Shir Nash Sirim

Cantares de Salomão

(Shir Nash Sirim)

Escrito no ano 965 a.C, era lido na Páscoa.

• O livro de Provérbios - Lido no Pátio

• O livro de Eclesiastes - Lido no Santo

• O livro de Cantares - Lido no Santo dos Santos.

Dos 1.005 cânticos de Salomão, o que mais foi enfatizado como ápice dos livros de romances.

Alusão

O Rei Salomão foi visitar uma vinha no Monte Líbano, chegando, encontrou uma jovem Sulamita. Ela foge.

Disfarçando-se de pastor de ovelhas, procurar e a pede em casamento.

Principais personagens.

• Salomão

• Habitantes da terra de Sunem

• Filhas de Jerusalém

Itens de interpretação

• Alegoria

• Literal

• Tipológico

Divisões

01- Rosa de Sarom

Cantares 1:2 / 2:1 – diálogo entre Salomão e a Sulamita, feita na linguagem Oriental.

• João 3:16

• Apocalipse 22:1/b

Mostra uma bela forma que Deus se relaciona com o homem mostrando que o ama.

Recordando a nossa juventude, quando recebia - mos os bilhetes da nossa namorada e voltando a ler incansavelmente. O que elucidando os dias atuais, em que a mais bela forma de amor Divino estar prescrito na bíblia; e geralmente as pessoas infligem à regra de Deus, deixando de observar as recomendações de amor, para lerem as pornografias do inimigo das nossas almas.

Cantares 2:4- Estandarte

Levou-me a sala do banquete, o seu estandarte era o amor.

Observamos que o rei leva à pobre camponesa a sala dos seus tesouros; e entre brasões, armas, tesouro com ouro, a sua bandeira era o amor.

Vaticinando desta forma o que foi escrito pelo evangelista João.

João 3:14* E como Moisés levantou uma serpente no deserto, importa também que o filho do homem seja levantado.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito para todos o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Estandarte é uma bandeira, e esta foi o próprio Jesus fixo no calvário para nos salvar.

Cantares 3:1-5- O sonho

Cantares 3:6-11- O desposório

Duas belas formas mostrando um casamento biológico entre Salomão e a Sunamita; bem como estar totalmente implícito a espiritualidade do matrimônio de Jesus e a Igreja. Não de forma carnal, mais de uma maneira espiritual que o homem na sua naturalidade não pode entender.

• Apocalipse 19:7

• Apocalipse 21:9

• Apocalipse 22:17

A tão afamada bodas de cordeiro.

Cantares 4-1:15

Em toda Escritura Sagrada, nós encontramos as mais variadas formas de elogios de Jesus a que os que são fiéis a sua palavra.

• João 15

• Romanos 5:5/ 5:8

• Romanos 8:1b

Mostrando que ninguém tem mais amor que Jesus pela a sua igreja. Isso porque ele comprou com o seu sangue.

Cantares 5:10-16 Elogios ao noivo

Amado cândido e robicundo.

Elucida que há muitos fiéis que param para louvar ao Deus Soberano.

João 4:24

Deus é Espírito, importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e verdade.

Cantares 8:1-8-14 – Selo do seu coração.

Nós somos de Deus, mas é necessário que demos lugar para operação do Espírito Santo em nossas vidas.

II – Timóteo 2:19

Todavia o fundamento de Deus o qual estás selados para o dia de redenção.

No tempo em que Paulo escreveu esses versículos era comum entre os negociantes, marcarem pequenas árvores, animais, e os mais variados tipos de patrimônio com um selo de sua autoria.

Chegando o tempo de desfrutar daqueles bens materiais eles se dirigiam a área em que estavam, e os pegava.

Da mesma sorte funciona com a vida espiritual dos crentes, em que o Espírito Santo os sela.

Ao seu devido tempo Ele nos recolhe, se tivermos frutos.

Desta forma temos o maior evento festivo da terra após o arrebatamento da Igreja. Que é a festa das bodas do cordeiro.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena