Resplandecer

Resplandecer

Daniel 12:3

Os entendidos, pois, Resplandecerão, com o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão entre as estrelas sempre eternamente.

Alusão

No texto em estudo o Espírito Santo vaticinava a respeito da escatologia Bíblica, mostrando a destituição dos ímpios e a salvação resplandecente para os que são fieis a Deus. A palavra forte no versículo é – “Resplandecerão”.

No mundo material às vezes os brilhos são ofuscantes a ponto de querermos nos abrigar nas sobras para ficarmos protegido da claridade, isso porque os nossos olhos são limitados e incapazes de conter a força da luz. Mas haverá um dia em que receberemos um brilho vindo da parte de Deus que será ilimitado. A Bíblia cita que Ele é luz, e Nele não há sombra de variação.

Tiago 1:17

Porque toda boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes em que não há mudança nem sobra de variação.

I João 1:5

E esta é a mensagem que Dele ouvimos, e a vós anunciamos; que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

No Antigo Testamento o brilho de Deus era tão imenso que o profeta Moisés ao receber a Tábua das Leis e voltar para o meio do seu povo, todos perceberam que o seu rosto brilhava.

Êxodo 34:34-35

34 - Porém entrado Moisés perante o Senhor, para falar com Ele, tirava o véu até que saia; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.

35 – Assim, pois viram os filhos de Israel o rosto de Moisés; e tornou Moisés e pôs o véu sobe o seu rosto, até que entrava para falar com Ele.

No Livro de Salmos encontramos:

Salmo 67:1

Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça Resplandecer o seu rosto sobre nós.

O salmista que passava um momento de lutas clamava ao Senhor pela luz divina, a fim de ter um livramento naquela hora de dificuldade em que todo ser humano é propicio.

Um passarinho não canta enquanto a gaiola estiver completa de claridade; silva um pouco, mas nunca canta uma melodia completa. A gaiola tem que está completamente descoberta para que a luz irradie diante a ave. Dessa forma funciona também com os pecadores, que só cantam o hino da salvação se estiverem completamente iluminados por uma luz Espiritual que vem de Jesus Cristo.

A beleza das estrelas só pode ser vista quando a noite chega; o sol se deslumbra quando suprime a madrugada.

Sabendo que o mundo está em trevas espiritual, e só podemos receber celestial luz se estivermos ao lado de Jesus, que nos prepara aqui para levar a uma eternidade de paz.

No Livro do profeta Isaias, encontramos que:

Isaias 9:2

O Povo que anda em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte Resplandeceu a luz.

Versículo que profetiza a respeito do nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, mostrando que a humanidade estava em trevas até que o ministério da graça fosse consumado na cruz do calvário e posteriormente o ápice com a vitória gloriosa do Senhor Jesus sobre a morte.

Desde o livro da Gênesis 3:15 (o Protum Evangelium), que foi a promessa do messias para resgatar a todos os pecadores. Isso é: a promessa do Filho de Deus, nascido da mulher, para oferecer o sacrifício vicário por todos os seres humanos.

Gênesis 3:15

Disse Deus: E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar.

O Senhor Deus fazia menção entre o inimigo das nossas almas representado na serpente; e Jesus que ferindo na cabeça quando foi o diabo golpeou a Cristo no calcanhar na crucificação. Tendo também a sua cabeça ferida pela razão do nosso mestre ter o poder sobre a vida e a morte.

A Bíblia é riquíssima em temas que leva a Resplandecência dos crentes que andam segundo a vontade do Senhor.

No Evangelho de Mateus, Jesus cita:

Mateus 13:43

Então os justos Resplandecerão como o sol no Reino do meu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Ele estava mostrando que um dia os crentes obedientes estarão tal como é o sol, e brilhando eternamente diante do Pai Todo Poderoso.

O evangelista João, tomado pelo poder do Espírito Santo, mostrou a mais bela tipologia Bíblica, quando fez a citação da palavra luz por seis vezes no primeiro capitulo do evangelho escrito por ele. Mostrando também que o número do homem é o seis, tendo em vista ser criado no sexto dia.

João 1:4-5- 6-7-8

4 - Em Jesus estava à vida e a vida era a “LUZ” dos homens;

5 – E a “LUZ” Resplandece nas trevas, e as trevas não o a compreenderam

6 – Houve um homem enviado de Deus, cujo o nome era João.

7 – Este veio para testemunho, para que testificasse da “LUZ” para que todos cressem por ele.

8 – Não era ele a “LUZ”; mas para que testificasse da “LUZ”.

9 – Ali estava a “LUZ” verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo.

Epilogo

Resplandecer é o principal aspecto para os que andam no nosso mundo, mas no Reino de Deus será um dos atributos uma vez que o Senhor é Luz, e Nele não há sombra de variação.

Assim irei terminar o nosso pequeno estudo com dois versículos para a sua meditação.

II Aos Corintios 4:6

Portanto Deus, que disse que das trevas Resplandecesse a luz, é quem Resplandeceu em nossos corações em nossos corações, para iluminação do conhecimento da gloria de Deus, na face de Jesus Cristo.

Apocalipse 22:5

E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão para sempre.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena