A Vida e Deus (Reflexão)

Há um momento na vida em que chegamos a um ponto definitivo e crucial para o nosso entendimento dela, das pessoas e de nós mesmos, pois vida é movimento e nós, humanos, somos seres em constante aprimoramento em todos os sentidos.

É bom que seja assim, do contrário, a vida não faria sentido...

Para a entendermos e amadurecermos, só vivendo e encarando com toda força que nos for possível o que ela nos proporciona. Algumas pessoas não fazem isso...

Com certeza deveriam pensar melhor ao invés de colocar barreiras no seu próprio caminho. Não possuem vontade nenhuma de aprender com a vida e vivê-la de modo realmente intenso, que as faça melhores a cada momento.

A verdade é que esses seres vazios não acreditam mais em nada, e ainda querem que os outros não acreditem também, pois quem perde a esperança, perde tudo... Principalmente a felicidade própria, e pode ter certeza de que, na maioria das vezes, nesse caso, ninguém quer a felicidade de ninguém.

A vida passa e passa de modo rápido, as oportunidades são preciosas, passam rapidamente entre as nossas mãos, devemos saber colhê-las na hora certa e, uma vez conseguidas, essas chances devem ser usadas com plena sabedoria e discernimento, isso faz parte da maturidade.

Os golpes duros por que todos passamos e passaremos, é preciso suportá-los e, com desejo e ações, vencê-los, para com eles adquirir mais “bagagem de maturidade” para encarar o que virá pela frente.

Nós, pessoas abertas ao aprimoramento contínuo, suportamos com obstinação e recebemos toques suaves da alma que nos dotam de forças para que possamos crescer com estabilidade e certa rigidez para as adversidades da vida, mas sem perder a capacidade de receber e viver as dádivas e bênçãos sublimes e perenes que às vezes vêm aos turbilhões ou em pequenos gestos de amor e modestos carinhos na alma.

“O maior dos sábios é aquele que está sempre aprendendo”, sendo assim, o aprendizado é o motor de nossa existência; sem ele é nula a vida, inválida.

É obvio que a sabedoria depende da maturidade, mas cabe a nós tentarmos amadurecer continuamente.

Desperte em você o desejo de ser melhor, mas compreenda que para tudo há uma razão.

O engrandecer é proporcional à abertura que nós damos às lições perenes que o viver nos oferece, e às atitudes que tomamos.

Ter maturidade é lutar por nossos objetivos, aprender a refletir com os erros e acertos.

A pessoa só encontra a felicidade quando ela mesma deixa de ser o centro de sua vida. O que você deseja realmente? O que você faz para que isso aconteça? Você ama as pessoas e se sente bem perto delas?

A vida é composta de escolhas, decisões e efeitos...

Vivo a vida com a disposição de me aprimorar.

Cada um de nós carregou o dom da capacidade, talvez não do modo que esperamos, porque talvez o nosso ideal não seja o melhor.

Algo que infelizmente está faltando no mundo é aquilo que chamamos de "COMPREENSÃO". Parece que é artigo já extinto. Quase ninguém sabe o que é. Ou, se sabe, ignora-o. Não estou me referindo a erros de outras pessoas, e sim, desse sentimento em relação a nós mesmos: compreender os nossos próprios limites e enganos.

Deus não se guia pelo desejo do ser humano, pois, se assim fosse, já não haveria nada por que se lutar.

As leis de Deus não servem para nos aprisionar, mas para nos libertar. Essas ações divinas são demonstrações de possibilidades melhores, porém, precisamos enxergar nossa vida com os olhos do coração e da alma.

As adversidades, se bem compreendidas, nos ajudam a viver melhor.

Se tivermos uma vida desregrada, logo veremos as consequências negativas.

Deus só trabalhará para o nosso melhor, que talvez não seja o mesmo que julgamos melhor para nós.

Quantas indagações e reclamações nós nos fazemos? Não seria mais fácil compreender as nossas limitações?

