UM SÓ CORPO
ROMANOS 12.4-8
Não só pensando em vida espiritual ou trabalho em igreja, mas em tudo o que é feito em equipe, nós somos como um só corpo e seus membros. Cada membro tem sua função, e se uma destas funções deixa de ser executada é como se um membro ou órgão deste corpo deixasse de funcionar.
Minha intenção não é exaltar a importância deste ou aquele membro do corpo, mas falar da unidade necessária. Para você escrever são necessárias suas mãos, mas também é preciso que os braços se movimentem conduzindo suas mãos e os olhos que estão um pouco distantes das mãos precisam ver por onde seguem os braços e as mãos para conduzí-los até o papel e mostrar onde está o espaço destinado para que se escreva. Assim somos nós enquanto grupo, cada um tem sua função, e mesmo que não vejamos ligação entre as funções, na verdade elas dependem uma da outra.
DEUS nos criou diferentes um do outro, cada um com seu dom, cada qual com suas habilidades, para que assim possamos trabalhar em sua obra e servir um ao outro, pois somos membros uns dos outros (Romanos 12.5).
Um dom espiritual (Romanos 12.6) pode constituir-se de uma disposição interior, bem como uma capacitação ou aptidão (Filipenses 2.13) concedida pelo ESPÍRITO SANTO ao indivídiuo para edificar o povo de DEUS e expressar o amor d'ELE às pessoas.
A graça de DEUS opera em seus filhos, para produzir nele tanto o desejo quanto o poder para cumprir a sua vontade. Mesmo assim, a obra de DEUS dentro de nós não é de compulsão ou graça irresistível. A obra da graça dentro de nós (II Timóteo 4.17-18) sempre depende da nossa fidelidade e cooperação (Filipenses 2.14-16).
Falando é corpo, é impossível não lembrar que nosso corpo é o mais lindo e importante templo do ESPÍRITO SANTO (I Coríntios 3.16), e como os levitas é nosso dever cuidar do templo. Como templo devemos ser santos, ou seja, separados para DEUS. DEUS é santo, e as qualidades de DEUS devem ser as qualidades de seu povo. A idéia principal da santidade é a separação dos modos ímpios do mundo e a dedicação a DEUS (I Pedro 1.14-16), por amor, para o seu serviço e adoração.
Devemos cuidar do corpo e não é bom que uma mão destrua a perna, ou que a perna conduza propositalmente o pé para chutar a parede... Você enquanto membro deste corpo, tem cuidado dos outros membros?