LITURGIA DA PALAVRA (Missa do próximo domingo dia 06 setembro 2009
LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 06/09/2009
FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
Irmãos e irmãs, lembramos que o último Domingo do mês de setembro é o “Dia Nacional da Bíblia”. Por isso, queremos despertar desde já a comunidade para o conhecimento e o amor às Sagradas Escrituras, e, por isso, motivamos a todos para a leitura cotidiana, atenta e piedosa da Bíblia. Jesus, que é a Palavra de Deus, age por meio da leitura orante da Escritura, abrindo nossos ouvidos e libertando nossa língua para proclamar as maravilhas da salvação, como fez com o surdo-mudo que buscou sua ajuda. Iniciemos a nossa celebração cantando.
Os milagres de Jesus são sinais da presença libertadora do Messias no mundo, profetizada no Antigo Testamento. Ouçamos com atenção.
6. PRIMEIRA LEITURA (Is 35,4-7a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais
medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a
recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os
ouvidos dos surdos.
6 O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos
mudos, assim como brotarão águas no deserto
e jorrarão torrentes no ermo.
7a A terra árida se transformará em lago, e a região
sedenta, em fontes d’água.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
SEGUNDA LEITURA (Tg 2,1-5)
Leitura da Carta de São Tiago
1 Meus irmãos: A fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo
glorificado não deve admitir acepção de pessoas.
2 Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa
com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um
pobre, com sua roupa surrada,
3 e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe:
“Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre:
“Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus
pés”
4 não fizestes, então, discriminação entre vós?
E não vos tornastes juízes com critérios injustos?
5 Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres
deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino
que prometeu aos que o amam?
- Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO(= fx10, CD “Liturgia VI”)
Aleluia, Aleluia, * Aleluia, Aleluia (bis)
Tanta coisa boa fez * e bem feito ele fez tudo, * fez os surdos escutarem, * ele fez falar o mudo!
EVANGELHO (Mc 7,31-37)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
T. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia
e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da
Decápole.
32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,
pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu
e com a saliva tocou a língua dele.
34 Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer
dizer: “Abre-te!”
35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou
e ele começou a falar sem dificuldade.
36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a
ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles
divulgavam.
37 Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as
coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
– Palavra da salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO
Novamente estamos juntos para meditarmos a Palavra de Vida e de Esperança do Senhor. A Palavra de Deus é reconfortante e faz crescer. Especialmente neste mês da Bíblia, vamos fazer da Palavra o nosso alimento.
No evangelho de hoje Jesus se depara com um surdo-mudo. Levado por seus amigos, o surdo é colocado frente a frente com Jesus. Bastou que Jesus lhe impusesse as mãos e pronto, foi atendido em seu maior desejo, comunicar-se. Falar, ouvir era tudo o que queria, era tudo de que precisava.
Neste episódio, Jesus faz questão de nos mostrar, por mais uma vez, o enorme poder das mãos. As mãos transmitem energia e força. São portadoras de bênçãos e de paz. As mãos são exemplos vivos de como deve ser o cristão; simplesmente porque as mãos não ficam somente no discurso, as mãos não falam, elas agem.
Uma coisa que nos chama a atenção é a atitude das pessoas que testemunharam a cura do surdo. Jesus recomendou, com tanta insistência, que não contassem a ninguém o que tinham visto, mas fizeram exatamente o contrário.
Bastou Jesus dizer não façam, para que todos fizessem. E, se Jesus tivesse pedido para divulgar o milagre? Dá para imaginar qual teria sido a reação de todo aquele povo?
Analisando este evangelho, dá para perceber como somos parecidos com aquela multidão. Nosso comportamento não é muito diferente. Parece que temos o dom de fazer tudo ao contrário.
Quando é para divulgar, gritar e espalhar... nós nos calamos. Quando é para calar, camuflar, manter sigilo e preservar um segredo... aumentamos o tom da voz, gritamos pelas ruas e praças. Fazemos questão de sermos ouvidos
Jesus mandou-nos sair pelo mundo contando tantas coisas... mandou espalhar suas Palavras, mandou contar que é necessário dividir os bens, partilhar a terra e o alimento. Mandou doar a segunda túnica. Mandou dizer que é preciso praticar a justiça e a fraternidade, mandou ainda amar o inimigo e viver o amor.
E nós? Generalizando, pouco fazemos para levar aos povos a Boa Nova e divulgar o seu Projeto de salvação. Nem tanto por desobediência, mas por covardia, inibição ou comodismo não tocamos nesses assuntos. Falta-nos coragem para evangelizar. E, se falamos, é bem baixinho, somente para uns dois ou três...
É comum nos referirmos ao deficiente auditivo como surdo-mudo. Na verdade, aquela pessoa a quem chamamos de surdo-mudo, é somente surdo. Seu único problema físico é auditivo. Ele não tem problemas vocais, poderia falar muito bem se ouvisse. Como não pode ouvir, não aprende a falar.
Pelo que vimos, ser mudo é uma conseqüência da surdez. Quantos "surdos-mudos" (entre aspas) encontramos no nosso dia-a-dia, talvez até sejamos um deles. Nos fazemos de surdos perante Jesus. Fingimos não ouvi-lo falando com severidade e exigindo mudanças. Estamos dando uma ocupação errada para as mãos. Tapamos os ouvidos com as mãos que deveriam ser usadas para agir.
A multidão estava impressionada e dizia: Jesus faz muito bem todas as coisas, faz os surdos ouvirem e os mudos falarem. Essa é a grande verdade, só Ele é capaz de abrir a boca do mudo e os ouvidos do surdo. Precisamos estar atentos ao Seu chamado, pois só Ele é capaz de tudo.
Permanentemente Jesus nos chama. Neste dia 7 de setembro, mais uma vez, Jesus nos fala através do Grito dos Excluídos, cujo lema é: “Vida em primeiro lugar”. Mas, infelizmente, pouca gente ouvirá e, se ouvir, pouco ou nada falará para não se comprometer. Enquanto isso, os opressores sorriem vitoriosos.
É hora de mudar, arrancar a mordaça e assumir o compromisso! Lembre-se: quem não abrir seus ouvidos e o seu coração, vai emudecer para sempre.
jorgelorente@ig.com.br