Acreditemos em nós mesmos e sigamos alinhados com as forças positivas, criativas e construtivas de Deus, assim seremos capazes de realizar muito mais do que nós mesmos esperamos, pois a autoconfiança, no meio da caminhada, é extremamente necessária.

Por isso esta é uma pergunta que temos de fazer sempre: “Por que eu confio em mim”? Ou: “Por que eu não confio?” Ou: “Por que eu gosto de mim”? Ou: “Por que eu não gosto”?

Saber que a vida é um presente, sabemos. Apenas esse presente é desvalorizado...

O ser humano a vê de maneira mesquinha, como se o que está ruim anulasse o que há de bom.

Todos nós somos pessimistas, num fato ou situação, posso dizer que isso é absolutamente natural, mas o pessimismo é um portador de tristeza. Quanto mais somos negativistas, mais as coisas ficam péssimas.

O ser humano é assim por natureza, esquecendo-se de que essa atitude só irá servir para acumular temores.

Confunde-se pessimismo com realismo.

Alguns afirmam: “Não sou pessimista, é o mundo que é péssimo",

Se você só tem expectativas negativas, tenha certeza de que tudo que a vida lhe oferecer será péssimo.

A positividade tem poder. Uma força verdadeira.

Precisamos aprender a ter uma leitura boa da vida, escolhendo no que teremos fé, e essa força age positivamente e cria situações positivas.

A felicidade vem com a positividade, o negativismo nos faz não ter perspectivas, cria uma situação de negatividade que faz a pessoa não acreditar em si, e assim tudo fica mal.

Saber ser feliz... A felicidade é a construção, parte desse processo é nosso pensamento. Ter sempre uma boa leitura, um pensamento novo.

Será que certo fato não nos fez crescer? Lembremo-nos de que a vida é um crescimento.

Se acreditarmos ser um problema, somos.

Sobretudo, devemos agir, e positivamente. Sempre refletir que podemos mudar. A vida quer nos fornecer o valor das coisas. Tudo nela são bênçãos, como nosso poder de escolher nossos caminhos.

Viver é um crescimento diário, evolução, cujas etapas são a alegria, tristeza, auges, decadências.

Precisamos crescer. Talvez a melhor maneira não seja a mais fácil, mas há que se ter sempre como meta o nosso aperfeiçoamento. Talvez pela dor, um elemento fundamental à evolução do ser humano, que cabe a ele mesmo. Para isso, talvez seja fundamental a aceitação e o reconhecimento do valor e da incógnita da vida.

O bem é agora.Talvez a vida possa parecer injusta, ou Deus ausente. Mas precisamos pagar pelas nossas ações.

Talvez cheios de egoísmo, não percebamos que o bem é fruto de nossas ações, ou um passo importante para amadurecermos, e assim, colocarmos em prática os sentimentos que nos fazem merecedores de sermos chamados de seres humanos: amor, caridade, generosidade.

A essência é aproveitar a vida procurando ser melhor a cada dia, a evolução como um ser humano em busca do auge. Auge do amor, da bondade, da fé, do amor, da fraternidade. Para isso, é preciso, sobretudo, termos atitudes positivas.

Quando isso acontecer, saberemos que esse auge da vida só se consegue na busca da melhora diária.Os caminhos do coração são os melhores, sempre.

Deus nos deu sabedoria, amor, inteligência e um coração que bate, mantendo a vida. É símbolo de amor, pois ele é tão importante quanto o sangue nas veias. O que seríamos sem ele? Vegetais. Nele encontramos todas as respostas, conforto para todas as dores.

Pelo amor, encontramos o necessário para a felicidade - os caminhos do coração são certos e diretos.

Tudo de que precisamos está em nós, porque temos amor e por isso somos fortes.

Para viver sempre alegres é preciso que vivamos guiados pelo coração. Deus colocou o amor e está sempre nele, ou seja, sempre toma os caminhos corretos.

Ele colocou seu poder em você, isto o faz forte.

Ele nos apoia porque nos ama, carrega-nos, pois tem por nós amor de pai. Ele desperta em nós a nossa força, e diz: “Venha até mim, sou sua força, sou seu Deus.”

Somos feitos de partículas invisíveis de luz divina , e tudo está unido a tudo. Meu Deus! Não me abandone! Dai-me forças para vencer as lutas da vida.

Ele é o caminho, a verdade, o saneador, o acalentador.

Os caminhos do coração são de amor, porque o ser humano é feito de amor.

Graças ao coração, vamos adquirindo sentimentos humanos. Sigamos os caminhos dele sempre!

- O QUE É VIVER?

Crescer com nossos tropeços?

É bem difícil saber o valor de uma vida...Temos muitos sofrimentos e teremos, porém também carregamos momentos que jamais teriam acontecido, se não tivéssemos ousado além dos nossos limites. São muitos os males, mas cada um nos ensina algo. Aprendemos coisas com as dores: jamais nos revoltar com o que a vida nos coloca. Ela é mestra, demonstra ao ser humano o que ele realmente é...

O que é a vida verdadeiramente? Viver é amar. Amemos sempre e a todos. Se não tivéssemos atribulações, não reconheceríamos o valor da vida, de Deus, do semelhante como ser humano, nem seríamos o que somos. Senão, como reconhecer que se é feliz se não conhecer a tristeza?

Viver é adquirir grande soma de conhecimentos em relação ao que realmente somos e queremos, assim nos tornamos mais maduros, e assim conquistamos momentos e mais momentos de satisfação e felicidade, que são uma eterna busca por aquele que tem vasta soma de conhecimentos sobre o que nos trouxe à Terra: o amor.

Viver é o maior presente divino e sempre valerá a pena mesmo em meio às piores situações de teste que Deus nos impõe para nos mostrar que é preciso que algo mude.

É deplorável ver tantas pessoas desperdiçando a vida como se fosse algo sem valor, mas não se dão conta de que estão jogando tempo fora porque só se vive uma vez.

Desvalorizar a vida é um gesto de claro ateísmo.

Viver vale a pena?

Estamos aqui para fazer a diferença, para saber até onde podemos chegar através do aprendizado do amor, e podemos chegar ao topo.

Esse “valor” é relativo para cada um de nós, pois só nós mesmos podemos tornar a vida valorosa: pelo que somos realmente como seres humanos.

Você sabe fazer sua vida valer a pena?

Viver é muito mais do que só existir. E fica melhor quando se é feliz.

A vida é uma incógnita divina, que nos oferece maneiras de crescer como ser humano, às vezes de forma incompreensível, mas sempre um crescimento.

Talvez pelo sofrimento que, aliás, é apenas um modo pessimista de ver as coisas. Por mais que se tenha tudo de material, jamais conseguiríamos ser felizes se não chegássemos à essência humana: amor, fé.

A fé, para nós, atualmente, perdeu o seu significado. Hoje em dia essa palavra significa uma crença vaga e pouco clara numa coisa qualquer, mas ela é a base da existência humana. A nossa fé é tão racionada que não reconhecemos aquilo que vem do Pai se não reconhecemos Deus como Deus. Fé não é só ter esperança, acreditar ou de alguma forma esperar que algo aconteça, mas é saber, é ter certeza absoluta de que Deus é nosso parceiro. Ter fé é acreditar que Deus está conosco. Seu amor não tem limites! Ele é tão grande que irá a qualquer extremo. Deus sempre quer que sejamos melhores.

O amor fraterno move a vida, pois é o resumo de todos os sagrados ensinamentos cristãos. A partir do momento em que entendemos que o amor é a base da vida, entendemos o ser humano, assim nos mostrando cristãos. O ser humano jamais poderá ser feliz se não nutrir sua alma de amor, como faz com o corpo: primeiro amor a nós mesmos e, depois, aos outros.

Só se entende a Deus se se entende o amor. Só se tem fé se houver amor.

Ter um elo com a vida é ser feliz, amar, viver com sabedoria. Elo com Deus, com a família, com a bondade, com a fé, elo com o próximo, elo de amor.

Ser humano pleno é aquele que, a cada momento, aproveita uma oportunidade de começar a transformar seus sonhos em realidade. O que já passou não importa mais. Sim, o passado nos trouxe até aqui. Mas agora nosso caminho se divide em infinitas direções e nós podemos escolher qual delas devemos seguir. Aprendamos com o passado e deixemo-lo para trás. Desejar que tivesse sido diferente é perda de tempo e energia. Continuar convivendo com as limitações do que já foi é desperdiçar o enorme potencial da nossa vida. Nosso passado não define quem somos ou o que podemos conquistar. Quem decide isso somos nós.

A vida é uma bênção sublime, suprema e absoluta. Só que o homem, na sua gana por coisas insignificantes, por valores mundanos, abandona a Deus.

O ser humano suja essa bênção cada vez que espezinha o outro tratando-o feito lixo.

Como podem se tratar com mesquinhez ou até maldade? O que mais dói é que essa atitude é comum desde o começo do mundo. Como a vida humana é vista de forma tão banal, e, pior, como isso pode ser tão comum?

Deus quer que cresçamos, para isso precisamos ser bons.

O homem, cientificamente dito inteligente, às vezes age como os bichos, mas não por necessidade, alimento, e sim, por maldade, e assim se torna seu predador com atitudes semelhantes às de animais, com uma diferença: os animais têm um instinto de respeito entre si, apenas devoram aos de outra espécie. Eles matam por fome, ou se estão ameaçados, e o homem, por dinheiro, ganância, ódio.O homem, que se atribui inteligência, não respeita a vida de sua raça. Nem índios canibais agiam assim, entre eles havia respeito. Só existe um predador para o bicho-homem: o PRÓPRIO BICHO-HOMEM!

Como se chega ao fundo de um ser humano?

Emoções, raízes dos sentimentos,

Não existe lei que institua: "Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.” Se está o ser humano provido de sabedoria, por que ser tomado pela insânia da maldade se até animais se protegem? O ser humano é seu predador. Mata, morre, como animais, e como animais vive.

Vem à tona uma pergunta cruel: qual é o valor do ser humano?

9 – DEIXEMOS O PASSADO LÁ ATRÁS

A vida é uma incógnita divina, que nos oferece maneiras de crescer como ser humano, às vezes de forma incompreensível, mas sempre um crescimento.

Talvez pelo sofrimento que, aliás, é apenas um modo pessimista de ver as coisas. Por mais que se tenha tudo de material, jamais conseguiríamos ser felizes se não chegássemos à essência humana: amor, fé.

A fé, para nós, atualmente, perdeu o seu significado. Hoje em dia essa palavra significa uma crença vaga e pouco clara numa coisa qualquer, mas ela é a base da existência humana. A nossa fé é tão racionada que não reconhecemos aquilo que vem do Pai se não reconhecemos Deus como Deus. Fé não é só ter esperança, acreditar ou de alguma forma esperar que algo aconteça, mas é saber, é ter certeza absoluta de que Deus é nosso parceiro. Ter fé é acreditar que Deus está conosco. Seu amor não tem limites! Ele é tão grande que irá a qualquer extremo. Deus sempre quer que sejamos melhores.

O amor fraterno move a vida, pois é o resumo de todos os sagrados ensinamentos cristãos. A partir do momento em que entendemos que o amor é a base da vida, entendemos o ser humano, assim nos mostrando cristãos. O ser humano jamais poderá ser feliz se não nutrir sua alma de amor, como faz com o corpo: primeiro amor a nós mesmos e, depois, aos outros.

Só se entende a Deus se se entende o amor. Só se tem fé se houver amor.

Ter um elo com a vida é ser feliz, amar, viver com sabedoria. Elo com Deus, com a família, com a bondade, com a fé, elo com o próximo, elo de amor.

