Conflitos em Gêneses

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.

Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.

Onde dois ou três se reunem, há um conflito em vista. Esta é a dura realidade que vivenciamos dia a dia em nossos relacionamentos. Os conflitos simplismente acontecem e estão presente no trabalho, familia e na igreja. Os conflitos podem ser perigo, mas também uma oportunidade e podemos aprender a lidar com eles de forma construtiva

A vida em termos de relacionamentos pessoais começa na família, é nela que encontramos os primeiros conflitos, viver dentro de uma família é o nosso primeiro estágio de existência. Dentro da famíla temos diferenças e preferencias, cada um gosta de um tipo de comida, um programa de tv, um gosta de sair outro de ficar em casa etc...

Temos quatro opçoes para lidar com conflitos...

Em Genesis 4 os conflitos sugem, na primeira familia, a família de Adão

História: Cada um dos filhos de Adão tinha sua prefência: Caim o Mais velho preferia lavrar a terra cuidar da lavoura, plantação

Abel preferiu cuidar de ovelhas. Até ai nem problema, só nos mostra que todos nós somos diferentes um dos outros.

Há uma outra diferença a intenção no coração: Caim era um filho “do diabo” (1 João 3:10), que “matou a seu irmão” porque “suas obras eram más” (v. 12). Caim era “abominável ao Senhor” (Pv. 3:32; 11:20; 16:5), assim como tudo dele: suas “mãos” (6:16-17), seus “lábios mentirosos” (12:22), seus “pensamentos” (15:26), seu “sacrifício” e “caminho” (15:8-9). Furiosos de rosto transformado

Abel ofereceu a melhor oferta ao Senhor, a intenção no coração de Abel agradou a Deus Hb 11: 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim, pelo qual obteve testemunho de se ser justo ...

Causa do conflito: As atitudes de Caim para com a oferta que decidiu oferecer a Deus, o problema foi a intenção do seu coração.

Jesus diz que o pecado não é algo externo, mas também a intenção impura no coração do homem Mt 5:27 João 3:15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.

A opção para resolver o conflito: A morte, violência e se estendeu até o dia de noé,

Hoje: também é uma escolha muito utilizada, violencia fisica, violencia verbal pode ser a morte no sentido de “eu não falo mais com você pra mim você morreu.

O limite do relacionamento de Caim com seu irmao era ele mesmo, sou eu responsável pelo meu irmão?. Além de si Caim não tinha nenhuma responsabilidade A resposta deveria ser sim sou responsável pelo meu irmão.

A opção mais rápida para resolver o conflito que Caim teve foi de acabar com seu irmão. Talves seja também a nossa opção, ao invés da conversa de buscar um mediador ou uma fonte externa, preferimos nós mesmo acabar com nosso irmão, nosso conjuge, nosso colega ou qualquer outra pessoa.

Rogério Alves de Carvalho
Enviado por Rogério Alves de Carvalho em 27/08/2009
Código do texto: T1778502
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.