MAIO, MÊS DE MARIA MÃE DE DEUS E NOSSA

Maio, mês de Maria. Mãe do puro Amor de Deus

Pe Evaristo Di Biasi

Maio nos recorda o mês de Maria, vista no Plano de Deus, na vida de Jesus, em nossa vida e na vida da Igreja, e o dia de nossas queridas mamães terrenas.

Maria é um presente todo particular do carinho de Deus Pai e de Jesus para toda a humanidade, particularmente para os cristãos.

Na verdade, se quisermos compreender melhor a presença e a missão de Maria, precisamos, antes de tudo, saber que Ela foi e é uma iniciativa do amor de Deus Pai. É assim que a Bíblia a apresenta através do Antigo e do Novo Testamento e como a Igreja sempre a reconheceu, a venerou e a venera através e dos tempos.

Maria aparece preanunciada por Deus em sua missão desde o Gênesis. Deus a anunciou como a mulher que haveria de “calcar a cabeça da serpente”, destruindo o mal (Gn 3,13). Está igualmente visualizada nas figuras das grandes mulheres bíblicas do Antigo Testamento: como Ester, Judite, Rebeca. etc. É anunciada pelo profeta Isaias como a “Virgem que nos traria o salvador da humanidade”I(Is 7,14). No Novo Testamento é o próprio Deus que, através do Anjo Gabriel a apresenta em sua grandeza de missão no Plano divino e humano: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor stá contigo”. Isabel, sua prima, exclama: “Donde me vem a honra de receber a mãe do meu Salvador” (Lc 1,28-43), como profetiza, “todas as gerações te proclamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48). E, acima de tudo, foi o próprio Jesus quem no-la deu como nossa Mãe e Mãe da Igreja ao pé da Cruz: “Mãe, eis ali teu filho, filho, eis ali tua mãe” (Jô 19,26).

Maria é igualmente presença marcante no Pentecostes, na vida da Igreja nascente, como através dos dois mil anos da história do Cristianismo. Sua missão é muito clara. Basta recordar sua intercessão em Loudes, França, pedindo nossa conversão. Em Fátima, Portugal, pedindo que rezássemos o Terço para a conversão dos pecadores. Em Guardalupe, México, intervindo a favor dos índios com o seus filhos queridos. Em Aparecida, Brasil, se apresenta como negra, pedindo para que acolhêssemos os negros como seus filhos queridos. E agora em Medjugorje pede insistentemente para que nos convertamos e acolhamos a seu Filho amado, Jesus. Apresenta Jesus como o único que pode trazer a paz e a vida para toda a humanidade.

O mundo está sem rumo, as tensões aumentam em todas as direções, as famílias se encontram feridas, o coração humano vazio, a humanidade vive na experiência de uma orfandade coletiva. Maria aparece como a ternura de Deus para o coração humano perdido e ferido.

Como negar? Maria está no coração de Deus, de Jesus e da Igreja. Ela é o último presente de Jesus para toda a humanidade momentos antes de sua morte. É por isso que A amamos e a veneramos.

Neste mês de maio também recordamos as nossas queridas mamães terrenas. O que dizer a vocês mulheres e mães? Antes de tudo, gostaria de dizer a cada uma de vocês: “Mulheres casadas, solteiras, religiosas, idosas ou jovens, que ser mulher é ser encarnação, vida da ternura e do amor de Deus no tempo. Muito obrigado porque vocês existem como mulheres, seja qual for sua idade e missão. Quero louvar e bendizer a Deus pela sua existência, pela sua maternidade física e espiritual. Só Deus é capaz de retribuir tanto amor e generosidade de todas vocês! Todo nosso carinho, amor e gratidão.

Que Deus as abençoe e que Maria, a Mãe das mães, conceda a cada uma de vocês tudo o que tanto merecem e aspiram em seu coração.

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 12/05/2009
Reeditado em 13/05/2009
Código do texto: T1590832