significa crer na realidade da Encarnação e reconhecer a necessidade da colaboração do homem na efetivação da salvação do mundo. A verdadeira devoção a Maria leva sempre a Jesus". [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano B, ©Paulinas, 1996]".

====================================================

Fundamento: Portal Mundo Católico.(sp.sp.

(1) Conf.lv.a Mulher do Apocalipse, Felipe Aquino,Editora Loyola, 4ª. Edição, pg.81).

(08.09.2009,3a.feira, às 9,33 hrs.)(*)autor é Escritor,cantor e compositor em Sp.sp. Conheça mais os seus textos, acessando: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

====================================================