NAS ASAS DA LIBERDADE ...

Antes do seu exercício, seria oportuno cada um de nós pensar um pouco sobre o que significa liberdade e, as conseqüências da busca pela liberdade.

Conforme o Aurélio, entre os significados do que seja liberdade, consideramos neste texto, os dois seguintes:

LIBERDADE:

É a faculdade (capacidade) de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.

Confiança, intimidade (às vezes abusiva).

Certa vez conversava com um velho conhecido sobre a decisão de viver como um cristão e suas implicações. Ao final ele disse que sabia ser uma excelente opção; mas, queria continuar sendo livre pra fazer o que quisesse...

Considerando-se que, tenho algumas esquisitices como seja o costume de pensar muito sobre o que vejo ou escuto... Quando ele saiu, fiquei pensando com os meus botões, se seria possível essa liberdade (pra fazer o que quiser); tão presente na mente das pessoas.

Nas décadas de setenta e oitenta, ouvíamos muito falar sobre jovens que, saiam da casa dos pais, pra morarem sozinhos, porque ansiavam um pouco de liberdade - desejando serem livres pra fazer o que quiser...

Casais apartam os cacos em nome da liberdade... Crianças com o dedo em riste afirmam serem donas do próprio nariz, etc...

Hoje, quando a falta de padrões éticos e morais, são confundidos com liberdade, vale questionar:

O QUE SERIA (de fato) LIBERDADE?

Ou, a que tipo de liberdade estaríamos nos referindo?

Lembro de uma frase muito comum na época da Ditadura Militar:

SUA LIBERDADE TERMINA; ONDE COMEÇAM OS MEUS DIREITOS...

Certamente, liberdade não deve ser confundida com:

Falta de padrões éticos ou morais; falta de tabus; falta de princípios; falta de regras sociais, etc...

Seremos de fato livres quando tivermos (inclusive) o direito de não fazer o que a maioria faz ou acha que devemos fazer.

É necessário entender que liberdade não significa viver fora de uma cadeia ou de um presídio – existem pessoas reclusas (que se sentem) mais livres que pessoas que nunca foram condenadas a viver numa prisão.

A LIBERDADE consiste numa condição presente no coração das pessoas... Pessoas como JESUS CRISTO (como homem), o Apóstolo Paulo (do Novo Testamento), etc... Foram as pessoas mais livres de quem ouvi falar; muito embora tenham vivido de forma extremamente obediente ao CRIADOR...

Foi justamente JESUS que disse:

E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará (João 8:32).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/07/2009
Reeditado em 26/07/2009
Código do texto: T1719704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.