Soldados da Vanguarda

Soldados da Vanguarda

II Timóteo 2:3

Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.

I – Síntese

A vida do homem é a maior dádiva entre os demais seres vivos no universo. Mas, através do dom da sapiência Deus treina a cada um com adversidades que nos refina para entrarmos na sua presença. Talvez você questione que seria mais pratico o Senhor nos enviar diretamente as mansões celestiais sem passarmos o período probatório na terra. No entanto existem mistérios que somente na eternidade será revelado, e quando se trata da vida biológica do universo paira um grande silencio na mente humana, mas como citei no inicio: A vida por mais adversa que pareça, é um dom de Deus para com o homem.

Em varias passagens da Bíblia descobrimos versículos referentes aos homens que o mostram como soldados que combatem diante das fileiras do batalhão divino, e quem milita nesta causa deve andar em sinceridade para um dia alcançar a Gloria eternal.

Normalmente encontramos vários soldados na terra que combate sem saber qual a sua causa; muitas vezes alguém começa uma discórdia e convoca vários homens para morrerem por algo que não vale apenas. Contudo, na grande peleja contra o pecado e a inclinação da carne imposta pelo diabo, os que seguem a Deus jamais perdem, ainda que morram na vida terrena, conseqüentemente são transformados pelo poder sobrenatural de Jesus Cristo e passam a gozar de uma eternidade na presença de Deus.

O apostolo Paulo escrevendo para Timóteo faz uma narrativa de como o verdadeiro combatente deveria se comportar durante a sua existência para que não viesse perecer no campo de batalha. Embora a maiorias das pessoas não tenham conhecimento de que há uma batalha espiritual travada diuturnamente em que os anjos bons combatem os maus, ao nosso favor para que não venhamos a padecer. Em outra esfera temos que obedecer a Santa Doutrina da Bíblia que é a principal arma de combate contra o pecado que nos rodeia sem dar tréguas.

II Timóteo 2:4

Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Também encontramos na Epistola Paulinas aos Efésios, o escritor inspirado pelo Espírito Santo, fez uma comparação com a roupa de combate daquela época e a Bíblia, que o salvo deveria está vestido

Efésio 6:11-18

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.

14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Em poucas palavras encontramos o uma verdadeira estratégia para sermos vencedores em meio a uma batalha espiritual que enfrentamos durante a nossa existência. A Bíblia proporciona refugio para todo homem que trilha diante de Deus, existe até um hino evangélico que cita: “Ele não deixa o soldado ferido morrer”.

Você pode questionar: Um soldado do que milita a causa de Jesus Cristo, de pode ser ferido?

- Sim, toda vez que alguém foge do plano de Deus é peca, fica desprotegido e a tendência e receber feridas ocasionada pelos demônios. Se falar que o próprio Jesus padeceu na cruz do calvário para nos resgatar da condenação eterna.

Em outra esfera, a nossa vida tornou-se uma luta adversa em conseqüência do pecado original que trazemos de Adão e Eva, gerando todos os males expostos no mundo material. O Senhor nunca disse que a vida humana seria fácil, mas para aqueles que perseveram até o fim, a chegada nas mansões celestiais é certa.

Na cidade de Tessalonica, nos deparamos com alguns salvos que em determinada ocasião apresentavam uma natureza temperamental, e Paulo novamente faz menção que todos devem ter calma e deixar que o Espírito Santo nos domine para que o evangelho seja extensivo a outros que ainda haverão de batalhar ao nosso lado. Somos julgados pelos ímpios em todas as situações, e se não tivermos sobriedade em nossas ações ao invés de arregimentamos outro, nos tornamos como pedra de tropeço.

I Aos Tessalonicenses 5-8

Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

Epílogo

Assim, aprendemos que estamos diante um grande campo de batalha espiritual em que Jesus Cristo o nosso general vai à frente desbravando todos os obstáculos que não temos condições de passar. No entanto, Ele não dispensa a participação do homem, para que a nossa prova de amor fidelidade seja dada aos que se alistam para o grande combate.

O amor precisa de outra esfera para que seja completo; ninguém pode amar sonzinho porque não seria perfeito. No estágio espiritual também acontece assim; de modo que Deus dar prova a todo instante, restando somente o homem descobrir essa riqueza divina e tomar posse das bênçãos que Ele tem preparado desde o principio da fundação do mundo.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena