O que fazer para ser salvo?

Textos: Atos 16: 27-34 Mateus 19:16-22

Para Muitos a salvação está fundamentada na obediência cega de uma pessoa a um sistema de regras e de comportamento. Também tem os que pesam na balança o bem e o mal, caso o bem supere o mal a pessoa é salva.

Outros acham que é pelas obras que a pessoa faz, se ajudam os outros, se fazem penitencia, ou por esforço.

Tem aqueles que acham que a salvação não é uma questão de conhecer a Deus num relacionamento pessoal, mas sim, de praticar uma religião e esperar que isto seja bom o suficiente para ser aceito.

Mas o que a bíblia fala sobre o que preciso fazer para ser salvo? Atos 16: 27-34 a pergunta do carcereiro é uma pergunta que muitos fazem, ou já fizeram, quem sabe é uma dúvida sua.

A resposta dada por Paulo e Silas foi: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Para crer precisamos entender alguns elementos:

I – Ouvir

Para crer precisamos ouvir. Paulo diz em romanos 10 que como crerão se não há quem pregue? Como podemos acreditar em algo se não sabemos nada sobre ele?

Ouvir a palavra de Deus – a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo Rm 10: 17

Paulo e Silas pregaram a palavra para o carcereiro de duas formas:

a- Através do exemplo:

Mostrando Cristo em suas vidas, com cânticos e orações (Vs 25), mesmo depois de acoitados e presos injustamente.

“o exemplo é a mais poderosa retórica” Thomas Brooks, o carcereiro deve ter notado o comportamento extraordinário dos presos e também deve ter ouvido suas orações e cânticos. O exemplo fala mais do que palavras.

Em seu livro Frederico Glass, um dos missionários que trouxe o evangelho para Cidade de Goiás, conta que em 1902, passando por Goiás, vendeu uma bíblia a um prisioneiro na cadeia, onde hoje é o museu das bandeiras, dois anos depois, Glass voltou à cidade e reencontrou Pedro e ficou sabendo da mudança de vida daquele homem. Os outros viam em Pedro a cada dia mudança de vida, ele foi retirado da cela e passou a viver na capela, bem mais confortável, dois anos depois o Governador do Estado perdoou a pena restante de Pedro colocando em liberdade, Pedro se torna o primeiro diácono da ICE de Goiás.

Será que a nossa conduta de vida reflete Jesus aos outros? Quando Jesus comanda nossa vida passamos a refletir a imagem dEle em nossa vida. É como um espelho sujo, Cristo vai limpando progressivamente. Para limpar um espelho sujo precisamos de líquido, o pano seco não consegue limpar, também precisamos de líquido para limpar nosso coração: o sangue de Jesus todos os dias. Isso acontece pela palavra de Deus revelada nas Escrituras na Bíblia, através do nosso relacionamento com Deus, ai então poderemos brilhar, ou melhor, Cristo passa a brilhar em nossa vida.

b- Através da fala

Paulo e Silas apresentaram Jesus de forma simples, respondendo a pergunta do carcereiro v: 30-31.

Nossa fala nossa pregação precisa ter coerência com a nossa conduta de vida.

Jesus, certa vez falou a um jovem rico, temos o relato em Mt:19, esse jovem faz a mesma pergunta que o carcereiro fez, “ o que devo fazer para ser salvo? Jesus dá a resposta: Guarda os mandamentos, e Crê em mim, confie em mim vende suas propriedades e dá aos pobres e me segue.

O jovem conhecia os mandamentos, observava a lei, mas seu coração estava dividido, entre Jesus e as riquezas. Quem é salvo se coloca nas mão de Deus e confia nEle em tudo.

O jovem não pode confiar em Deus, pois seu coração estava dividido, Jesus disse que não podemos servir a dois senhores.

O exemplo do jovem nos mostra que as pessoas podem rejeitar o chamado, mesmo que ele tenha sido proferido pelo próprio Jesus.

II – Arrepender

O arrependimento, por mais sincero que seja não é a base do perdão do pecado. Um réu convicto poderia verdadeiramente arrepender-se do crime que praticou, mas isso não seria motivo para juiz algum o mandar por em liberdade. Ou uma pessoa, por desleixo, poderia fazer dívidas e depois arrepender-se de sua loucura, mas esse arrependimento não pagaria suas dívidas, nem o livraria dos seus compromissos.

O único fundamento para o perdão é o sangue de Cristo derramado sobre a cruz. Permite justificar o ímpio Rm 3: 25-26 Rm 4:5.

Arrependimento significa mudança de mente, de propósito, abandono do pecado, um verdadeiro arrependimento muda o comportamento quem se arrepende deixa de servir a dois senhores e passa a servir a Jesus, deixa de servir a si mesmo, ao dinheiro aos ídolos...

Arrependimento não é um ato único, ocorre na conversão e dá se um processo vitalício e progressivo de confissão (I Jo 1:9) Essa atitude ativa e continua de arrependimento produz a humildade de espírito, o choro e a mansidão sobre a qual Jesus falou no sermão do monte. Essa é a marca de um Cristão verdadeiro.

Será que eu e você temos essa marca em nossa vida?

III – Seguir

Seguir a Jesus exige de nós compromisso com Ele e com sua palavra, o jovem rico não quis seguir a Jesus, preferiu seguir o seu próprio caminho, um caminho triste o caminho da perdição.

Já o carcereiro, diz o texto, (VS 34) manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.

O texto não revela mais nada sobre o carcereiro, mas tudo indica que ele passou a seguir a Jesus.

Seguir a Jesus é colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas é obedecer a seus mandamentos é relacionar com Ele.

Seguir a Jesus não é fácil ele mesmo alerta os discípulos que no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo. Ele torna nosso fardo mais leve, nos dá esperança de vida eterna.

Conclusão

Para ser salvo, o homem precisa Crer em Jesus Cristo e significa Ouvir, arrepender e seguir a Jesus

O carcereiro foi salvo porque creu em Jesus, Manifestou grande alegria

O jovem rico recusou a salvação, saiu triste.

Talvez seja a pergunta que você estava fazendo há muito tempo. Você já é salvo? Você quer ser salvo?

Hoje você pode ser salvo e sair alegre, ou também pode sair triste como o jovem só você é quem pode decidir, a salvação é pessoal.

Rogério Alves de Carvalho
Enviado por Rogério Alves de Carvalho em 01/06/2009
Código do texto: T1627036
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.