Essas mulheres....( HOMENAGEM MERECIDA PARA TODAS AS POMBA-GIRAS )
-ARREDA,ARREDA HOMEM QUE CHEGOU MULHER
-ARREDA,ARREDA HOMEM QUE CHEGOU MULHER...
SON AMORES, SON PASIONES QUE SENTIMOS
SON LOCURAS Y AVENTURAS QUE VIVIMOS
SON LA RISA, SON EL LLANTO Y EL DOLOR
ESAS MUJERES.
ESAS MUJERES
SON LAS FLORES DEL JARDÍN QUE DA LA VIDA
CON COLORES, CON PERFUMES, CON ESPINAS
CON LO DULCE O CON LO AMARGO EN CADA ESQUINA
Jose jose.
O que dizer dessas mulheres ?
Qual a primeira pessoa a incorpora-la?
O terreiro ainda existe ?
Visto que o tempo passa como o vento.
Inúmeros estudiosos afirmam que o culto a elas existe somente no brasil.
(não encontrado em cuba ou Haiti, onde também foram levados os escravos )
\x{201C} Nos terreiros de Umbanda e nos candomblés que cultuam as formas umbandizadas de Exu, a concepção mais generalizada de Pomba gira, é de que se trata de uma entidade muito parecida com os seres humanos. Ela possui um total conhecimento e domínio de uma das mais difíceis áreas da vida das pessoas comuns, que é a vida sexual e o relacionamento humano fora dos padrões sociais de comportamento aceitos e recomendados. Assim, acredita-se que Pomba gira é dotada de uma experiência de vida real e muito rica que a maioria dos mortais jamais conheceu, e por isso seus conselhos e socorros vêm de alguém que é capaz, antes de mais nada, de compreender os desejos, fantasias, angústias e desespero alheios.
Reginaldo Prandi da obra - Herdeiras do Axé . \x{201C}
<>Se tanto os Exús masculinos como os variadíssimos avatares, formas e invocações de Pomba gira, o Exu-Mulher, estão sincretizados com o demônio católico, no dia-a-dia dos terreiros este dado tem importância muito secundária. Eles não são maus e nem seu culto soa estranho para os fiéis. Penso que ninguém se imagina fazendo alguma coisa errada ao invocar, receber em transe, cultuar ou simplesmente interagir com Pomba gira. Quando um devoto invoca Exu e Pomba gira, dificilmente ele tem em mente estar tratando com divindades diabólicas que impliquem qualquer aliança com o inferno e as forças do mal. Na verdade, o que se observa é uma grande intimidade com os Exis, a ponto de os fiéis a eles se referirem carinhosamente e muito intimamente como \x{201C}os compadres\x{201D}.
Idem
---------------------------------------------------------------------------------------------
Biografias míticas
Essa é uma história de ficção, mas poderia não ser. É baseada em relatos que ouvi e li em anos de pesquisa sobre umbanda e candomblé. Pomba giras são espíritos de mulheres, cada uma com sua biografia mítica: histórias de sexo, dor, desventura, infidelidade, transgressão social, crime.
Pomba gira é um exu, um exu feminino. Na concepção umbandista, o termo exu nomeia dezenas de espíritos de homens e mulheres que em vida tiveram uma biografia socialmente marginal.
\x{201D}O culto dessas entidades é reunido na quimbanda, uma das divisões da umbanda, hoje em dia também encontrada em muitos terreiros de candomblé.
A quimbanda cuida das situações de vida que a moralidade dos caboclos e pretos-velhos, que compõem a outra divisão da umbanda, rejeita e reprime.
Pomba gira tem múltiplas identidades, cada uma com nome, aparência, preferências, símbolos, mito e cantigas próprios. Entre dezenas há: Pomba gira Rainha, Maria Padilha, Sete Saias, Maria Molambo, Pomba gira das Almas, Dama da Noite, Sete Encruzilhadas.
Apela-se especificamente às pomba giras para a solução de problemas relacionados a fracassos e desejos da vida amorosa e da sexualidade. Pomba gira junta e separa casais, protege as mulheres, propicia qualquer tipo de união amorosa ou erótica, hétero ou homossexual.\x{201D}
REGINALDO PRANDI é professor de sociologia na USP e autor de "Mitologias dos Orixás" e "Segredos Guardados" (Cia. das Letras).