Ser humano pleno é aquele que, a cada momento, aproveita uma oportunidade de começar a transformar seus sonhos em realidade. O que já passou não importa mais. Sim, o passado nos trouxe até aqui. Mas agora nosso caminho se divide em infinitas direções e nós podemos escolher qual delas devemos seguir. Aprendamos com o passado e deixemo-lo para trás. Desejar que tivesse sido diferente é perda de tempo e energia. Continuar convivendo com as limitações do que já foi é desperdiçar o enorme potencial da nossa vida. Nosso passado não define quem somos ou o que podemos conquistar. Quem decide isso somos nós.

10 - MULHER DIVINA

Aquela que é maravilhosa acima de tudo. Que pode, com um sorriso, provocar amor e felicidade.

Provida de amor. Um ser sublime, a tal ponto que Deus a fez geradora e provedora da mais nobre criação divina: a vida humana.

Como mãe, oferece o amor de forma mais real.

Como esposa, oferece dia a dia o respeito, a amizade e o desejo da partilha de uma vida, e a vivência de um belo sentimento.

Como ser humano, age com força e não perde a graça.

Age com firmeza e não perde o amor.

Age com o pé no chão, mas não perde o sonho.

É de batalhas que se vive a vida... luta, age, vai à frente.

Ama e se deixa ser amada.

Tem fé em Deus e nela mesma.

Respeita porque ama.

Ama porque é nobre.

Ó mãe, provida tu és de amor.

Em ti Deus se manifesta no mais notório milagre... a vida!

Tu és ser humano de alma nobre.

Tu provês a vida, assim, provês o amor.

Em ti, mulher, Deus se mostra.

Tu és de alma nobre.

A ti dedico meu singelo respeito.

Agradeço a Deus por ti, oh, anjo!

11 – FRATERNIDADE

Felicidade é conquistar.

Felicidade...

Sentir-nos amados? Dar amor? Estar rodeado de amigos? Sorrir com eles? O que é felicidade? Não procurar respostas? Tê-las no coração?

Tudo isso são bênçãos. São conquistas dadas pela força do amor, que se mostra um sentimento supremo, que une o ser humano fraternalmente em amizade. Esse sentimento, em plenitude absoluta, nos ensina tudo o que precisamos para obtermos a plena paz, que significa estar no meio disso tudo e ainda ter calma em nosso coração.

O que é ser feliz?

Ter bons sentimentos, amor, alegria?? Claro que é fundamental. Mas não é tudo.

Felicidade é reconhecer as bênçãos concedidas por Deus e usá-las, sabendo sempre que pertencemos a Ele. Saber reconhecer as adversidades da vida como o caminho para o crescimento, melhora, conhecimento. É o aproveitamento de tudo aquilo que nos é oferecido por Deus.

Felicidade é amar, amando se é amado, sendo amado se é feliz.

Deus nos oferece a felicidade para tê-la em plenitude absoluta, temos que despertar em nós os bons sentimentos pregados por Jesus Cristo para obtermos a plenitude desta tão gloriosa bênção, concedida àqueles que amam.

Ser feliz é fazer das adversidades da vida um aprendizado, crescendo sempre e, para isso, amar sempre, respeitar a todos.

Os outros nos tratam como nós os tratamos.

Amemos sempre...

Procuremos a eterna plenitude, que só encontraremos quando soubermos o real significado de fraternidade. A fraternidade é o sentimento tão supremo que nos une: amor fraterno, tão sublime, que apenas Jesus Cristo o teve em plenitude, ao fim de Sua trajetória terrena.

O amor fraterno deve ser alimentado e torna-se uma fonte certa de serviço alegre.

Ele move a vida, pois é o resumo de todos os sagrados ensinamentos cristãos.

Onde encontrar esses sentimentos cristãos?... No sagrado templo do amor, ou seja, em nós mesmos.

“Pode ser que um dia tudo acabe. Mas, com o amor, construiremos tudo novamente,

cada vez de forma diferente, sendo único e inesquecível cada momento...”

Às vezes, por mais que achemos que tudo possa não dar certo, procuramos a Deus, mas Ele só age em nós por meio de nós. A força divina não age se não for através de nossa vontade. Somos um sucesso, mesmo que não achemos isso. Deus age por meio da nossa confiança em nós mesmos. Se não confiarmos em nós, nada acontece.

