Só o Senhor é Deus.

João cap 4-23

DIRIGENTE.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

TODOS:“ Ó luz perene, unidade e trindade beatíssima infundi amor em nossos corações.”

DIRIGENTE.Esperança minha, pai meu , meu criador, meu verdadeiro senhor e irmão, quando penso no que disseste, isto é , que vossas delícias são habitar com os filhos dos homens , minha alma se inunda de alegria.

Todos.Mas infelizmente não correspondemos aos teus apelos.

Muitas vezes senhor queremos formular orações longas, eloqüentes achando assim que estamos conquistando seu amor , sem preservar e cuidar daquilo que nos deu pra nossa sobrevivência que seria o mínimo que poderíamos fazer em beneficio de nós mesmos e de nossos semelhantes.

DIRIGENTE:Ensina-nos senhor que nossas orações tem que ser condizentes com o nosso viver estar em comunhão com os nossos irmãos e a natureza e conseqüentemente contigo senhor.

Todos-Abre nossas mentes nossos corações para compreendermos que fazemos parte desse ecossistema, e na ignorância desse conhecimento, depredamos a natureza todos os recursos que vós santamente dispuseste em nosso favor.

DIRIGENTE-Felizmente senhor, teu Evangelho é ainda a tua presença neste mundo.

É por ele que continuas percorrendo os caminhos da minha vida, como, outrora, percorreste as estradas da Palestina.

É por ele que continuas semeando a tua palavra em terreno fértil e frutuoso como as terras da Amazônia, mas é bem verdade também muitas vezes em terra seca e Arida como em terrenos já devastados durante as estiagens.

Porque a minha disposição nem sempre é a mesma em servir.

Todos.Por isso viemos aqui neste momento senhor agradecer, aquela tua palavra aos fariseus: Estudai as escrituras!- convencidos de que eram mestres do povo, tua palavra os humilhou, mostrando que, na realidade, eles não passavam de uns ignorantes.

Eu te agradeço agora, porque a tua palavra não atingiu somente os fariseus.

Ela veio atingir também , em cheio , o meu orgulho e presunção.

Ela visava muitos endereços: e eu sou um deles.

Sim preciso me confessar que, até hoje, não me interessei bastante por esse LIVRO DOS LIVROS, que é tua sabedoria eterna, transmitida aos homens.

E não me interessando por ele, os teus exemplos, tua palavra, não chegaram a penetrar a minha vida.

Leitor 1-Podendo caminhar tranqüilo, à luz da tua verdade, fiquei tateando nas sombras da sabedoria humana. Agora vejo que tua palavra tem muito mais a me ensinar.

TODOS: Ela é a palavra que me pode oferecer a vida eterna.

Leito 2- Foi com avidez, Senhor que procurei conhecer a tua fisionomia, em copias muito mal feitas, que os homens me apresentaram.Livros novos, com novas idéias, e títulos sugestivos; termos atualizados, e temas elevados, acessíveis tão somente às grandes inteligências.E acabei num deserto, afogado na ciência , e desconhecendo a fragrância do teu espírito

TODOS- sinto-me agora cansado de caminhar assim sobre a areia. Somente o frescor da tua palavra, simples e cristalina, pode dar à minha vida sabor da tua vida que é a eternidade.

LEITOR-1 sei muito bem senhor, que não me queres como um doutor da nova lei, estudando-a somente com a inteligência , para dissecar todas palavras que compõem o Evangelho de tua vida. Nem esperas que eu viva como um rabino, debruçado sobre os livros sagrados, para decorar números, datas e nomes.

Todos.Queres que em nós penetre o sentido da tua doutrina, para que o teu espírito seja a alma da nossa vida. Queres, enfim , que te demos atenção pois se continuas a nos falar pelo evangelho, não é para que continuemos dando preferência a outros mestres, agora entendo que é por isso que a tua palavra se apresenta sempre com uma força e uma insistência que não posso desprezar.

Leitor 2-Ao procurar o meu mestre na palavra dos homens, sempre tive que voltar atrás , porque a água que eles me ofereceram nunca pode aliviar a minha sede .É uma palavra sem força , e sem vida.

Leitor3-Agora sei onde encontrar a fonte que jorra para a vida eterna. Ela não está nos livros que elevam minha inteligência com a sabedoria dos homens: ela está no livro que teu espírito escreveu, para transformar e santificar a minha vida. Um dia não me iras perguntar se enriqueci a minha inteligência, mas se santifiquei os meus dias neste mundo, de acordo com tua palavra de exemplo. Sem a virtude, toda a minha ciência não passara de simples ignorância.

Todos –Senhor o teu evangelho é a tua vida. Vivendo com ele, estarei vivendo contigo, sempre na tua companhia.