Creio que a visão machista que se tem delas a que nos deixou como herança infame uma sociedade sempre pronta para acusar.
Foram em vida , mulheres alem de seu tempo,alem do preconceito em que viveram.
Muito alem do conceito judaico-cristão,de que a mulher deve ser submissa ao marido,e que o sexo sem casamento deve ser considerado um pecado sujo exceto para procriação.
Mulheres marginalizadas,afinal sempre conquistam e encantam os homens para despeito de outras
\x{201C}ela e pomba-gira ,de domingo a segunda,
Ela e pomba-gira ,de domingo a segunda,
Na boca de quem não presta,
Pomba-gira e vagabunda, \x{201C}
Cantiga de pomba-gira.
Hoje inclusive há gente querendo \x{201C}moraliza-las\x{201D}
Exigem que sejam sóbrias,não-fumantes ,monogâmicas (que tenham apenas um homem.)
Embora a própria raça humana não se auto-moraliza.
\x{201C}quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra...\x{201D}
Jesus cristo.
Se elas nos aceitam, e aceitam seus filhos independente de cor, raça forma física e opção sexual ,deveríamos ao invés de critica-las ,compreende-las e aceitar que o que elas são hoje e reflexo do que elas passaram em vida.
O que elas passaram,poderia acontecer comigo e com você leitor (a).
Hoje nos terreiro(onde ainda são bem-vindas)atuam como conselheiras sentimentais,e confidentes.
Compartilhando suas alegrias em troca de nossas tristezas.
Nas suas cantigas podemos encontrar suas próprias alegrias , tristezas e lutas contra o mundo machista,repressivo e repreensivo que em vida viveram:
Pomba gira Mona Lisa
:
la´ vem Mona Lisa girando a saia ,
na encruzilhada fiz um pedido (2 x)
me leva na barra da sua saia,
me leva na barra de seu vestido (2x)
------------------------------------
Mona Lisa na noite,
traz rosas no coração(2x)
Traz um cigarro na boca ,
no peito a minha devoção. (2x)
agora tem mais esses
dois ,de minha autoria:
la´ vem Mona Lisa girando a saia ,
na encruzilhada fiz um pedido (2 x)
me leva na barra da sua saia,
me leva na barra de seu vestido (2x)
------------------------------------
Mona Lisa na noite,
traz rosas no coraçao(2x)
Traz um cigarro na boca ,
no peito a minha devoçao. (2x)
Pombo gira Maria Farrapo
De bar em bar
Vem chegando na umbanda
Bebendo cachaça
Ela vem vencer demanda
Foi mulher da vida
Tem história pra contar
Saravá Maria Farrapo
Ena, ena mojibá
------------------------------------------
Mas que mulher é aquela
Que vem de rua em rua
Bebendo marafo
E caindo na rua
Ela é a Pombo gira
Ela é Maria Mulambo (repetir)
-----------------------------
Mulambo, Mulambo
Por onde você andou?
Foi presa e acorrentada
Foi Tranca Rua quem salvou o seu amor
Quem ver você sorrir pensa que é feliz
Mas ela traz uma marca no peito
E só Deus sabe o porque!
-------------------------------------------------------
Moça me dá
Um cigarro do seu
P'rá fumar
Que nem dinheiro eu tenho p'rá comprar (repetir)
Vivo sozinho
Vivo na solidão,
Maria Padilha
Me dê sua proteção
------------------------------------------
Pombogira Menina
Olha que menina
Olha que menina bela!
É Pombagira Menina
Me chamando na janela!
Ela é uma beleza
É Pombagira Menina!
Na demanda não bambeia
Sua morada é na esquina!
-----------------------------------------
Pombogira Rosita
Rosita é uma moça bonita
Que usa vestido de chita
E vem para girar
Colar, brinco e pulseira
Pra todos agradar
É a Pombagira Rosita
Que vem pra trabalhar
--------------------------------------------------
Desempregado
Ninguém pra me ajudar
Aluguel atrasado
Agiota cobrando
A mulher me avisando
Que ia me deixar
Fui na macumba
Pra me benzer
Uma moça bonita
Parou na minha frente
Me disse: "Compadre,
eu ajudo você
Preste atenção
No que é pra fazer
Me acenda uma vela
Farofa amarela
Com o nome dela
Na encruza de T
Na encruza de T
Na encruza de T
Me acenda uma vela
Farofa amarela
Com o nome dela
Na encruza de T"
Hoje estou bem
Toco no meu bar
Com disco gravado
Carro importado
Dinheiro aplicado
É melhor não espalhar
Só com minha mulher
Que não deu mais pé
Mas não tem problema
Nem é pra ter pena
Porque hoje eu tenho
A mulher que eu quiser
Valeu Pomba Gira
Da encruza de T
Valeu minha Comadre
Essa eu devo a você
Nessa Pombagira
Minha fé ninguém tira
E o que for pra ela
Eu não vou esquecer
Não vou esquecer
Não vou esquecer
De acender uma vela
Farofa amarela
E o que mais for dela
Na encruza de T
Na encruza de T
Na encruza de T
Tudo o que for dela
Farofa amarela
Acender uma vela
Na encruza de T...
-------------------------------------
Na família de Pombagira
Só não entra
Quem não quer (bis)
É Maria Molambo
É Maria Farrapo
É Maria Padilha
É Maria Mulher(bis)
Vai Pombagira, vai passear
Numa noite tão bonita
Numa noite de luar....
-------------------------------------------------------------
fazendo um paralelo ,o que mais se aproximava delas em vida no mundo antigo na grecia ,eram as cortesas,chamada de hetairas (do grego hetaira, pelo latim hetaera, companheira) eram cortesãs de boa educação da grecia antiga que destoavam das mulheres da época por não se enquadrarem no conceito de arte própria dessas, ligado à formosura, não apenas enquanto objeto erótico, mas na qualidade de modéstia, moral rígida e governo do lar.
encontravam-se no mais alto grau das prostitutas da Grécia Antiga. Ao contrário das outras, não se limitavam a oferecer serviços sexuais e não trabalhavam "por peça". As hetairas eram antes acompanhantes, em certa medida comparáveis à gueixas possuíam uma boa educação que lhes permitia dialogar com figuras cultivadas. As hetairas eram independentes e poderiam gerir os seus próprios bens.
Uma das hetairas mais famosas foi Aspásia,amantes de Péricles,
Originária de Mileto, sendo portanto uma estrangeira em Atenas, Aspásia conviveu com Sófocles, Fídias e com Sócrates e os seus discípulos. Plutarco (Vida de Péricles, XXIV, 2) refere-se a ela como uma personalidade detentora de poder, que teve sob a sua rédea aos homens políticos mais importantes.
Para além de Aspásia, conhecem-se outras hetairas da Época Clássica, como Teodota, companheira de Alcibíades, com a qual Sócrates dialoga nos Memóraveis (III, 11, 4); Neera, tema de um discuro do Pseudo-Demóstenes; e Friné, modelo da Afrodite de Cnido, obra-prima do escultor Praxíteles, da qual foi amante, tendo também mantido uma relação com Hipérides, orador que a defendeu quando foi acusada de impudícia.
Deve ser referido que em Atenas elas eram as únicas mulheres a lidar com dinheiro, o que provavelmente provocava o ressentimento dos homens.
Frine ou frineia,
«Demasiado bela para ser condenada à morte»
Das mulheres da Antiguidade consideradas maravilhas de beleza poucas houve que pudessem comparar-se a Aspásia, Lais, Tais, Frinéia e algumas mais.
Frinéia um desses prodígios de carne viva, a escultural Frinéia nasceu em Tespia, na Beócia, no século IV antes da nossa era. O seu verdadeiro nome era Menesarete. Deve o apelido de Frinéia ao tom pálido da sua tez.
Por causa da beleza com que a Natureza a dotou, Frinéia reinou muito tempo sobre Atenas. Em sua casa recebia os mais brilhantes espíritos, as glórias mais puras do seu tempo.
