Jesus em sua pátria não é bem recebido

 

            Jesus depois de percorrer toda região ensinando nos templos, realizando curas, vai a sua pátria e começa também a ensinar na sinagoga. Então, alguns ao verem se indagam entre si: Este não é o filho do carpinteiro? De onde vem tanta sabedoria? E se escandalizaram.

Pois bem, por que será que Mateus relata esta passagem bíblica? Porque este Evangelho tem grande significado para reflexão em todos os sentidos. Uma delas está na forma como olhamos as pessoas diante de nós. Pois o fato de conhecerem Jesus, sua vida, sua infância junto aos seus, foi a causa de que não conseguissem vê-lo como Filho de Deus. Não perceberam nele sua dimensão espiritual. Certamente, aqueles que conheciam Jesus somente  como homem, só o viam como uma pessoa exclusivamente humana.

Quando procuramos querer entender a dimensão espiritual, é necessário fecharmos os olhos da razão e abrirmos os olhos da Fé. Jamais chegaremos às respostas espirituais se ficarmos querendo entender com os olhos exclusivamente humanos.

Quantas pessoas dizem ser ateus, dizem não acreditar numa vida após a morte, porque querem explicações de dimensões espirituais pela lógica, pela racionalidade humana? E assim, não encontram as respostas para suas dúvidas, isto é muito comum. Muitos chegam a ponto de viverem grandes graças, porém, não percebem tais acontecimentos, simplesmente porque estão apenas vivendo um mundo dentro da lógica humana.

Outro ponto importante que este texto nos proporciona refletir, está relacionado à falta de receber Graças. Isto é, o texto diz que naquela cidade Jesus não conseguiu realizar nenhum milagre.

Pois bem, muitas curas realizadas por Jesus se deram porque a Fé daqueles que a Ele recorriam,  era grande. Em muitas passagens temos o relato de Jesus: “Tua fé te salvou, te curou, etc”. Qual o sentido destas palavras? A realização de uma graça, de uma cura ou mesmo de um milagre ocorre a partir do homem, e não de Deus. Isto é, Deus realiza a partir do momento que o homem aceita e acredita que Deus pode fazer. No entanto, quando se permite à humanidade falar mais alto, quando se olha para Deus apenas com os olhos humanos a fé deixa de existir.

Mas ainda podemos refletir nesta passagem algo mais profundo que acontece no cotidiano da vida. Quantas vezes não acreditamos ou não damos ouvidos à Palavra de Deus, porque ela nos é transmitida por pessoas as quais conhecemos sua vida! Aí ficamos dizendo entre nós: “... nossa aquela pessoa fala isto, fala aquilo, mas você a conhece?” Ou dizemos: “quando passa perto da gente nem cumprimenta” ou ainda, “ouvi falar isto, aquilo dela”. Enfim, o fato de conhecermos as pessoas é motivo de deixarmos de dar ouvidos às Palavras de Deus, que são transmitidas através dos homens nos dias de hoje. 

 Enfim, este texto evangélico é muito atual, pois muitas vezes olhamos o mundo da forma como caminha, como por exemplo, a falta de amor entre as pessoas, a violência, a indiferença entre os semelhantes, e constatamos que isto tudo,  está na falta de ouvirmos a Palavra de Deus, que é proferida através dos homens. É fundamental que saibamos diferenciar o homem enquanto humano e o homem enquanto divino, para que possamos ouvir atentamente e percebamos, que ainda que as pessoas possam ter suas falhas, tenham sua humanidade exposta, também podem ser um instrumento de Deus para a salvação dos homens.

Revisão:
Vera Lucia Cardoso

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 07/07/2009
Reeditado em 07/07/2009
Código do texto: T1687246
Classificação de conteúdo: seguro