DIRIGENTE.JOÃO CAP5

38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

39 Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

40 E não quereis vir a mim para terdes vida.

41 Eu não recebo glória dos homens;

42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

Jesus Fala : Riram de mim ,manearam a cabeça, achavam que eu estava derrotado, eu era considerado o opróbrio dos homens.

Há agora estou me lembrando de um episódio quando um certo dia desesperado , porque sua filha estava à morte Jairo saiu de sua casa a minha procura . Encontrou – me caiu aos meus pés, suplicando :

Leitor1- Senhor minha filha está nas últimas: vem impor-lhe as mãos, para que não mora!-

DIRIGENTE- Pobre homem!

_ mal acabara de falar, chegaram alguns amigos, , dizendo-lhe: tua filha já morreu: não convem incomodar o Mestre.

Jesus fala: Eu porém o consolei e lhe dei esperança: Fica tranquilo, amigo, e continue firme em tua fé!

Leitor 2:chegando á casa da familia , o mestre fez o povo esperar fora, e entrou, acompanhado apenas de Pedro, Tiago e João.Parentes e amigos choravam a morte de uma menina de doze anos.

Jesus fala: Não chorem ela não morreu : está dormindo apenas. Há quando proferi tais palavras fez rir alguns dos parentes, houve até zombarias.Mas não me incomodei. Fiz-me acompanhar até o quarto onde estava o cadáver. Tomei-lhe a mão , e lhe disse: menina , eu te mando ,levanta-te e ela se levantou. Pos-se a andar pelo quarto, sob os olhares de todos.

DIRIGENTE:Nenhum comentário nenhuma propaganda a respeito. Por quê? certa ocasão trouxeram ao mestre um surdo-mudo,para que Ele o curasse.Mas encareceu logo não se publicasse o milagre(Mc 7,36),Tendo curado a um pobre leproso, insistiu também com ele não dissesse palavra a ninguém(Mt7,36) em Betsaida curou a um cego que lhe apresentaram. Mas recomendou: volta para a tua casa, e , na cidade, nenhuma palavra a respeito(Mc 8,26)

Leitor3:Estranho essa preocupação do mestre, procurando, ocultar as maravilhas que realizava.Seria muito natural que , mesmo não recomendando a propagando de seu milagres, ao menos não a proibisse.

Todos.Medo dos fariseus?

Leitor 2:De modo algum

Todos.Para não agitar povo e evitar desordens?

Leitor 1:Uma palavra sua bastaria para acalmar a todos. Seus inimigos acharam que era medo e fraqueza. Mas enganaram-se. Evitando publicidade de seus milagres.Ele estava dando ao mundo uma prova clara de sua autoridade divina. Por ser Deus, a propaganda dos homens não lhe fazia falta.Podia realmente dispensá-la.

Leitor 2 O seu reino estava muito acima deste mundo, e não dependia de ninguém. Sendo a verdade eterna, Ele iria vencer o erro, como de fato venceu, dispensando o alarde da publicidade. Para se impor, ele nunca precisou da autoridade de outros.E se, em todos os séculos, ele chamou auxiliares para o trablho de sua vinha, foi porque eles precisavam do mérito dessa cooperação.

DIRIGENTE: Riram-se d’Ele na casa de Jairo. E ele respondeu com um milagre que ninguem podia contestar.Riam-se d’Ele também noutras ocasiões. Mas Ele estava muito alto para que o atingissem as zombarias.E , quando lhe atiraram o pior dos insultos, A CRUZ, Ele a tranformou no símbolo de sua vitória sobre o mundo.Se não atingiram o desprezo e zombaria de uns, também não o preocuparam a simpatia, as boas graças de outros.

Todos. Hoje as zombarias, os insultos continuam.Até fazem propaganda na midia que Ele não ressussitou; pobre ignorantes.tibios na fé, néscios desesperados na loucura para fazer dinheiro numa propaganda inganosa.

Leitor 3.Geralmente , na festa de uma paróquia, o discurso é feito em tom panegérico.Louvam-se as virtudes do santo padroeiro e narram-se os episódios mais emocionantes de sua vida mas desprezam o pároco e a colaboração dos festeiros,isso não é zombaria?

Todos.Ele continua também mostrando que não depende dos homens, nem do prestigio que lhe possam oferecer. Com ou sem aprovação do mundo , Ele sempre será a Verdade Eterna. E, depois da sua ressurrreição, seus inimigos ja podiam ter compreendido que era inútil condená-lo outra vez. Não compreenderam; e esse é o mistério da iniquidade que não entedemos.

Dirigente:Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias." (Daniel 9 : 18)

GGcorrea
Enviado por GGcorrea em 18/05/2009
Reeditado em 05/11/2010
Código do texto: T1600748