FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 

                   Dt 4, 32-34.39-40; Sl 32 ; Rm 8, 14-17; Mt 28,16-20

 

                      A Festa da Santíssima Trindade lembra-nos a natureza amorosa e os aspectos de Deus. Deus é o insondável mistério que se revela continuamente aos seres humanos através da história. Ele é o nosso criador, fonte de nossa vida, que quer uma amizade pessoal e muito próxima conosco. Deus é o nosso libertador, cujo plano é livrar os seres humanos de todas formas de escravidão.Ele é o Pai amoroso e amigo e nós somos seus filhos e herdeiros.

         O evangelho de hoje revela a raiz da natureza amorosa de Deus: Deus é uma Trindade. Isso significa que Deus não é único, mas uma comunidade de amor. Deus é o amor feito vida, a personificação do amor. A vida do Deus de Amor é comunicada às pessoas e repartida com todos para trazer felicidade e libertação, até que os homens e toda a criação de Deus participem de seu amor por toda a eternidade.

                Mateus relata nestes vv que os apóstolos vão à Galileia, como que voltando ao começo e abandonando Jerusalém, aonde Jesus  foi só para morrer. Sobe a um monte, em ascensão simbólica, como quando lançou seu manifesto (5-7) ou se transfigurou (17). Os onze daquele momento representam toda a Igreja. Jesus toma a Palavra, afirmando sua plena autoridade recebida de Deus Pai. Em virtude desta, envia seus discípulos para a missão universal, não mais limitada aos judeus. Como rito de consagração administrarão o batismo, com a invocação trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo. Inaugura-se o tempo da Igreja, cujo fim não é iminente. É preciso viver e agir nesse tempo com a certeza de que Jesus, não obstante ir-se embora, fica com eles. Emanuel era Deus Conosco na história  do povo eleito. Agora é Jesus glorificado com sua Igreja para sempre.



http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1638059