Trevas Egocêntricas

Trevas Egocêntricas

Mateus 26:36

E Jesus chegando a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou além orar.

Lucas 23:44-45

44 - E já era quase a hora sexta, e ouve trevas em toda terra até a hora nona;

45 - Escureceu o sol e o véu do santuário rasgou de alto a baixo.

I – Trevas

Lendo os relatos Bíblicos em diversas passagens, podemos observar que o homem desde o dia que caiu na ingratidão do pecado até os dias atuais anda em trevas. Entretanto, Deus na sua misericórdia, nos outorgou a salvação em seu próprio filho, Jesus Cristo.

Notoriamente, refletindo na mensagem da cruz que matou ao nosso libertador, encontramos as trevas e o lugar sombrio que nos aguardava. Mas o Senhor a enfrentou essa maldição para tornar os seus adoradores e uma benção eterna.

Falando um pouco sobre os momentos finais da vida de Cristo, em que estando no Jardim do Getsêmane orando na sua ultima noite sombria e dolorosa, não houve sequer um ser humano que fosse consolar.

A natureza por sua vez protestou tornando-se trevas, da hora sexta à nona (de 12:00 às 15:00 horas, no nosso horário), momento em que Jesus morreu.

Alguns teólogos abalizados na Palavra de Deus comentam que aquelas trevas foram em conseqüência das hostes malignas que cobriam o céu de Jerusalém naquele dia.

“Os demônios são como mosquitos ao redor das nossas feridas, que devemos espantá-los e colocar medicação para que haja a cura. Há feridas na carne provocadas por acidente e incidentes da nossa lutar material; e existem também as feridas na nossa alma provocada pelos golpes e pecados que somos propícios”.

Folheando as páginas da Bíblia, encontramos diversas noites e escuridão que a raça humana enfrentou ou ainda enfrentará, já que a Sagrada Escritura é uma profecia.

Êxodo 10:15

Porque, cobriram a face da terra de modo, que a terra, escureceu.

Êxodo 10:23

Não viu um ao outro, ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações.

Texto que narra a respeito do povo de Deus, quando cativo no Egito sobre a égide de Thutmouse III, no qual Deus levantou o profeta Moisés e mandou que ele libertasse o seu povo para prestar culto em sua terra de origem. Faraó endureceu o coração, e Deus enviou de pragas para aquela nação. Entre peste de úlceras, piolhos, gafanhotos, moscas, rãs, e escuridão por três dias (lembrando que esses três dias simbolizam Jesus no tumulo), e por fim o anjo da morte que matou todos os filhos primogênitos no Egito.

Dessa forma o trabalho que Deus teve naquele tempo foi o de tirar o povo do Egito. Hoje o desafio é tirar o Egito que está no meio do seu povo.

Isaias 8:22

E, olhando para terra, eis que haverá angustia e escuridão, e serão entenebrecidos, com ânsia, e arrastado para a escuridão.

Versículo que narra a respeito dos últimos acontecimentos na terra; e porque não dizer que já começou. Olhando para cada ser humano podemos sentir o medo, insônia, angustia, depressão e estampado na face dos habitantes do planeta competição (terra), que para conseguir um lugar ao sol a maioria empurra o seu semelhante para a destruição.

Mas Deus tem derramado do seu amor no coração daqueles que tem um compromisso com a justiça, e querem ver um mundo melhor através da Palavra do Senhor.

II – A Luz Resplandecerá nas Trevas

Isaias

29:18

E naqueles dias os surdos ouvirão as Palavras do Livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas verãos os olhos dos cegos.

Profecia cumprida para como povo de Israel e extensiva para todos os moradores da terra, onde à tecnologia e a ciência tem avançado tão rápido que existem vários aparatos que dão condição para os surdos escutarem, os cegos enxergarem, sem falar nos alfabetos:

 Braile – Que os cegos lêem

 Alfabeto de Gestos – Que dar condição dos surdos lerem através de sinais.

Jeremias 2:31

Oh! Geração! Considerais a Palavra do Senhor; porventura tenho Eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra especa? Porque, pois o meu povo diz: Desliguemos de Te e nunca mais Te veremos?

Assim comporta-se o homem natural, como se Deus não existisse, fazendo dessa vida o que tem vontade, sem se preocupar com o abismo que irá enfrentar nas trevas da eternidade.

Há outros que por provação de Deus, passam por momentos cruciantes como aconteceu com Jesus quando subiu ao calvário para nos salvar.

Conta o diário de James Creetmam, que em suas viagens pelo estado do Balcans, a busca da rainha por nome Natalie, teve de enfrentar grande tribulação. Os Balcans são os principais depósitos de essência do mundo, onde as rosas são mais lindas e cheirosas.

Entretanto ele percebeu que essas rosas eram colhidas nas horas mais escuras da noite; exatamente as duas da madrugada. Parece superstição, mas é um segredo da natureza; isso porque durante o dia as rosas perdem 40% da sua essência.

Podemos tirar esse exemplo e aplica-lo a nossa vida, em que devemos ter o perfume de Cristo em qualquer momento, especialmente quando chega à escuridão da prova. Quem sabe a hora que Jesus virá? Ou mesmo qual o momento da nossa partida pela morte?

Daí o motivo principal para que cada um fique na dependência do Espírito Santo, esperando o memento certo que Deus nos levará.

João 3:19

A condenação é esta, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as travas que a luz, porque as suas obras eram más.

O Evangelista João a principio fez menção do Espírito da Luz, que é Jesus; o qual veio ao mundo para ajudar e os homens o rejeitou. Conquanto, aqueles que foram ingratos para com Ele, a condenação é a sua própria sentença.

Há tantas pessoas que vivem na escuridão das minas de carvão sem ver a luz do sol. Seus rostos são marcados por poeiras e lagrimas.

Porém a pior escuridão e dor não é o das minas escuras, e sim, está nas trevas do pecado e da separação de Deus, quando era para estarem ungidas com a alegria e a luz do céu.

As mais belas rendas do mundo são fabricadas em Bruxelas, nas fabricas que tem salas escuras na qual só há uma janelinha que os artesãos deixarem para entrar um pouco de luz do sol que transpassa a linha, confeccionado a partir dali, e vão traçando os desenhos e formas.

Imagine essas vidas que para dar a luxuria a outrem, passam todo o tempo nas sombrias salas, desgastando os seus olhos em troco de um pouco de fama.

Mas isso não é o pior. Difícil é viver a maioria do tempo na escuridão e ao morrer passar para um estado de trevas total.

III – Epílogo

Hebreus 12:18-19

18 - Porque chegastes ao monte palpável, e aceso em fogo, e a escuridão e as trevas, e a tempestade,

19 - E os sonidos da trombeta e a voz que se ouviam, pediam que não falasse mais.

Encontramos um evento acontecido no Monte Sinai, quando o profeta Moisés subia para falar com Deus. Prefigurando também os momentos que Jesus foi ao calvário para ser crucificado, dizendo: “Está consumado”.

Dessa forma percebemos a escuridão que a humanidade tem passado sem perceber que estão a caminho do caos. Mas é tempo de acordar para o Evangelho de Jesus Cristo e clamar pela graça de Deus e consequentemente receber um livramento.

“Brilhar sempre custa alguma coisa;

A luz só reluz aquilo que ela produz.

A vela não produz se não for acesa, ela tem que arder para brilhar;

A gloria do amanhã tem à sua raiz no sofrimento de hoje;

Muitos querem a gloria sem a cruz;

Brilho sem queimar;

Antes da coroação vem a crucificação”.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena