VISITA INESPERADA

Texto base: Lucas 19.1-6

Muitas vezes, quando sabemos que alguém virá nos visitar, principalmente se for alguém importante e/ou uma pessoa com quem não temos muito contato, costumamos arrumar melhor a casa para que não pareça bagunçada.

Você já reparou que a vida espiritual de muitas pessoas, em alguns casos até mesmo a nossa, funciona da mesma forma?

Quando estamos evangelizando, muitas vezes ouvimos as pessoas dizendo que precisam arrumar suas vidas antes de ir para a igreja, colocando este motivo como empecilho e/ou condição para se converterem.

Também existem aquelas situações quando surge a oportunidade de fazermos alguma coisa na igreja, deixamos para outro fazer, e alegamos que primeiro precisamos corrigir alguma coisa em nossas vidas, dizemos que o irmão fulano é mais bem preparado...

Fazendo uma análise da história de Zaqueu, observamos que ele não teve tempo para arrumar sua casa, e como naquela época ainda não existia telefone, ele não teve nem como ligar para casa pedindo para alguém dar uma caprichada, afinal, ele receberia Jesus.

Jesus está batendo à porta de nossos corações (Apocalipse 3.20), não convém, e nem é educado, deixar alguém batendo em nossa porta por muito tempo esperando arrumarmos a casa, ou fingir que saímos para que a pessoa não perceba que não abrimos a porta porque ainda não arrumamos a casa, e eu acho que você não gostaria de ficar esperando na porta de alguém.

Você pode evitar situações constrangedoras mantendo sua casa arrumada, pode também se manter pronto para receber Jesus, deixando sua vida espiritual “em ordem”, seguindo os ensinamentos de Jesus.

Eu conheço, e provavelmente você também conhece pessoas que dizem precisar corrigir suas vidas antes de aceitar Jesus como seu salvador. É necessário avisar a estas pessoas que Cristo veio para os doentes (Mateus 9.10-13), para salvar os pecadores. Venha a Deus como você está, e no tempo certo Ele fará a obra em tua vida.

Existe um ditado popular que diz que a oportunidade perdida não mais pode ser recuperada, e esta é a verdade, você pode até ter a chance de fazer uma determinada coisa em outro momento, mas a oportunidade de fazer naquele momento já foi perdida. Não devemos esquecer que em alguns casos, a oportunidade não pode ser recuperada.