Aos 18 anos tinha atingido uma tal perfeição, tão grande plenitude de formas, que, mesmo naquela Grécia em que a beleza feminina era moeda corrente, se tornou famosa. Os seus amantes, tanto os antigos como os novos, estavam todos de acordo em afirmar que os mais magníficos produtos da arte grega, a «Sosondra», de Calamis, a «Afrodite Pandemos», de Scopas, a «Juno» de Euphoranor, não igualavam a harmonia de proporções, os esplendores de Frinéia.
mesmo com a ascensão do cristianismo,as cortesãs permaneceram e em todas as ápocas houveram as \x{201C} mulheres fatais\x{201D}
\x{201C}...entre as mulheres, as cortesãs foram, por excelência, as mestras de elegância. [\x{2026}] Resumindo, as cortesãs honestas (honestidade que se alude não se refere à castidade, mas ao modo de vida burguesa, à esfera das boas maneiras e da cultura em geral) [\x{2026}] foram as autênticas líderes do gosto e da graça [\x{2026}] Eis como se podia apresentar uma cortesã à luz da descrição de Pietro Fortin: «vestida com roupas muito ricas, com um número infinito de alfinetes de ouro e fios de pérolas; e como era uma valiosa beleza, com ricas e esplêndidas roupas, com jóias e correntes de ouro, parecia um sol resplandecente» [\x{2026}] «A classe das mulheres \x{2013} escreveu Alexandre Manoni \x{2013} que na Grécia ditava as leis do gosto e da elegância no vestir e no pentear, era a das cortesãs» [\x{2026}] O primeiro a elevar a sua amante ao primeiro lugar da corte foi, no início do século XVI, Francisco I, rei de França. «A elevação da cortesã \x{2013} observa Sombart \x{2013} contribui para a formação do gosto da mulher honesta [\x{2026}] Ao princípio foi a sociedade da corte que estabeleceu o carácter e o bom gosto da vida. La Bruyère di-lo em duas palavras: Paris, singe de la cour [Paris, macaco de imitação da corte] [\x{2026}] a maîtresse do monarca é o modelo seguido pelas amantes dos ricos das cidades». Portanto, a cortesã deu ritmo à vida da corte e das cidades [\x{2026}] As cortesãs lançaram novas modas às quais associaram os seus nomes [\x{2026}] A marquesa de Maintenon (1635-1679), a marquesa de Montespan (1641-1707), a duquesa de Fontanges, madame de Pompadour (1721-1746) e a condessa Du Barry (1743-1793) lançaram ao longo dos séculos muitos penteados diferentes que fizeram furor na corte e, mais tarde, nas cidades de França e da Europa.\x{201D}
Massimo Baldini \x{2013} A invenção da moda, as teorias, os estilistas, a história \x{2013} Edições 70 \x{2013} Janeiro 2006
sempre sendo perseguidas mas nunca deixando de exercer fascinio e paixao nos homens.
Há inclusive quem afirme que muitas delas foram em vida,cortesãs em Portugal e no brasil.
Outras delas teriam vindo com as migrações ciganas .
(isso explicaria ,as muito conhecidas pombagiras ciganas)
suas Suas origens se pedem na , noite dos tempos....
com o advento do feminismo somente agora as mulheres puderam ter suas realizações realizadas, antes proibidas violentissimamente,(incluindo assassinato,ou no execramento )
o pecado não existia para os africanos na concepção crista.
Falar dos feminismos é falar de reivindicações feitas pelas mulheres, de direitos e de poderes relativos a diversas categorias sociais, mas igualmente do direito da pessoa ao saber, à integridade sexual e à transformação de papéis sociais. É abrir de novo as brechas graças às quais foi se constituindo, pouco a pouco, a conscientização de condições femininas intoleráveis, de injustiças e desigualdades sociais contra as quais gerações de mulheres têm lutado, e as mais habilitadas a fazê-lo, à época, eram mulheres da burguesia . Pela sua posição social, elas eram aquelas poucas que possuíam um saber e um poder de persuasão, passível de dar sólido fundamento ao movimento que lançaram.
A função geralmente a elas associada ,e´ a de problemas sentimentais,que elas mesmas sonharam,sofreram e não alcançaram em vida e agora agora voltam, para cumprir essa realização para nos.
são tanto rainhas como cortesãs, feiticeiras ou religiosas.
Mulheres inesqueciveis e autententicas , com seus vicios e virtudes.
e embora eu ja nao seja mais cristao , desde que converti aos orisas .
deixo pra quem as condena
essa frase :
"Quem dentro de vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Então Jesus lhe disse: "Eu também não te condeno."
João 8, 1-11
ase´
savava´
sa´ Pombagira .