OS DEZ MANDAMENTOS

"ENTÃO, FALOU DEUS TODAS ESTAS PALAVRAS: EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, QUE TE TIREI DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA SERVIDÃO". (Êxodo, 20, 1-17).

------------------------------------------------------------

A lei moral de DEUS está abundantemente exposta nas Escrituras, no Decálogo (os dez mandamentos), em outros estatudos de Moisés, em sermões de profetas, no ensino de JESUS e nas cartas do Novo Testamento. A lei reflete o caráter santo de DEUS e seu propósito para os seres humanos que criou. DEUS ordena o comportamento que lhe agrada e proibe aquilo que o ofende. Por essa razão é que entendemos que não é qualquer um que pode decretar uma Lei, mas somente aquele que tem autoridade para isso motivo pelo qual, DEUS se apresentou, "ENTÃO FALOU DEUS TODAS ESTAS PALAVRAS". (Êxodo, 20:11).

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM".

O primeiro mandamento pede três coisas.

a) Não terás outros deuses diante de mim;

b) Não farás para ti imagem de esculturas;

c)Não as adorarás, nem lhes darás culto. (Êxodo, 20: 3-5).

Vejamos o que JESUS no ensina:

JESUS cumpriu o primeiro mandamento. Deixou DEUS reinar em sua vida, fazendo sempre a vontade do Pai. (Jo. 5: 19-20; 4: 34)

Ele pede para romper com o sistema dos falsos deuses: "NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES; PORQUE OU HÁ DE ABORRECER-SE DE UM E AMAR AO

OUTRO, ..."(Mt. 6:24).

JESUS combateu a falsa imagem de DEUS, divulgada pelos maus fariseus. Imagem pesada, que oprimia o povo (Mt. 11: 28-29, 23:4). JESUS resgatou a única imagem verdadeira de DEUS que é o próprio ser humano, criado a imagem e semelhança de DEUS. (Gn. 1:27). JESUS só adorava a DEUS. "AO SENHOR, TEU DEUS, ADORARÁS, E SÓ A ELE DARÁS CULTO". (Mt. 4: 10).

"NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR, TEU DEUS, EM VÃO" (Êxodo, 20:7).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS é Emanuel - DEUS - conosco (Mt.1:23). Ele é a nova maneira de DEUS estar presente no meio de nós para realizar a libertação (Lc. 4: 18-19) Depois de sua ressurreição, JESUS recebeu um novo Nome que está acima de todo nome. (Fl. 2:9).

O novo nome de JESUS é SENHOR (Fl.2:11) É invocando o Nome de JESUS que seremos salvos (At.4:10-12) Mas não basta dizer "SENHOR! SENHOR! É preciso praticar a vontade do Pai. "NEM TODOS O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS..."(Mt. 7:21).

"LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO" (Êxodo, 20: 8-11)

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS foi acousado de ser um ateu, um homem sem DEUS, por não observar o Sábado. (Jo. 9:16). É que no tempo de JESUS, os maus escribas e fariseus transformaram a lei do Sábado numa lei opressora. Em vez de servir a vida, servia a morte (Mc. 3:4). JESUS denuncia o desvio da lei e coloca o Sábado novamente a serviço da vida e do ser humano. "O SÁBADO FOI ESTABELECIDO POR CAUSA DO HOMEM E NÃO O HOMEM POR CAUSA DO SÁBADO" (Mc. 2:27).

"HONRA TEU PAI E TUA MÃE" (Êxodo, 2O:12).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS observou o quarto mandamento; foi obediente aos pais (Lc.2:51) e, durante trinta anos, participou da vida da comunidade local de Nazaré. Criticou os maus fariseus e os escribas que esvaziavam a autoridade dos pais em favor da autorida do templo. (Mc. 7:9-13). JESUS reforçou o poder da comunidade na solução dos problemas, pois disse que aquilo que a comunidade decide fica como sendo decidido pelo prfóprio DEUS. (Mt. 18: 15-18).

