Liturgia da Palavra
Mt 5,38-42
- Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
COMENTÁRIO:
Jesus, manso e humilde de coração, nos mostra nesta passagem que a vingança pode nos causar danos irreparáveis. Melhor não revidar, permanecer em silêncio e deixar que nosso testemunho fale mais alto. Dessa forma, estaremos não só sendo coerente com a vontade de Deus, como também superando o orgulho que ainda habita dentro de nós.
Quantas vezes fomos julgados injustamente, quantas vezes suportamos todo tipo de humilhação, quantas vezes nos sentimos rejeitados. Mas Deus, na sua infinita bondade, nos fala através de sua palavra que na vida esses percalços existem sim, mas que Ele não nos dá um fardo maior do que possamos carregar. Ele nos diz também que os humilhados serão exaltados, que todo aquele que quiser segui-lo tome a sua cruz e carregue, pois quem o segue não anda nas trevas.
Ponderemos nas horas em que formos caluniados, o silêncio muitas vezes é a melhor resposta.
Pensemos nisso.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.