Deus quer fazer tudo por nós, age pelo nosso desejo de prosperidade. Não fazemos nada sozinhos, mas somos parte fundamental. Deus age conforme nossa confiança, é preciso sempre ter sonhos. Os nossos sonhos dependem de nós, sonhos não, metas, metas reais.

A felicidade é um composto de realizações, que pode sempre contar com a graça provida pelo Supremo Mestre. Deus, em sua infinita graça, como supremo benemérito absoluto, nos concede o benefício de consumar nossos objetivos, tendo em vista nossa fé, mas também nossa confiança em nós mesmos. Deus age. Para isso, temos que nos demonstrar merecedores da graça benemérita e gloriosamente dada pelo senhor Deus. Demonstra-se, aí, o poder da nossa força interior. Uma força incógnita, que talvez nem nós a conheçamos integralmente, mas está em nós e vem de nós. A força que gera nossa gana positiva de prosseguir no caminho que leva à melhora diária.

O amor é como integrante do processo da evolução humana, sentimento que nos torna dignos de sermos chamados de humanos.

Tudo que Deus faz por nós é uma ação conjunta conosco.

A incógnita da vida nos oferece coisas boas, muito boas, e talvez não saibamos enxergar os modos que ela encontrou para sermos melhores.

Colocamo-nos em contradição conosco, por inibição.

Analisemos que tudo o que acontece nos faz crescer de vários modos. Olhemos para nós com sinceridade.

Certos fatos, que talvez nos pareçam maus, nos fazem olhar as coisas de outra maneira melhor, tomar atitudes positivas.

Nós fazemos ideia de Deus, da vida, mas nossa visão é pobre, pois não sabemos aceitá-la como uma trajetória de crescimento.

Para nos acontecerem coisas boas, precisamos estar bem, sabendo que viver é crescer.

A vida é mestra de fazer-nos passar por tudo, aprender sempre mais.

Deus está cuidando para que nós avancemos. Podemos escolher se vamos segui-Lo.

Ele nos convida a conversarmos e deixá-Lo saber de tudo o que nos preocupa. Nós não precisamos primeiro consertar as nossas atitudes. Também não precisamos ser educados, teologicamente corretos ou santos. É da própria natureza de Deus ser amável e receptivo quando vamos até Ele do jeito que somos.

Ele sempre está em nossa frente, mas precisa de nós para agir.

Devemos usufruir do que estamos vivendo, sem pretensão, ganância.

Às vezes não damos nada de nós e queremos tudo de Deus, mas Ele facilita vir o efeito, resultado do nosso trabalho.

Se não confiarmos em nós, nada acontece...Deus nos faz forte na fraqueza.

A fé é uma semente que, germinando, faz com que nos tornemos difusores de Jesus e, mesmo que tudo pareça sem esperança, Ele nos dá força, porque estamos em comunhão com Cristo.

Ele tem tanto para nos doar, mostrar que está conosco, mesmo quando as fraquezas humanas nos impedem de enxergá-Lo, até na hora em que blasfemamos duvidando de Sua presença, nos fechando a Deus. Nessa hora Ele está ainda mais presente, pronto a agir. Por mais que a fé humana seja racionada, Ele não se raciona, Sua complacência é infinita. Por mais que erremos, Deus está conosco, assim, com sua bondade, nos faz parte dele e Ele de nós.

Estando com Ele e aceitando-O, não há problema que nos vença, erro que misericórdia não perdoe. Ele nos concede a graça de um recomeço, um recomeço real, com arrependimento. Se há arrependimento há perdão, às vezes basta que perdoemos. Arrependimento é uma mudança real de coração. Vamos pedir que Deus esteja dia a dia ao nosso lado, guiando-nos. Ele nos chama a estar em comunhão com Ele e, assim, nos renovarmos em Cristo.

O que seria do ser humano sem fé, sem Deus, otimismo?