"NÃO MATARÁS" ( Êxodo, 20:13).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS veio completar o sentido do quinto mandamento(Mt. 5:21-22). Ele aponta um ideal mais alto; pede para combater a vingança pelo perdão (Mt.18:22); pede para imitar o Pai que faz chover sobre bons e maus (Mt.5:45-48);em vez de "OLHO POR OLHO,DENTE POR DENTE"(Êxodo, 21:24), Ele pede para amar o inimigo (Mt, 5:38-44).

JESUS define a sua missão: "...EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA" ( Jo. 10:10). Ele mesmo observou o quinto mandamento, o respeito pela vida, colocando-se ao lado daqueles que eram privados dos seus direitos mais elementares. JESUS morreu assassinado pelo sistema de morte, perdoando os seus próprios assassinos. "PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM". (Lc. 23:34).

"NÃO ADULTERARÁS" (Êxodo, 20:14).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS retoma o ideal do Criador. (Mt.19:4-8). Retira todos os privilégios do homem frente a mulher: não permite o homem usar ou desejar a mulher como se fosse um objeto a seu dispor. (Mt. 5:27-28), não permite que ele mande a mulher embora e case com outra (Mt. 19:9). A exigência de JESUS foi tão grande, que provocou medo do casamento nos discípulos. "SE ESSA É A CONDIÇÃO DO HOMEM RELATIVAMENTE À SUA MULHER, NÃO CONVÉM CASAR". (Mt. 19:10).

"NÃO FURTARÁS" ( Êxodo, 20:15).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

Não é só o indivíduo que não pode roubar. É o sistema que não pode roubar o povo! O sétimo mandamento exige uma organização diferente do sistema dos reis. JESUS condena a acumulação de bens (Lc.12: 13-21) e diz que não é possível servir a DEUS e ao dinheiro(Mt. 6:24). Derruba as mesas dos cambistas no templo e os chama de ladrões (Mc. 11:27), critica os fariseus que são amigos do dinheiro (Lc.16: 14), e os doutores da lei que roubam as viúvas (Mc. 12:38-40). Ele diz: "MAIS AI DE VÓS, OS RICOS! PORQUE TENDES A VOSSA CONSOLAÇÃO". (Lc. 6: 24).

"NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO" (Êxodo, 20-16).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

JESUS veio completar o sentido do oitavo mandamento.(Mt. 5: 33-37). Ele pede que todo o relacionamento seja baseado no amor à verdade: "SEJA, PORÉM, A TUA PALAVRA, SIM, SIM: NÃO, NÃO. O QUE DISTO PASSAR VEM DO MALIGNO". (Mt. 5:37).

Condena a mentalidade mentirosa de alguns escribas e chega a dizer: "VÓS SOIS DO DIABO, QUE É VOSSO PAI...PORQUE NELE NÃO HA VERDADE" (Jo. 8:44).

JESUS viveu na total honestidade, reconhecida até pelos seus inimigos. (Mt. 22:16). JESUS definiu sua missão: "EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE. TODO AQUELE QUE É DA VERDADE OUVE A MINHA VOZ" (Jo. 18:37).

"NÃO COBIÇARÁ NADA DO QUE PERTENCE AO PRÓXIMO"(Êxodo, 20:16).

Vejamos o que JESUS nos ensina:

Este último mandamento quer libertar do vício de posse, da ideologia que sustenta os reis; quer libertar do "direito dos reis" (1 sm. 8:11-18) que defende exatamente o contrário. JESUS condena a ganância dos grandes que só querem acumular bens (Lc.12: 16-21). Viveu livre de posse. Em vez de possuir, tornou-se ele mesmo posse de DEUS, propriedade de DEUS, reino de DEUS, através da sua obdiência radical ao Pai (Fl. 2:8; Hb. 5:8). JESUS propõe o exemplo das flores e dos passarinhos. (Lc.12: 22-31). Onde houver uma organização fraterna de partilha dos bens de acordo com os Dez Mandamentos, isto é, onde se busca primeiro o Reino de DEUS e a sua justiça, aí, realmente, todos as outras coisas virão por acréscimo.

"BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS". (Mt. 6:33).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro de estudo biblico.

Wilson de Oliveira Carvalho

Wil
Enviado por Wil em 08/05/2006
Código do texto: T152665