Conta as Bênçãos

“Porem todos os homens de Israel vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente”. 1Sm 17:24

No cantor cristão tem um hino chamado “Conta as Bênçãos” que diz em seu coro: Conta as bênçãos, conta quantas são Recebidas da divina mão; Uma a uma, dize-as de uma vez, Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez. Israel não contou as bênçãos, porque se tivesse contado, descobriria que não havia motivo para que os homens de Israel estivessem amedrontados por causa de um homem. Quem é mais forte o mar vermelho ou Golias? As muralhas de Jerico ou Golias? O que é mais fácil de se deter o sol e a lua ou Golias? Mais é o que acontece quando esquecemos de contar as bênçãos um simples mortal como no caso aqui foi Golias se tornou na mente dos Israelitas muito maior do que o nosso Deus, a ponto de fazer com que eles o esquecesse e também se esquecessem de toda a sua historia desde a chamada de Abraão e os demais patriarcas como Isaque, Jacó, José e Moisés. Em Dt 6:20-25 está escrito: “Quando teu filho te perguntar pelo tempo adiante, dizendo: Quais são os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito, porem o Senhor nos tirou com mão forte do Egito; E o Senhor fez sinais grandes, e penosas maravilhas no Egito, a Faraó e a toda a sua casa, aos nossos olhos; E Dalí nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temer ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpetuo bem, para nos guardar em vida, como nos dias de hoje”. Pelo que estamos vendo essa geração esqueceu de fazer o dever de casa, ou seja eles esqueceram de realizarem o culto domestico diariamente. Eles também se esqueceram de Josué e da recomendação que Deus fez a ele em Js 1:8 quando Deus diz: “Não te aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito, porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás”. E Josué foi um excelente aluno vejamos aqui alguns exemplos que Israel jamais poderia ter esquecido. Em Js 4:21-24 ele diz: “E falou aos filhos de Israel dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais dizendo: Que significam estas pedra? Fareis saber a vossos filhos dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o Senhor vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos; para que todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor que é forte para que temais ao Senhor vosso Deus todos os dias”. Ele Também edificou um altar e escreveu a lei em pedras e leu em alta voz todas as palavras da lei a benção e a maldição conforme a tudo o que está escrito no livro da lei. Js 8:30-35. Em Js 23:3 ele exorta o povo a observar a lei do Senhor dizendo: “Esforçai-vos, pois, muito para guardares e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dele não vos apartes, nem para a direita nem para a esquerda”. Como podemos ver não havia motivos pra Israel está amedrontada por causa de um homem, havia? E eu pergunto: também há motivos pra gente se amedrontar com os nossos problemas cotidianos, sejam eles de que espécie for? ainda mais sabendo o que o nosso Mestre disse: “No mundo tereis aflições mas tende bom animo eu venci o mundo”. Mas nessa situação vivida por Israel nós temos um bom exemplo alguém que assim como é a Igreja de Cristo ungida pelo Espírito Santo de Deus ele também foi. Diz assim o texto em 1Sm 16:13 “Então Samuel tomou o vazo de azeite, e ungiu no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então Samuel se levantou, e se tornou a Rama”. E Davi fez a diferença nesse momento contou uma a uma as suas batalhas e engrandeceu o nome do Senhor dizendo: “Assim feriu o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso, ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo” 1Sm 17:36-37.Aleluia! Gloria a Deus! No cantor cristão tem um hino chamado “Vitória nas Lutas” que diz em sua primeira estrofe: Temos por lutas passado, Umas temíveis, cruéis, mas o Senhor tem livrado Delas seus servos fieis. Força e poder nos tem dado; Ele nos tem sustentado, Dando-nos sua mão, Vida de paz, perdão, Salvação! Sim, Deus é por nós! Quem nos vencerá? Dar-nos-á poder real; Deus nos guardará. Defender-nos-á. Livrará do mal; Vamos irmãos, cantar, Nosso Senhor louvar, Exaltar! Amem.

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 31/07/2009
Código do texto: T1729712
Classificação de conteúdo: seguro