Seguir, em busca de um ideal, um objetivo, um desejo...

Com fé seguir, e mesmo se tudo parecer acabado, a esperança até extinta, lembremo-nos de Deus.

Com ele somos fortes, pois Ele está em nós e nós Nele. Isso nos faz capaz de reconhecer que viver vale a pena.

Ele vai prover, vai agir, mas nós é que temos de abrir-nos a Ele.

Ele nos ama, e prova isso.

Deus tem tanto para amar-nos, perdoar-nos, mostrar-nos que está bem perto.

A fé humana é frágil, mas Deus é forte, aquele que está em nós na mais profunda angústia, mesmo que O reneguemos, blasfememos, duvidemos de Sua misericórdia suprema.

Por mais que erremos, Deus não tem limites.

Nos atos talvez sórdidos, Deus nos oferece perdão, misericórdia, um caminho de afeto, respeito, renovação. Age com bondade e faz de tudo para que ajamos assim também, embora não consigamos, talvez porque isso já não está em destaque, na moda…

Deus é bom. Colocou bondade em todos nós, mas lamento ter certeza de que não a praticamos como Jesus nos mandou, afinal, amar o próximo é ter bondade, que alguns olhos nem viram, nem alguns ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em alguns corações humanos.

Deus tem preparada, para aqueles que O amam e vivem segundo seus ensinamentos de bondade, uma grande recompensa, viver ao seu lado,na derradeira morada, o reino dos Céus.

21 - AMOR AO PRÓXIMO

Deus ama-nos, apesar de erros, pecados. Nossa fé é racionada, Deus não. Mesmo que até digamos: “Onde está Deus? Se Ele é misericórdia, por que eu sofro tanto?”

Sem sofrimento, não amadurecemos os sentimentos humanos, os que nos habilitam a sermos nomeados de seres humanos - bondade, fraternidade, fé, amor, respeito, amizade. Em tudo e em todos jaz a presença de Deus, é necessário saber descobrir neles a bondade que expressa a sua essência, a sua origem, igualmente presente em todas as vidas. Seríamos amargos, teríamos uma vida de utopia, sem tais sentimentos.

O mistério do sofrimento humano ganha sentido apenas com a morte de Jesus, que na cruz sofreu as piores dores. Nele, apesar de continuarmos a não entender nossa dor, podemos ter esperança de uma libertação e de uma comunhão com a paixão de Jesus Cristo pela redenção do mundo. Não somos poupados da nossa sina, mas aprendemos a olhá-la como instrumento de nossa salvação e preparação para a felicidade que nunca terminará no céu. Saber que Deus não nos deixa carregar um peso maior que nossas forças, ou seja, que Deus coloca limite à nossa dor, traz uma grande serenidade ao nosso coração. Até lá, onde o mal parece vencer e a vida humana perde sua dignidade, a mão de Deus está colocando limites.

Se soubermos manter vivas nossa fé e esperança, colocando nossas vidas nas mãos de Deus, seremos sempre vencedores, ainda que aparentemente vencidos, pois não esperamos recompensa aqui na terra, onde tudo é passageiro, mas mantemos nossa esperança na recompensa eterna.

Ao primeiro obstáculo fraquejamos, erramos, queremos Deus só na dor, mas Deus não tem limite, ama-nos mesmo quando nos esquecemos Dele.

Se a vida fosse perfeita não teríamos fé, e não reconheceríamos o valor de Deus. Sem sofrimento, não nos reconheceríamos falhos, necessitados do Senhor, e assim aprenderíamos a compreender...

Parentesco entre irmãos, união fraternal, convivência como de irmãos de sangue, amor ao próximo, harmonia e camaradagem, isso que encontramos nos dicionários, é o significado da palavra Fraternidade, embora saibamos que as pessoas fundam ou se organizam em Fraternidades com objetivos materiais, religiosos, culturais, sociais.

Saint serviteur de Dieu et le Christ
Enviado por Saint serviteur de Dieu et le Christ em 21/08/2009
Código do texto: T1766620
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.